Pergunte, critique... 2  

Correspondência até 27 de Outubro/00

Caro Luis Gaspar:
Tenho 22 aninhos e já ando nestas andanças surreais da Publicidade. Sou copy da McCann. Talvez se lembre de mim de um certo spot para a Sical num ambiente selvegem ("vai um cafézinho?", assim acabava a locução do Luis).
Como seu fiel visitante que sou, sei que sempre que pode ajuda a malta. Considerando que estou a executar a minha tese de licenciatura a fim de me tornar um doutorzinho, queria solicitar uma ajuda ao Luis.
A dita tese visa uma abordagem psicológica do criativo publicitário. Lidar com pressões de todos os tipos, internas, externas, etc.
Assim sendo, dados os conhecimentos que o Luis faz questão de manter e acarinhar, queria pedir lhe se
podia ajudar me de alguma forma. Conhecimentos, documentos, conselhos sábios, etc...
Muito agradecido, mesmo.
Frederico Pombares

Olá, Frederico!
Ao recordares o "vai um cafézinho" lembrei me de ti!
Para já, parabéns, por teres escolhido tal assunto para fecho da tua licenciatura. Um escolha muito interessante e desde já deixo o pedido de uma cópiazinha, senão a autorização para transcrever excertos desse trabalho. Tenho pena de te não poder ajudar muito. Diria mesmo, quase nada. Não tenho nada escrito, não sei de nada com relevância nessa matéria e apenas posso contar com a minha memória. Essa memória entre a "memória" de outros podes encontrá las mas "Histórias da Publicidade"no meu "site". Não será uma ajuda fundamental mas poderá dar te algumas pistas. Espero eu...
Um abraço e felicidades.
lg

Já fui á Truca, gosto sempre de por lá caminhar. É como andar no Chiado em 1960 cima abaixo sózinho e por goso, não comprar nada. É como passar á porta do Nicola ás quatro da tarde mas não passar do balcão com receio de incomodar quem está sentado. Hoje, tomei café na Truca, já tarde, lá estavam á volta das mesas uns tantos á conversa que não devem ser incomodados porque há conversas que não devem ser interrompidas. Ora então , boa noite.

Esperava ler as últimas do António Pilar como fechadura do primeiro Mano a Mano e embora já sabendo, estranhei as últimas linhas que me trazem mais perguntas e não tenho dúvida de que a uma pergunta deve se responder sempre. Estou certo que combinei com o António ser ele a fechar o caso, mas sendo assim a coisa continua em aberto, porque as perguntas estão editadas. Faz sentido responder. Espero compreendas. Tenho as respostas, a aguardar as tuas notícias.

O António termina perguntando me, se algum dia fui vitima de um picanço. Tenho uma história para a sua resposta. Acontece que um dia em 1987, recebi um portfólio vindo de alguem do Brasil e que chegou ás minhas mãos para uma possibilidade de eu empregar alguem. Quem o enviou não sabia por certo que seria eu a analizar o tal portfólio. A piada está no facto de esse portfólio conter na sua grande maioria trabalhos feitos por mim no Brasil. Esta história termina bem, o profissional que se intitulou como dono dos trabalhos, conseguiu um emprego, nunca criei um caso chato em torno do espantoso facto nem tão pouco me senti ofendido, até porque sabia tratar se de um ótimo profissional , que merecia um espaço para provar as suas capacidades e foi o que aconteceu mais tarde provando se que ele só necessitou de mentir por uma evidente necessidade, o que me envaideceu, já que a sua apresentação em Portugal foi elogiada por ter um portfólio excelente, suficiente para ter ocupado um lugar de Dir. de Arte e mais tarde Dir. Cr.
Assim meu querido Luis suponho que a resposta que tenho para o Mano a Mano tambem é uma história rara da publicidade.

Um abraço e até logo

Manuel Peres

Então até logo. E 'bora!


Isto te sido um fim de semana muito agitada, com muitas emoções,
celebrações, mudanças ou, pelo menos, tentativas de...
Em alguns casos, comprovadamente, mudanças. De idade,
de mentalidade, de sentimentos. E, por fim, choveu. Ainda chove.
Antes, quando comia tremoços & peanuts, escrevi estas letritas que,
via Truca, se puder ser, gostaria que chegassem frente aos olhos do Rui.
Aí vão!


TENTATIVA REAL

Uma azeitona na boca
no bolso dois rebuçados
tentava entrar em casa
com uma chave roubada

não consegui abrir a porta
a fechadura fora mudada

uma azeitona no bolso
na boca dois rebuçados

foi assim que eu cheguei
numa noite ultrapassada
bati bati ninguém estava
havia música a luz apagada
tentei entrar p'la janela
encontrava se fechada
trepei roseira acima
e caí duma assentada
é que os picos eram tantos
que a mão não aguentou
caí nesse chão molhado
e ainda lá estou
já não quero mais subir
à janela do teu quarto
tenho uma marca nas costas
e já nem sei quem eu sou

Uma azeitona na boca...

(Para o Rui Veloso, em tempo
de 20 anos de ar de rock. Bem hajas!)
28.outubro.2000
joaquim alves

Caro Luís:

Não me conhece, provavelmente como a maior parte das pessoa que lhe escrevem, contudo sou um visitante habitual do seu excelente site e já lhe pedi algumas dicas.
Hoje recorro a si, pois mais ninguem me é capaz de resolver. È que gostava muito de saber o titulo e o grupo que toca e canta a musica do anuncio do chocolate Nestlé, aqule que dá um miudo pequeno a espreitar o pai a comer chocolate á lareira e que acaba no sofá com o pai tambem a comer chocolate. A musica de fundo que dá é muito gira e gostav de saber como se chama. Os meus amigo riem se a pergunta como é que me fui lembrar de tal musica, o facto é que gosto bastante. Se nao souber só me resta recorrer á agência que terá colocado o anúncio. Lá devem saber.


Terás de recorrer à agência ou ao estúdio de som.

 

ÚLTIMA HORA

O PRESIDENTE DA "NAÇÃO" BENFIQUISTA
ASSUMIU HUMILDEMENTE A DERROTA


São três da manhâ. Ainda se contam os votos de mais quatro urnas, mas já se saúda a vitória da lista concorrente, com a letra B.
O repórter está mesmo estúpido facto. E com fome de vitórias. Puxando dos galões da memória, pode afirmar: coisa semelhante, só o Dr. Mário Soares, há cerca de 15 anos atrás, cometeu tamanha inversão de sondagens.
Porque, normalmente, é a lógica a ditar leis E, entre advogados...
Ora, nestas últimas horas, o cozido à portuguesa venceu o bife com batata frita.
Dito de outra forma, o bom senso do povo prevaleceu sobre a factura burocrática.
E o repórter (eu) que andava a queixar se dessa faltanos últimos 28 anos!

Pronto!
Temos presidente. Diferente do Vale. Vilarinho, se chama.
Até porque para valezinho já chegava!
(Desculpem, mas o jornalista também tem sentimentos populares.)

Valer a valer, e para terminar, aqui fica a lição:
não subestimem a inteligência da nação!
Não a benfiquista, claro. Mas a portuguesa. Que o João Azevedo o entenda, são os votos do repórter de serviço.
E, já agora, parabéns ao nosso colega Silva Gomes, grande estratego e profissional ao serviço desta magnânima causa.
(Está, desde já convidado e contratado para um antigo projecto a que o repórter teve acesso, com o nome de código: AUDÁCIA.)
Ah, e um abraço a Pitta e Cunha, tb. advogado, pela sua jovial serenidade.
*O repórter continua à espera dos números finais, para dar os parabéns ao novel presidente.
Enquanto não são anunciados, vamos espreitar outro canal.

Finalmente, os números :
Lista A 96.911 38%
Lista B 159.331 62%

Manuel Vilarinho
ganhou.
PARABÉNS, senhor!

MAIS UMA SEXTA SACRA
Vez mais, a Truca animou a minha semana de "trabalhinhos", como se de trapinhos se tratasse: lavá los e colocá los ao fumeiro!
Entretanto, as notícias de PPLucente e MMonteiro deram me uns ares de graça!
Grandes peças me saíram esses dois malvados. A propósito, a gralha no meu nome de terrível
e irónico comentador do mundo (JoaquimAlvas) talvez devesse ser mesmo Joaquim Malvas!!!
É a evolução dinâmica da nossa humana (des)continuidade.
Propósito não é promessa!
Mas vem de novo projectar a veia dos nossos contemporâneos que usam a Truca como meio de comunicar.
Aqui vai.
____________________________________________
"ESTOU FARTO!"
anuncia alguém.

Também eu! respondo.

E, até, porque do Porto vem tamanho desabafo, desabafo também.
Assim:
Há anos atrás, havia uma agência das nossas cujo nome era Cineponto. E fui convidado pelo JPC B para ir para o Porto.
Recusei. Questões de vida impediam me. As mesmas não me impedem agora.
Logo, o ESTOU FARTO! tem o meu acolhimento.
Desta feita, posso ir para o PORTO.
O meu telefone é fácil de digitar: 212 141 104.
O e mail anda aí pela Truca, em dispersão necessária:
allegro@clix.pt

BREVE RECOLHA DE INFORMAÇÃO
(Abril 2000)
Pediram me o currículo. Uma carta de recomendação.
Ou duas. Entreguei trinta nomes.
Ainda não me responderam.

MAIS UM AFORISMO
A coragem não é sermos heróis,
mas enfrentar as dúvidas de todos os dias.

Uma boa semana de trabalhos.
E Coisas Óptimas!
joaquim alves

Correspondência até 20 de Outubro

Luis:

Aqui vai uma graça, vinda do Brasil, do Pedro Lucente,
a quem já me referi a propósito de brasileiros, naquela
intromissão entre a Anabela Gomes e o Manel Peres
(que também o conhece).

O Pedro Lucente é já um visitante regular da Truca,
onde compensa as suas saudades lusitanas.

Enviei lhe a imagem do cartaz argentino àcerca do
jogo Brasil Argentina com o subject: Amor de Vizinho,
ao que ele respondeu com este comentário e uma "subtil"
alteração do subject.

Se achar publicável...

Segue também uma foto do PL que foi pai (novamente)
aos 51, um pai da geração Viagra.
Cumprimentos
Miguel Monteiro


Já tinha visto, não chegamos a declarar guerra, o problema maior é que levaram uma enrabada no futebol e isto acabou sendo uma revanche.
É o que sempre digo, assuntos maiores são discutidos e comparados com a filosofia praticada por 23 machos correndo atrás de uma fêmea e depois acabam querendo comer uns aos outros nos vestiários.

Pau na bunda deles!!!!

Um abraço

pplucent

E aqui vai par os amigos portugas do Pedro Lucente

Caríssimo Luís,
Como o desemprego não dá felicidade, tento escrever mais um boletim para provar a minha insanidade mental e ser internado no Miguel Bombarda, onde reservei há mais de 10 anos o quarto nº. 40.
Ainda não consegui vaga!!!!!!!

Não está justo.
Será que me admitem, só depois de morto e bem cremado?!

Assim, em PRelease I, made in JaquimAlvas
seguem aforismos de urgência sobre a dita actualidade

Se está cheio de curiosidade vá até aqui.

Correspondência até 7 de Outubro

 

amigos

espeço desculpa por utilizar o mail para fins comerciais, mas estou um
bocado apertado de massas este mês. vendo portátil muito jeitoso em bomtado, com extras. aceito ofertas

 

Em determinada noticia...o Paulo Trancoso aparece "troncoso"
Adorei a "boca da Semana"
A foto de eu a babar me , nem por isso ;o)))
abracinhos
pedrito

`Tás enganado Pedrito. O rapaz é mesmo Troncoso!

 Do Jaquim Alves

"A culpa foi do bispo.
Não. Foi do cavalo.
A torre é que estragou a estratégia.
Os limites do tabuleiro são já pequenos.
Avança o peão. Mas o touro não responde.
O melhor é fazer já cheque mate."

Estamos em plenos JO de Sydney.
Os nossos atletas jogam xadrez.
Falam do futebol nacional e ausente.
Lamentam que o Eusébio não tenha
participado nesta montra e finalizam:
mas em 66 foi o maior!
Não me lembro quem tal afirmou.
Provavelmente, o Domingos, já que
ouvi alguém ripostar: mas tu és do
clube do sofrimento...
Adiante que se faz tarde.
Esta introdução é, apens e só, para
dar as boas vindas a uns tais MMM
que estão a aquecer esta bela página
da Comunicação portuguesa.
Se não me engano, um é Manel e Peras.
O outro é Miguel e Monteiro. Do Marão?
Há um terceiro que seu nome não registei.
Na próxima não me escapa. Até porque
já cortou o bigode, tal como eu o fiz.
Então é assim: as conversas são como
as cerejas, pela evidência simples
que as cerejas são para comer,
antes que se estraguem.
Essa é a razão de haver iogurtes
com pedaços de cereja.
Mas, afinal, esta história tem outra
finalidade e muito concreta:
comemorar o magnífico terceiro
aniversário desta, agora denominada,
página WWW.TRUCA <http://www.TRUCA> .SEMPRE!
Então, era assim:
Estava eu sentado na minha mesa
de trabalho, quando o dono do
negócio disse: ligue para o Luís.
E eu liguei.
Tudo bem, disse o Luís.
Na Nacional Filmes, amanhã às x horas.
Já em pleno palco de gravação,
com o cliente muito institucional
e muito atrasado, Gaspar pergunta me:
Ele vai interferir? Respondo lhe:
Não. Ele nem conhece o texto!
Bora que se faz tarde.
Gravámos e o cliente disse ABS.
Não disse, mas digo o agora eu.
Há quantos séculos este episódio
aconteceu, não o sei. Parece que
o dono do palco também não.
O que não impede que a memória
destes velhinhos os históricos,
como eu lhes chamava quando
tinha um ano de idade neste circo,
de quando em vez volte à tona.
E à Truca, apesar de o 35 mm estar
fora das modas. Passageiras,
como tudo na vida.
A propósito, lembro me
de um realizador se lamentar da entrada
do vídeo na publicidade.
O mesmo aconteceu com um certo
locutor, quando um forte concorrente
entrou no mercado.
Curiosamente, ouvi os dois lados.
Ambos faziam a mesma queixa e ambos
têm o seu nome nesta página.
Bem sei que tudo se passou antes da
des regulamentação made in UE.
Talvez por isso tudo anda, ainda, à
procura da Mátria.
Ao contrário, os africanos têm sempre
frente aos olhos e mais importante
na alma, a Mãe África: pátria
da humanidade, segundo os entendidos.
Voltando às cerejas, fica aqui um conselho
de amigo da comunicação, desta vez a falar
de uma forma que usual não é neste "sítio".
Provem as sardinhas da época, que são as
melhores do ano, comprem o Borda d'Água
e preparem se para as castanhas assadas,
com São Martinho, prova do vinho e tudo.
Ah! E não se esqueçam de inquirir ao naipe
de respectivos clientes quem deseja cartões
personalizados de Natal.
Para bons comunicadores, chega!
Parabéns a todos os gozões, privilegiados
consultadores e/ou intervenientes nesta Truca.
Ela merece. O Luís muito e muito mais.
E com esta me despeço.
Não sei se até ao próximo século...
Vou comprar cigarros!
Abraço do JaquimAlvesManus
allegro@clix.pt

Sem comentários. Obrigado Jaquim.


Correspondência até 29 de Setembro

Hi Luís,
Ainda estou a 25 mins do D Line, portanto sinto me confortável.
Desculpas de cabeça no chão pela saudação do anterior e mail, totalmente
imerecida.
Aí vai uma resposta, que afinal não o é, para o Miguel Monteiro e outra para o
Manuel Peres numa vã tentativa de o trazer para o bom caminho.
António Pilar

Está quase. Questão de minutos.
António Pilar

E a promessa foi cumprida, Sabe se lá com que "dores".

Alguns, outros e mails não poderão ser publicados tendo em conta os bons costumes!

 

Luis,
Não sei se este tipo de matéria te interessa. Creio ter mos algum dia falado disto. Lembrei me que existe uma lacuna quanto à análise especializada, direi melhor, concreta, de peças publicitárias e muito em especial ao que diz respeito à pub impressa, sua técnica de concepção, sua estética e sua verbalização ou ainda quanto aos efeitos directos que nela incidem por parte dos profissionais que concebem esse tão específico trabalho. A lacuna existe porque quando interessa a determinado "meio" destinguir uma peça publicitária de outra, referencia se essa distinção citando se um qualquer prémio que conquistou e a coisa fica se po aí e até que deficitáriamente, nem sempre uma peça premiada vale o que parece. De facto existe uma enorme falta de critérios por um lado e por todos os outros, uma imprensa de escrita especializada que possa espandir a cultura de valores qualitativos, de uma crítica construtiva e de clarificação que separe o trigo da erva seca que só interessa (cá para nós) à imprensa cretina dita de meios especializados e eles não só sabem disto, como promovem outras matérias que contribuem prepositadamente para o esquecimento desta coisa tão importante a que podemos chamar "cultura profissional" . Para os meios que conhecemos, a cultura profissional é uma actualidade de valores de importação e exportação de casos comerciais. Vejamos um exemplo. Muitos se queixam que há falta de directores criativos. Um director criativo demora a formar se, localmente. Um director criativo que lê todos os dias o "Advertising Age" ou o "Archive" fica informado do que é bom no exterior, o que não é pecado, mas irá para os infernos se lhe esconder mos a realidade de onde ganha o pão. Esconder essa realidade por falta de meios é pobreza, ter os meios de informação que este país já tem e dar mos pela ausência de uma coluna especializada sobre análise profissional publicitária ou de design é assustador.
Aqui há uns meses, sugeri à revista "Briefing" que ampliasse o espaço destinado à apresentação de portfólios dado que o espaço de uma página concorria para deminuir a qualidade da mostra prejudicando os profissionais autores. Burrifaram se após uma promessa. Espero um dia ter ainda a possibilidade de editar uma revista com matérias nada convenientes ao meio editorial, mas que por certo seria algo paradigmático.
Por agora passou me pela tonta escrever sobre anúncios que são o melhor exemplo de qualidade profissional, como já fiz, em outras paragens, sempre com isenção mas aproveitando outras falhas, dando umas porradinhas verdadeiras.
Claro que gostaria de saber a tua opinião. Claro que me apetece perguntar te se no teu conceito de "Truca" cabe às vezes certas chatices, embora sérias.

Manuel Peres

E a resposta está aqui

Correspondência até 22 de Setembro

Caro Luis Gaspar,

Confesso que tive algum tempo a pensar se deveria responder à carta enviada
pelo Manuel Peres. Eu não gosto de entrar em conflito com alguém que eu não
conheça minimamente porque não gosto de ferir susceptibilidades. Posso ser
muito fria, responder com ironia ou até mesmo brincar, mas gosto de saber
quem é o destinatário. Eu não sou publicitária. Sou uma simples estudante de
Geografia que tenta fazer tudo a que se propõe com profissionalismo e que se
choca com a quantidade (cada vez maior) de coisas mal feitas que por aí
surgem. Sou uma consumidora dos media, como tantos milhares mas cansei me de
ficar calada ao que os meus olhos vêm, ao que os meus ouvidos escutam e ao
que na pele sinto.

Agradecia ao Luis Gaspar se podesse perguntar ao Senhor Manuel Peres se me
pode facultar o e mail pessoal dele. Eu gostava de lhe escrever.

Aqui envio um attach como comentário à carta que publicou como resposta ao
que eu havia escrito sobre o anúncio do Wap da Telecel.

Muito Obrigada.

Anabela Gomes

Tenho muito gosto em publicar a sua carta, Anabela. Assim como, publicamente, lhe agradeço o espírito "combativo" em defesa das suas opiniões. Só assim a página das "Polémicas" tem interesse. Agradecimento que estendo,naturalmente, ao Manuel Peres.

Caro Luís (os outros chamam eu também devo poder),

A tua página foi me apresentada por uma amiga publicitária e já ganhaste um "cliente" para melhorar essa ciber estatística que um dia nos vai obrigar a fazer um "Big Brother" nas nossas homepages para estarmos lá no topo.
Desde há muito tempo que gostava de experimentar a publicidade (copy), mas acho que agora já vou tarde, 30 anos na publicidade é pré reforma, e por isso mantenho me no jornalismo...enfim.
Pelo menos o contacto com o meio vai se fazendo com a tua "homepage" e um dia, "quando menos esperares" ajudo te nas fofocas.

PS Eu não consegui atingir aquela da Nike com a Carla Sacramento: "Fura primeiro mas fura sempre", se calhar não dava mesmo para estas coisas.

Um abraço
Miguel da Costa Ribeiro

Juro, Miguel, que não é para me "armar ao cucos" mas "copies" com mais de trinta anos são às toneladas. Com menos...também! Obrigado pelas palavras. E de parabéns estou eu por ter arranjado mais um "cliente".

Olá Luís,

Claro que podes transcrever o mail, é um prazer ver me na página.

Sobre o começar deves compreender que começar aos 30 anos uma carreira de copy, e acho que júnior, era complicado pois em part time não é possível evoluir, entrar na publicidade é preciso a "velha" cunha, e perder uma carreira, ainda que discreta no jornalismo (financeiramente e não só) torna se missão quase impossível.
Mas que gostava, gostava. Acho mesmo que nesta fase era aquilo que mais me apetecia fazer, quanto ao jeito, sinceramente, acho que teria algum.

Na próxima vou escolher uma cusquice publicitária para ti, tenho é que a escolher. Defeito de profissão, as fontes everywere.

Um abraço.
Miguel da Costa Ribeiro

 

Luis

it's murray. Please feel free to include my name on your list. It was a
pleasure working with you the other day.
all the best

murray

De facto o nome do Murray (que locuta e bem em inglês) já lá está.

 

A Inês enviou me um e mail com este texto: "Voto no Manuel Peres". Intrigado perguntei lhe porque votava. Eis a reposta:

Ah! O Voto no Manuel Peres...
Era só porque fui bisbilhotar as "Polémicas" e gostei de ler a "Primeira carta para a Senhora Anabela Gomes", que acho que ela mereceu, e então achei piada votar nele... Só para alimentar as Polémicas...
(É que sabes, eu dantes achava que essa página das polémicas era só para "entendidos" e eu, como "iniciada" não iria perceber quase nada e então saltava essa página, mas agora, vou ser leitora assídua...)
Inês

 Correspondência até 15 de Setembro

Eu não juraria com a minha mão sobre a Bíblia, mas parece me ter lido em algum lugar que o Gabriel Garcia Marquez nega e arrenega a autoria daquele texto (a tal despedida). E se não for resultado de leituras menos atentas, tenho a impressão de que o homem considera o mesmo muito ruim. Mas tudo no condicional... parece me ter lido...

Um abraço
Zé António Baço


Apesar das dúvidas sobre o autor, o texto continua uma belza, não é?

Caro Luís,
Se eu tivesse algumas dúvidas sobre a enorme visibilidade da tua página, te las ia perdido esta semana. Com efeito, após a pequena menção que fizeste da minha página, a propósito de "velhotes" (as aspas aqui funcionam como uma habilidade saloia para escapar à classificação etária), que se interessam pelo fabuloso mundo da Internet, num espaço apenas de 5 dias, o número dos meus visitantes, que se processava a conta gotas, passou de 361 para 409. É obra! A tua página funciona, pois, como verdadeiro "opinion maker". Só receio que o interesse restrito da minha tenha desiludido os meus amáveis visitantes." I'm so sorry!".....mas como diria o famoso tio do Edson Atayde "quem dá o que tem, a mais não é obrigado"

Um abraço
do António Gouveia

Eh, pá! A tua página merece uma visita e...demorada!

Oi Luis.

Outra dia aconteceu uma coisa interessante aqui na agência; de repente, depois da visualização do último spot da praia da Carlsberg, alguém levantou a questão:

Será que os personagens Carls & Berg são bichas? Foi feito um inquérito e os resultados foram os seguintes:

1% dos inquiridos respondeu SIM à questão.
99% responderam PROVAVELMENTE...

Pensei que gostarias de saber.

Abraços.
Joaquim

Claro que gostei! E o resto da malta, também. Se os visados (incluido a Agência) não acham graça é porque não têm sentido de humor. Coisa em que não acredito!!!

nota:
já agora como director de arte que sou,
e com todo o respeito,
não posso deixar de comentar a imagem geral do site,
para quem está dentro desta área podia ter um site mais bonitinho
ou melhor , mais moderno, por assim dizer!
Um abraço
Ricardo Alves

Obrigado Ricardo.
O teu trabalho vai iniciar um novo espaço da minha página ("Mostre nos o seu fantasma!") que espero tenha êxito. Agradeço te que divulgues este cantinho aos teus colegas.
Quanto à pobreza gráfica do meu site, tens toda a razão. Já houve tempo em que me envergonhava de tanta pobreza. Até que começaram a chegar ofertas de colaboração para melhorar o aspecto gráfico e aí, curiosamente e de acordo com opiniões várias, resolvi manter me "pobre". Assim, sempre vou fazendo a diferença. Enfim,(nunca digas não) um dia pode ser que eu me "atire" ao "GoLive" e faça uma coisa bonitinha.
Há muito quem diga que a minha página "bem feita" deixava de ser o que é e que assim está bem.
Estará?

 

Caro Luís,
Vez mais, venho acusar a recepção de lindas notícias, made in actualização na tarde/noite de São João.
Curiosamente, ao contrário dos vulgares pop publicitários, a rima tem as suas razões. No comments...
Então é assim:
A cal, o calo, a competência, a calma, a ALMA, estão mesmo reservados (as) aos velhinhos!
E eu, que apenas tenho 18 anos de idade, só posso aspirar a ter um metro quadrado numa das empresas do Bill Gates, antes que a falência chegue.
Melhor vão as acções do SCP, apesar do figo maduro não ser desta época. Mesmo assim, há um Luís que (quase) todas as semanas vai fazendo uns estragos nas grandes áreas de uma estúpida actividade, chamada PUBLICIDADE.
Quantas agências ainda não assumiram que é COMUNICAÇÃO?!!!
Depois, dizem que PORTUGAL está atrasado em relação ao resto da Europa.
Velhos do Restelo conheço os bem. Apesar de apenas ter 18 anos.

Muitos anos luz para ti
mai los que te pesquisam.

O indefectível
joaquim alves

Sempre amável, Joaquim!

 

Caro Luís Gaspar

Escrevo lhe porque li atentamente as "fofocas" do seu site, mas também na sequência de um artigo publicado no semanário "O Independente" de 31 Março, mais concretamente na "Revista 3", intitulado "A Falar é que Eles se Entendem", sobre o "pequeno mundo" dos locutores de publicidade. Que me deixou a pensar...
Tenho 26 anos, desempenho profissionalmente as actividades de Técnico de Análises Clínicas e Professor, e no meu "currículo" consta uma inesquecível experiência de locução em Rádio (experiência essa que durou 8 anos), e uma outra na área do Teatro (durante 4 anos), assente tanto uma como outra não só no gosto (e também jeito, creio) por estas actividades, mas igualmente por possuir, segundo dizem, uma boa dicção e uma boa voz.
Por motivos profissionais vi me forçado a suspender ambas as actividades, mas permaneço contagiado pelo "bichinho" da rádio, actividade que retomarei logo que possível. Confesso contudo (e por isso lhe escrevo) que gostaria de passar pela experiência de locução em publicidade, a um nível profissional (uma vez que por várias vezes o fiz ao nível amador).
Neste sentido, peço lhe que me dê a indicação de qual a melhor forma de começar, que é como quem diz, de me apresentar e de me dar a conheçer a quem produz os anuncios. Afinal, tem de se começar por qualquer lado, não é?
Um abraço

Pedro Esteves

Contacto: p esteves@netc.pt ou pedroesteves@teleweb.pt

 

Meu caro Pedro,
A questão que me colocas é de difícil resposta.
Nesta página, algures, encontras textos de locutores conhecidos sobre esta profissão tão elitista.
Já lhe estou a chamar "elitista", estás a ver?
Pelo teu
curiculum constata se que tens bases para "entrar" na roda.
E que posso eu dizer? Grava meia dúzia de textos de anúncios (copiados da rádio) e envia as respectivas cassetes (com boa qualidade!) para os estúdios de som e agências de publicidade. Não tenhas receio de imitar as inflexões das vozes mais conhecidas! Nesta área, imitar os melhores, é meio caminho andado.
Conheces alguém no "meio", isto é, que esteja ligado à publicidade? Podes pedir lhe ajuda?
E que mais te posso dizer?
Para chegar "lá" é necessário percorrer um longo caminho. A viatura é que pode ser mais ou menos rápida, isto é, ter mais ou menos aptidão e conhecer ou não a pessoa certa.
Felicidades


Ex.mo Luís:

"Resumindo, ler um anúncio é certamente criar, mas é sobretudo comprender a ideia dos Criativos e procurar dar lhe forma." Luís Gaspar
Depois de lhe ter escrito e de me ter amavelmente respondido, há uns meses atrás, já fui a um estudio de som cá no Porto e até gravei um "spot" com a minha voz que trouxe para casa. É claro que o dito "spot" está perfeitamente horrivel pois eu próprio, sem experiencia, noto imendiatamente que "aquilo" não vendia nada. Pergunto eu: Como é que posso ir melhorando
a colocação, timbre, dicção etc. ? Com que tipo de treino? Tenho experiência vocal, pois já cantei em coros (afinados por sinal) mas encontro sempre dificuldade em analisar aquilo que gravo no meu computador através do "sound recorder" do Windows a maneira mais práctica nunca sei por onde pegar... Alguma dica em especial ou só treino?
Mais uma vez parabéns pelo seu "site" um dos poucos que verdadeiramente me entusiasma ver e não me cansa.
Obrigado

Francisco Freitas Carvalho

Não há por aí um colega que queira responder ao Francisco?

Olá Luis

É sempre um prazer, poder chegar junto de uma lenda, mesmo que ainda esteja viva( e ainda bem que está!). Gostei de visitar a sua página, no entanto, continuo a não perceber como foram eleitos esses spot's premiados da página. Seja como for, só a sua voz lhe dá vida.
Eu sou um locutor de publicidade, de um grupo de estações de rádio do Interior Norte de Portugal. A nossa rádio, já detem alguns prémios jornalisticos nacionais, com trabalhos feitos na região. Apesar de ser um individuo sem curso específico, a minha àrea é a publicidade e por este motivo, não poderia deixar de lhe pedir que fizesse uma forcinha, ou como dizemos aqui na terra, "meta lá uma cunha", para que os nossos trabalhos publicitários, também possam ser premiados ( os trabalhos publicitários das rádios locais). Aproveito para lhe deixar um convite para visitar a cidade de Bragança. Para além de ter um ar saudavél, há muitas coisas interessantes para descobrir no silêncio dos nossos montes.Um grande abraço de um "amigo" considerável, mesmo sem nos conhecermos. Estarei sempre à sua disposição para um contacto.

Fernando Salvador
rba@mail.telepac.pt
www.rba.pt

Meu caro Fernando,

Passando por cima dessa coisa da "lenda" ( só se for no sentido de "tão velho que passou a lenda") fui até ao "O spot do mês" e descobri a razão da tua dúvida. De facto quem não souber o que é o "Hit Parade" fica sem perceber patavina do que se trata e pode pensar que sou eu que decido sobre os prémios. Livra! Longe vá o agouro!
Então é assim: o "link" tem o propósito de inserir "spots" lidos por mim e, brincando, digo que sou eu, por delegação de um juri de celebridades que "escolho" os "spots". No fundo trata se de um "sítio" de auto promoção (também é preciso!) em que transcrevo os melhores "spots" dos que gravo. Neste momento, como lá se diz, não consta nenhum!... Dificuldades técnicas!...Mas vai voltar!

Quanto ao "Hit Parade", textos anteriores , explicavam tudo. Só que já lá não estão!
Passo, então, a explicar: o "Hit Parade" é um concurso de "spots" de rádio organizado pela Intervoz (empresa que detem o exclusivo da publicidade nos vários canais da Renascênça) premiando os 4 melhores "spots" de todos os que foram transmitidos nas suas antenas durante o ano. Um complexo sistema de juris (que incluem muita gente da publicidade) selecciona de todos os "spots" transmitidos, dez dos quais sairão os 4 vencedores. Esta última fase, durante uma festa que a Intervoz organiza, que de ano para ano se tem tornado num "momento alto" no mundo da publicidade. São premiadas as empresas anunciantes, as agências de publicidade, os criativos que escreveram os textos, os locutores que os leram e os estúdios que os produziram. Um montão de premiados!
(E aqui vai mais um pedaçinho de auto promoção: nos "Hit Parade" dos últimos anos tenho , tal como o Carlos Duarte, "sacado" um, e às vezes dois dos três primeiros prémios)
Creio que é o único concurso que se realiza neste momento. A "Rádio Comercial" também, há uns anos, fazia um concurso entre os "spots" transmitidos pela estação,mas deixou se disso. À partida os teus "spots" parece que não poderão entrar no concurso...a não ser que também tenham sido transmitidos pela Renascênça! No entanto não deixes de fazer um telefonema para o sr. Sequeiros da Intervoz (01 3856001) e coloca lhe a tua pretenção de participar no "Hit Parade". O facto de te responder aqui, na página, é a forma que encontro para "meter a cunha". Pode ser que alguém da Intervoz me leia e possa começar a "fazer alguma coisa" pelas rádios que não andam "na boca do mundo"...lisboeta!
Quanto ao resto, pois claro! Um dia passarei por Bragança e não deixarei de te ir visitar.

Um abraço.

P.S. Primeiro: Se me enviares, em DAT, um "spot" teu que aches dever merecer divulgação, terei muito gosto em pô lo, durante umas semanas, n'"O spot do mês"
Segundo: Porque não organizas aí um concurso entre os "spots" transmitidos pela tua estação ou por um grupo de estações da região? Copiar o que é bom (o "Hit Parade") fica sempre bem!

 

Caro Luis Gaspar,

Parabens pela elaboração de uma página descomplexada, informativa e sobretudo, rápida a carregar (o que não é muito vulgar hoje em dia). : )
Gostaria que me informasse se existe alguma associação ou organização nacional de locutores e, se possível, me facultasse o contacto.
Muito obrigado.
Helder Sanches

Meu caro Helder,

A pergunta que fazes...tem muita piada. Ou não tem piada nenhuma! Depende do ponto de vista, que é como quem diz, dos interesses de cada um! Mas eu passo a explicar.
É antiga a ideia de criar uma organização que represente os locutores de publicidade. Os outros de há muito que estão (ou estavam) representados pelo Sindicato dos Serviços Rádioeléctricos, ou coisa parecida e mais tarde, também, creio, pelo Sindicato dos Actores.
Mas locutores que trabalhavam em publicidade há muito que se acham com direito a uma organização própria. Um dos primeiros a tentar tal entidade foi o Artur Alves, uma das "vozes publicitárias" mais populares nos anos setenta. Eu próprio, quando a minha actividade principal era a realização de filmes, , "atirei o barro à parede" através de uma empresa que possuía e que se chamava "Estúdio E". Chegaram se a promover encontros e até jantares entre o pessoal para definir caminhos mas nada avançava. Não passávamos do primeiro ponto : quem podia ser considerado um "locutor de publicidade"? A partir de certa altura o "lobby" dos "resém chegados" de África teve grande influência na não concretização de uma organização de locutores. Tempos difíceis!
Agora a minha opinião: não creio ser fácil criar uma organização que agrupe os locutores de publicidade. Porquê?
Em primeiro lugar porque os profissionais são muito poucos. Locutores que façam desta actividade o seu trabalho principal não são mais do que cinco ou seis. Depois há outro grupo, mais numeroso, que grava bastante e que não deve ultrapassar os quinze, vinte. Depois o grande grupo de locutores das estações de rádio que se acham (com todo o direito, aliás!) locutores de publiciade.
Em segundo lugar porque os interesses relacionados com a remuneração, "marketing" e até conhecimentos/experiência é muito díspar! Que poderá haver de comum entre um locutor que tem um "cachet" de 50 contos para um "spot" de rádio e outro que até estaria disposto a pagar para "entrar no circuito"?
Daí não ser fácil criar uma organização. O que não quer dizer que não haja, informalmente, um grupo de profissionais que "deliberam" à mesa do café ou diante de um copo sobre alguns aspectos da profissão, como os "cachets", por exemplo. É esse grupo que promove o envio anual de uma circular para as agências de publicidade a fixar os "cachets" para as diferents peças de publicidade: filmes, "spots", videos, diaporamas, repetições, maquetas, etc. Tabelas que são aceites pela esmagadora maioria dos clientes. Tem a desvantagem de ser uma circular "anónima". Melhor seria, claro, que tivesse pai e mãe. Mas vai funcionando!

Respondi à tua pergunta, Helder? Eu diria que cada um dos locutores de "topo" é uma organização. Vai contactando com um de cada vez. Depois tiras a bissectiz!
Dá notícias!

Subject: Voz
Date: Thu, 21 Jan 1999 21:51:56 0000
From: "Maria da Graça Carvalho" <mgcarvalho@mail.telepac.pt>
To: <luisgaspar@mail.telepac.pt>

Ex.mo Senhor:
Antes de mais, muito obrigado pela sua excelente página. Bom humor, divertida e sobretudo muito esclarecedora. Passo a explicar:
Á alguns dias atrás lembrei me que talvez pudesse dar algum uso diferente á minha voz sem ser aquilo que todas as vozes fazem todos os dias falar., ou seja talvez alguem me quisesse por exemplo para ser locutor, repare que não lhe quero arranjar concorrência pois alem de pensar nisto estudo e pretendo seguir uma outra carreira, mas não impede que em "part time", nem que seja só para experimentar a ver se realmente a minha voz ( e algum jeito, pois pelo que li na sua página voz só não chega) servirá para alguma coisa.
Neste momento deverá estar a pensar: Este tipo é um bocado armante "a minha voz"! Com efeito talvez seja um bocado pretencioso, mas não seria a primeira vez que entro numa papelaria ( a ultima que me lembro) e mal eu peço para tirar fotocópias comentam logo que eu deveria ir para a rádio ( a rádio não me diz grande coisa) ou por vezes amigos meus mandarem me calar
pois a barulheira é imensa, não só pelo volume mas especialmente pelo timbre... ( nesta fase agradeço lhe ter lido a carta até aqui; já falta pouco)
O que venho perguntar é apenas se não existirão empresas do ramo, estudios, agencias publicitárias, ou mesmo particulares, como o Luís, em que necessitem de VOZES novas?
Será que me poderá dar alguma pista?
Ficando a aguardar alguma resposta, agradeço antecipadamente.

F. Carvalho email: mgcarvalho@mail.telepac.pt

Meu caro amigo, que possso eu dizer te? Repetir aquilo que poderás ler na página "O que é um locutor de publicidade"
Ou contar te uma história.
Um dia descobri (vão lá alguns anos) que havia um funcinário da "Nacional Filmes" (estúdio onde se gravavam 90% dos filmes de publicidade) que tinha uma voz extraordinária. Um vozeirão. Grave, aveludada, boa dicção, enfim, a voz!
Pois lá experimentámos o rapaz. Um desastre! Não sabia ler!
É que, meu caro, não basta ter uma boa voz. É preciso saber um bocado desta coisa que se chama "publicidade". É preciso ter conhecimentos de teatro no que ele tem de "arte de dizer". É preciso falar bem português. E escrevê lo razoavelmente! Atenção, ao teu português. O conselho que mais me apetece dar te é: não encares a profissão de locutor de publicidade como uma "coisa" que é jira para passar o tempo e ganhar umas "massas". Assim não vais lá. Estuda, estuda comunicação, treina, faz parte de grupos de teatro (pode ser amandor) e depois grava uma cassete com textos lidos por ti e vai até aos estúdios mostrar as tuas habilidades.

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