INDICATIVO
Vamos ouvir como nasceu Estremoz, pelo texto de Fernando Frazão.
MÚSICA
Estremoz, «vila notável e nobre, sempre leal», título que lhe foi concedido por D. Manuel I, é uma antiga povoação alentejana, por onde passaram todos os conquistadores da península, habitada desde tempos imemoriais.
Na região restam vestígios dos diversos povos que ao longo das épocas aí se instalaram. Dos Romanos, por exemplo, existem vestígios seguros de um povoado: cipos, sepulturas, balneários, moedas, etc. Dos Visigodos, foi achado um cemitério em cujas tumbas, cobertas de caracteres latinos, foram encontrados objectos tais como luzernas, púcaros, pontas de lança, etc. Quanto aos Árabes, creio que nem vale a pena falar, já que constituem um dado implícito em todo país, e em especial no Além-Tejo.
Apesar da relativa antiguidade do povoamento de Estremoz, a história que se liga ao seu nome é simples e sem grandeza histórica ou heróica, fundamentalmente uma explicação do brasão da cidade. Diz a lenda que o escudo de armas foi decidido pela população do lugar, quando D. Afonso III lhe concedeu o primeiro foral, em 1258.
Nessa época dos primórdios da nacionalidade, chegou à colina, onde hoje se ergue Estremoz, um grupo de pessoas provenientes de Castelo Branco, gente foragida, não se sabe bem por que razão. O grupo era constituído por várias famílias que, dada a sua situação,encontraram naquele local praticamente ermo, um refúgio seguro. Contudo, para se abrigarem não acharam senão uma frondosa árvore de tremoços que durante algum tempo lhes serviu de tecto.
Com o tempo chegaram àquela povoação nascente outras pessoas que foram ficando e construindo novas casas, até que o aglomerado se tornou suficientemente importante para merecer a atenção de D. Afonso III.
O Rei, ao conceder aos habitantes da vila a sua carta de foral, inquiriu que nome e armas deveria dar ao povoado, ao que lhe respondeu o povo que se lhe chamasse Estremoços (nome que então era dado aos tremoços) e que nas armas da cidade fosse incluído o Tremoceiro, o Sol e a Lua. O Tremoceiro porque de debaixo dele surgira a povoação, o Sol e a Lua porque haviam sido os únicos bens que tinham achado aquando da sua chegada.
MÚSICA
Ouvimos a lenda da formação de Estremoz segundo o texto de Fernanda Frazão.
INDICATIVO