|
De 1972
O Banco de Angola, em 1964 anunciava assim:
Dez anos depois, e no que respeita a Bancos, as coisas não haviam melhorado grande coisa:
Mais uma fotografia para a história. Neste local onde a postura formal do personagem enquadrado por livros e maquinetas que já pronunciam o futuro nasceu a...Índigo! Vê se claramente no jovem da imagem os sinais de grandes empreendimentos futuros no mundo da música em Portugal. Repare se no olhar fixado no horizonte da modernização, note se a postura das mãos bem dirigidas aos bolsos (plural, portanto, mais do que um!), verifique se o desenho modernista da camisola, a faripinha caída para a testa, o prato alentejano ao fundo, a profusão de fios a ligar os aparelhos, tudo sinais de que algo de novo estava para surgir e espantar o povo: um estúdio que dá pelo nome misterioso de "Índigo" e de onde sai muito do bom (só?) que se faz em música para publicidade.
Obrigado "Visão" que nos lembraste a "Serra de Albaracim" do Manuel Faria.
Um modelo de 1870. Tenho dúvidas que alguma vez tenha feito anúncios de publicidade!
Em 1971, Santo António dos Cavaleiros ficava "no meio do campo". Aconteceu lhe o mesmo que a tantas outras urbanizações. Afogou se em casas. Aqui temos um anúncio com a técnica (objectivas especiais) ao serviço da publicidade.
A propósito de Gibbs recordo uma história muito interessante que me foi contada por um colega (na altura) vendedor da Lever. Uma historia que prova que este produto não era destinado, apenas, aos "homens de barba dura". Este vendedor, admirado com o elevado consumo de Gibbs (na sua forma de "stick") numa aldeia perdida do interior, perguntou ao único comerciante da povoação o porquê de um consumo tão elevado. E aí veio a explicação em forma de confidência: "as mulheres descobriram que se introduzirem uma rodela de Gibbs naquele sítio, não engravidam."
Outra curiosidade: o modelo deste anúncio, "no ar" durante anos é, nem mais nem menos, do que o Orlando Costa (já falecido), na altura "account executive" deste produto.
E com 88 anso!!!
"Faz nascer e crescer os cabelos. Cura a caspa, a canice, a calvice e todas as doenças do curo cabeludo em todas as edades e em todos os casos."
Não encontrei os significados de "canice" e de "curo". Será gralha?
Não é publicidade? Pois não, mas é uma interessante fotografia do Antonio Damião que "cabe" muito bem numa página de antiguidades. Pode vê la, ao natural na estação da CP de Viana do Castelo.
Mas como a publicidade é a nossa vidinha, vamos lá a um anúncio de 1972 para a Tranquilidade. Mais uma vez um pedido de ajuda: alguém sabe qual e a agência? Será que alguém sabe o que é feito da Susana?
Em 1914 "A Parisiense"
era assim:
Em tempo de férias natalícias e outras apenas a fotografia (1914) da bela actriz inglesa que já ninguém recorda. Ou estarei enganado?
Começamos as nossa "antiguidades" de hoje com os consumos de electricidade na Europa em...1970. Kwh por pessoa e por ano. Atrás de Portugal só a Turquia.
Depois, eis um exemplo de como uma agência de Publicidade, a "CM" se anunciava nos idos de 70:
Na semana passada publiquei este anúncio da Michelin de 1912, manifestando o meu desconhecimento sobre a existência do "Museu Bibendum" e pedindo auxílio para desvendar o mistério. Tive duas respostas (vivó luxo!): O Carlos Duarte elucidou me que o "Bibendum" é o nome do famoso boneco da Michelin. A segunda ajuda muito mais completa veio da Tica (Cristina Prayce Publicis) que pelo seu rigor aqui vai inteirinha:
Eu não sei se esta informação é relevante, mas isto é o que eu sei:
o Bibendum é o simbolo mascote da Michelin e existe em Londres um Museu
Bibendum que se situa no Michelin Building perto de Kings Road
e Sloane
Square, e onde também funciona um simpático Oyster& Champagne Bar, ao lado da
Excelentíssima Conran Shop.
Penso que também existe um Museu Bibendum em Paris, sendo a figurinha
gordinha da Michelin (o Bibendum) um icon muito querido dos franceses.
beijos tica
Digam lá se não sou um tipo de sorte!
O Poder da Fiat em todo o seu esplendor:
E agora!...sem tradução, notícia sobre o primeiro "site" americano! Só passaram 10 anos mas parece uma eternidade!
12 décembre 1991 :
naissance du premier site
Web américain
Il y a dix ans tout juste, se produisit un événement qui devait à tout jamais changer la face de l'Internet et de la communication humaine. Dans les locaux du SLAC, l'accélérateur de particules de l'université de Stanford en Californie, le professeur Paul Kunz dévoilait à quelques deux cents chercheurs ébaubis le contenu grisailleux d'un écran d'ordinateur. Qu'avait il donc de si extraordinaire ? Rien de moins que le premier site web américain, une page blanche ornée de quelques lignes de textes clairsemées et surtout d'un lien hypertexte permettant d'accéder à une immense base de données scientifiques. Pour la postérité, on retiendra qu'avec cette interface, ce site fit la preuve de l'immense potentiel du Web et constitua sa première application vraiment concrète.
O "site" da SLAC, hoje:
http://www.slac.stanford.edu/
E para terminar um mesmo antigo de 1907. Uma coisa simples: "Viagens baratíssimas à Terra Santa"
Termino as conclusões do inquérito feito em Abril de 1969 com a utilização de televisores:
Curiosamente. com estes resultados apurados, no ano seguinte, em 1970, o investimento em televisão ultrapassava, pela primeira vez, a imprensa. Para sempre! Será?
Garantiram me, e quem sou eu para duvidar, que esta fotografia representa os cavalheiros que, em 1914, tinham escritórios que "tratavam" de assuntos ligados à propaganda. Garantiram me e eu acredito até porque não é nada difícel descobrir rostos que lembram pessoas importantes (hoje) no nosso meio (publicitário, claro!) Bisnetos, é evidente. Nalguns casos, trinetos.
Ora digam lá se, começando pela esquerda, não se "apercebe" um Bidarra, seguido de um Calado, e de um Campos, ligeiramente menos gordito que o actual mas mais volumoso. Em quarto lugar um Cabaço, depois um Ferreira, um Alvarez a seguir (este foi para o Brasil cinco anos depois desta fotografia o que também aconteceu ao que se segue olhando para lugar impreciso e que se chamava Athaíde. Do lado direito e começando pelo fundo temos um tal Silva Gomes, na altura sócio do grandalhão seguinte que se chamava Williamson sendo os últimos três da direita personagens cujas fácies não encontro nos famosos de hoje. Se alguém os "topar", diga.
Neste mesmo ano saía este belíssimo anúncio Michelin. Chamo a vossa especial atenção para o "copy". Simplesmente fabuloso!
Não percebo muito bem (não percebo mesmo nada) o que vem a ser este Museu Bibendum. Se você sabe...partilhe com a malta!
Em 1987 (que diabo, também só lá vão 14 anos!) estes dois senhores acompanhavam as filmagens de um filme para a UMM. Trata se do José Sacramento e do Luís Pinto. A senhora que "ajeita" o "astronauta" é a Adelaide Gardete, produtora da Metragem, viúva, hoje, do saudoso Paulo Gardete.
Hoje, os mesmos cavalheiros, mais maduros, têm este excelente sorriso e o rabo mais pelado (que não a cabeça, como se pode comparar) o que lhes permite continuar neste mundo da publicidade. Recomendam se.
Ah, já agora que estou com a mão na massa: foram responsáveis, entre outras, pelas contas da Philips, Páginas Amarelas, Caves Aliança, Covina, Atlas Copco, Renault (lançamento do Renault 5), Bosh, Electrolux, Beiersdorf, Banco Pinto & Sotto Mayor, Knorr, Marconi, F. Lima, Triumph. Compal, Woolmark, Unicer, Frisumo, GM (parte), etc., etc., etc.
E continuam "vivos", sublinho eu!!!
Continuamos com o inquérito feito em Abril de 1969 à utilização de electrodomésticos. Hoje os números referentes a máquinas de lavar loiça/louça
A Mercedes em 1971 anunciava assim os seus modelos:
Uma campanha muito popular: o "Homem da Regisconta". Veja o como elemento importante neste anúncio do início dos anos 70:
Antiguidades!
Como prometido aqui vão mais umas estatísticas sobre possuidores de máquinas de lavar loiça, estudo efectuado em Abril de 1969.
Curiosamente, no mesmo ano, publicava se este "cartoon". obviamente "politicamente incorrecto"! Tenho muita pena mas não sei quem é o autor. Se alguém quer dar uma mãozinha no "subject"!...
E aqui vão dois anúncios dos finais de 60. Um "Skol" um trabalho da "Hora" e um anúncio da célebre campanha dos ovos da "Sonarte". O texto deste anúncio, excelente, é de autoria do Raul Calado, um dos mais famosos criativos que "acabou" director da Cinevoz (actual "Milénio"). Um dia destes, fica prometido, vou entrevistar o Raul Calado, que, desculpem me a inconfidência, só não foi candidato a Presidente da República porque...
Em Março/Abril de 1969 fez se um estudo sobre a utilização de electrodomésticos junto de uma amostra representativa de 7.000 famílias.
Veja o que se passava com os frigoríficos:
A maioria das famílias não tinha frigorífico. Bonito!
E que famílias?
Lisboa à frente e as famílias com mais frigoríficos tinham um rendimento superior a...14.000$!
13,3% das famílias da classe A (elevada)...tinham frigorífico.
Para a semana veremos o que se passava com outros electrodomésticos.
Mais uma agência a anunciar os seus serviços (completos) pelos idos de 1970:
E para terminar em beleza uma preciosidade de 1906 que vendia beleza. Chamava se "Academia Scientífica de Beleza" e tinha como directora a Madame Campos!!!
Esta senhora, fotografada em 1906, poderia
ser uma das clientes da Madame Campos.
Não o era, de certeza a senhora que se segue, uma vez que a foto é de 1870!!! Ainda era o tempo das gordinhas.
Então, com a licença de VossasExcelências, vou apresentar algumas velharias, todas do Ano da Graça de 1971. Portanto o senhor, a senhora, o menino e a menina ainda não tinham nascido,
Em primeiro lugar um anúncio de uma agência a si própria, no caso, a Espiral.
De pé, da esquerda para a direita: José Sacramento (copy), Cipriano Dourado (um dos maiores gravadores portugueses, já falecido. Uma rua de Lisboa tem o seu nome) Luís Pinto (account). Fernando Gomes (account), Marcenal de Andrade (Director do departamento de media) e Fausto Boavida (já falecido).
Sentados: José Carlos Ary dos Santos, António Borges (Director, já falecido), António Melo (administrativo) e a Regina (secretária).
A fotografia foi feita por Nuno Calvet.
Entretanto, por esta altura já se vendiam computadores, pois então! E a Regisconta era a campeã das vendas:
E para que fique realmente espantado, na altura em que já se vendiam computadores e em que uma agência (entre outras) piscava o olho ao estrangeiro, investia se em publicidade (num ano 1970) conforme segue:
E, nada de confusões: quando se diz que o total de investimento em televisão e de 220.151,4 quer dizer 220.151.000$00 durante todo o ano de 1970. Portanto a unidade são milhares de escudos e o valor refere se, repetindo, 1970!
Curiosamente este foi o primeiro ano em que a verba de televisão ultrapassou a da imprensa. A partir daqui foi o que sse sabe. Cá por mim tenho muita pena que a rádio...
Vamos cumprir a promessa!
RETRATO ALVÍNICO
OLHAR ALARVE. A PICHA DIMINUTA
NÃO BOLE. NÃO TRABALHA. NÃO FAZ NADA.
FILHO BASTARDO DE UMA GRANDE PUTA
TEM VENÉREO NA PEIDA ESPAPAÇADA
COM MÃOS SUADAS MAS NÃO DA LABUTA
MEXE E REMEXE INÚTIL PAPELADA.
MAS NÃO VÊ NÃO ENTENDE NÃO DISCRUTA
POIS NEM SEQUER CONHECE A TABUADA.
INVENTA SE A SI MESMO. É UM ARROTO
DE PURA INCOMPETÊNCIA QUE SE DIZ
FIDALGO CRIATIVO DIRECTOR.
É UM BANDALHO UM ASCO UM MERO ESCROTO
E PARA ALÉM DE SER UM INFELIZ
É CONHECIDO POR JOÃO ESTUPOR
Ary dos Santos
E, um dia, o Ary dos Santos resolveu divertir se com a sua imagem e, com lápis de tinta e sobre a sua foto, transformou se. Dedicou esta "fotografia" a um amigo.
Poesia e foto têm um destinatário (diferente) mas que não será desvendado.
Há quem sugira que esta foto foi tirada no "Botequim" da Natália Correia. Pode ser. Um grande obrigado ao Luís Pinto pela cedência destas preciosidades.
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
|
|