INDICATIVO
Vamos ouvir mais uma história tradicional portuguesa. Da recolha de Consiglieri Pedroso, escolhi, para hoje, uma história com gente do céu:
Jesus Cristo e S. Pedro. Uma santa história.
MÚSICA
Um dia, no tempo em que Cristo andava pelo mundo, perguntou S. Pedro ao seu Divino Mestre, se seria crime deitar fora o estômago e as tripas, porque ele não fazia senão comer, ao passo que o seu Divino Mestre não comia, talvez porque não tivesse estômago e tripas - pensava o S. Pedro. O Divino Mestre respondeu: “podes fazer o que quiseres”.
S. Pedro afastou-se da estrada e foi deixar o estômago e as tripas atrás de uma moita.
Dias depois voltou pelo mesmo lugar, foi ver as tripas e Viu no seu lugar dois pequenos animais.
- Divino Mestre, quer ver estes animais?
Foi Cristo e disse: “são dois porquinhos. Chama um lavrador e entrega-os à sua guarda, dividindo mais tarde, a meias, as criações. S. Pedro chamou um lavrador que morava próximo e entregou-lhe os dois bacorinhos com a condição de dividir com eles as criações.
Passados dois anos foi o lavrador prevenido de que em certo dia se devia fazer a divisão das criações.
O lavrador chamou um filho e uma filha e ordenou-lhes que naquela noite fossem para o mato e levassem consigo quatro bacorinhos porque no dia seguinte chegava o sócio para levar a sua parte dos porcos.
Chegou S. Pedro e estranhou ver simplesmente quatro bacorinhos, mas como o sócio camponês afirmasse existir somente aqueles, levou a sua parte, ficou o sócio com a sua.
Contou S. Pedro ao seu Divino Mestre o resultado da sociedade. - “O teu sócio fez contigo um contrato iníquo - disse Jesus Cristo - porque te ocultou quatro porquinhos, que mandou esconder no mato, mas não tornará a ver nem os porcos nem os filhos".
Efectivamente na manhã do dia seguinte foi o sócio criador ao mato e não viu os porcos, nem o filho e a filha. Os porcos tornaram-se bravos e são os pais dos actuais javalis; o filho foi transformado em mocho e a filha em águia.
MÚSICA
Ouvimos uma história que meteu porquinhos, Jesus Cristo, S. Pedro e um camponês desonesto. A história fas parte do livro de Consiglieri Pedroso “Contos tradicionais do Algarve”.
INDICATIVO