Fofocas & Anedotas
Edição nº 594
Actualização
(semanal) em 2 de Março de 2009

.........................

 Ainda pode
ver as
"Fofocas & Anedotas"
de:



2 0 0 9

23
Fevereiro

16
Fevereiro

9
Fevereiro

2
Fevereiro

26
Janeiro

19
Janeiro

12
Janeiro

5
Janeiro



2 0 0 8

29
Dezembro

22
Dezembro

15
Dezembro

08
Dezembro

01
dezembro

24
Novembro

17
Novembro

10
Novembro

03
Novembro

27
Outubro

13
Outubro

06
Outubro

29
Setembro

22
Setembro

15
Setembro

08
Setembro

01
Setembro

25
Agosto

18
Agosto

11
Agosto

04
Agosto

28
Julho

21
Julho

14
Julho

7
Julho

30
Junho

23
Junho

16
Junho

9
Junho

2
Junho

26
Maio

19
Maio

12
Maio

5
Maio

28
Abril

21
Abril

14
Abril

7
Abril

31
Março

24
Março

17
Março

10
Março

03
Março

25
Fevereiro

18
Fevereiro

11
Fevereiro

04
Fevereiro

28
Janeiro

21
Janeiro

14
Janeiro

07
Janeiro

A boca da
semana
Revela sensatez quem vê na infelicidade o que se deve evitar
(Públio Ciro)
Boca residente: "Humor, primeiro; só depois a verdade"

Nota da redacção: A partir da próxima semana, a Truca vai iniciar a sua adesão ao novo Acordo Ortográfico. Vai devagarinho, mas vai.
Os meus colegas da informação escrita não estão de acordo, mas a Truca, só para ser diferente!...
(Veja notícia aí mais em baixo)


Teatro...

...Moda...ou vice-versa?


Prestando contas


Como de pode verificar pelos quadros abaixo, Fevereiro não foi um mês bom para a Truca e o Estúdio Raposa no que diz respeito a visitantes e downloads. Mas também o não foi para os bancos, o governo, a oposição, o Sporting, o Porto e o Benfica e todos eles vão sobreviver.
O facto do Fevereiro ser um mês magrinho não justifica tudo. Eu, analisada a questão por especialistas (também há especialistas para analisarem a Trucas, pois então!), como CEO deste espaço de comunicação de referência, mas que não seja pela antiguidade, concluo que tudo se deve à crise. Casais sem emprego, sem casa, voltando a aturar sogras e sogros porque tiveram de regressar às origens, não têm vontade para grandes aventuras e a leitura semanal da Truca é uma delas. Das aventuras, quero dizer.
Daí que...mas que conversa da treta!
Para terminar em conversa da treta aqui vai: as estatísticas e as sondagens valem o que valem.

Quanto a Second Life (SL), nada a assinalar. A semana foi rica em acontecimentos "íntimos" e aí não metem os truquistas o nariz, faz favor. Desculpem a crueza das palavras mas tenho de acabar a actualização da Truca porque às 22h de domingo, realiza-se, on line, no SL, a assembleia geral, a primeira, da associação, já legalizada, que dá pelo nome de ACCV - Associação Comunidade Cultural Virtual e que "manda" nas ilhas Tagus e Alma. Ou Alma e Tagus, ainda não percebo bem a diferença.
Os trolhas da ilha prometeram para breve um novo edifício para o Estúdio Raposa. A ver vamos.
Entretanto, após semanas de hesitação, entrei no Facebook, e comigo entraram o Estúdio Raposa e a Truca. Em boa hora o fiz, principalmente, porque em poucos dias fiquei em contacto com dezenas de companheiros de profissão e amigos com quem não "falava", em alguns casos, há anos. Recomendo.

NOTA: Por falta de tempo não será, esta semana, publicada a lista dos 10 poemas mais ouvidos do "Palavras d'Ouro" durante o mês de Fevereiro. Fica para a próxima.


As fotografias da semana.
Esta semana vamos ver uma série de fotografias de divertidas esculturas feitas com vegetais. Uma cortesia de MM. Eis a primeira:


Rir para perceber a crise.







O filme é velho, daí as teias de aranha, e não deve haver truquista que o não tenha visto. Legendado em português é que pode não ser conhecido de todos. Tendo ou não visto o vídeo, aqui se repete este pedaço do famoso programa "The Last Laugh" com os ainda mais famosos John Bird e John Fortune.
Clique na imagem.



O Rato nos Zumbidos.





É um zumbido quase constante; umas vezes grave, outras agudo como voz de soprano, noutras como mezzo dramático ou contralto profundo.
Depende das alterações climáticas? Dum dormir sobressaltado?
Sabe que não ouve os pássaros; apenas os adivinha.
Sabe que não ouve o vento: apenas o pressente.
Ah! Beethoven, o Rato ama-te cada vez mais.



Eu gostava de ter escrito isto:





...Logo uma legião de mártires pelo jornalismo, desde veteranos sem causas a jovens sem qualquer formação profissional, viu ali uma oportunidade de ouro para sair a espadeirar contra mais uma demonstração do arbítrio e prepotência do Governo. O Governo atrevia-se a proibir piadas de Carnaval ao seu Magalhães - que luxo, para o 'jornalismo de combate', que fantástico pretexto para defender a liberdade de opinião ameaçada!

Pois, mas quem o escreveu foi o Miguel Sousa Tavares no Expresso da passada semana. Leia o artigo completo AQUI



E já agora, visite o site do Van Dog: AQUI
As bandas já publicadas encontram-se AQUI

Acompanhando o envio desta tira do Van Dog chegou-me um comentário do António Pilar que não resisto a transcrever:

O Carnaval já foi, mas em breve teremos eleições, he, he



Um certo olhar




Windows Vista considerado fiasco do ano
Pode ler-se no jornal o "SOL":

O sistema operativo Windows Vista foi o mais votado pelos cibernautas na primeira edição dos Fiasco Awards, distinção que tem como objectivo premiar os grandes falhanços tecnológicos do ano. No total foram 5.222 as pessoas que escolheram o sistema operativo da Microsoft, num universo de 6.403 cibernautas que votaram nos Fiasco Awards 2009, a primeira edição do prémio, promovido por um grupo de pessoas do sector das tecnologias sedeado na Catalunha.
Para justificar a nomeação do Windows Vista, os organizadores do galardão defenderam que «um sistema operativo deve ser robusto e fiável e antes de ser comercializado devem ser feitas todas as provas necessárias para garantir o seu funcionamento e rendimento», algo que alegam não acontecer.
Além do sistema operativo, os prémios distinguiram um projecto local, implementado pelo Departamento de Educação do Governo Autonómico da Catalunha.
Os restantes nomeados para fiasco do ano incluíam, entre outros, o projecto One Laptop per Child, e os universos virtuais Second Life e Lively, este último desenvolvido pelo Google, mas que não chegou a estar on-line meio ano.



Há 35 anos era assim:




Finalmente um browser da Microsoft?
Aqui há uns anitos, a Microsoft atirou às urtigas um dos melhores browsers de sempre: o Netscape. Tal operação não deixou o meu amigo Bill Gates muito bem visto dada a forma como a luta com o Netscape se desenrolou. No estilo: se queres o Windows tens de gramar, obrigatoriamente, o Explorer. Tais práticas foram condenadas por vários tribunais por esse mundo fora mas de nada valeu a razão ao Netscape. Feneceu passados poucos anos.
A partir de certa altura e por pressão dos tribunais a Microsoft não pôde continuar a impedir a instalação de outros browsers e aí entrou o Firefox, o Safari e o Opera que começaram a chatear o meu amigo Bill. Por mais upgrades ao Explorer, aquilo continuava a mesma...etc. Finalmente, a Microsoft decidiu-se a criar novo browser. De seu nome Gazelle, ainda está numa fase bastante inicial de desenvolvimento e segundo a Microsoft vai revolucionar este mercado.
A Microsoft ainda não disse quando será disponibilizado o Gazelle.



Ai, o Acordo Ortográfico!

"Prontos", depois das polémicas da tradição - todos as alterações à ortografia foram contestadas pelos intelectuais & outros - o Acordo entrou em vigor. Mas as resistências são muitas, embora a lei é para se cumprir por quem o tem de fazer: livreiros, professores, órgãos de comunicação, eu, a minha tia, etc., etc.
Os jornais portugueses, porém, não consideram a mudança para a nova ortografia como coisa prioritária. Pois não. Eu, confesso, também não, mas com esta mania de ter a Truca à frente do que vai na cabeça do pelotão, a Truca, dizia, vai começar, na próxima semana, a mudança, lenta, lentinha para a nova ortografia. Veremos. Para já, tenho de comprar um novo corrector. Despesas, só despesas!



Poema vadio
Sai um Pessoa!
(Clique no boneco)


Até à próxima semana, sim?