|
PRONTUÁRiO
EXPECTATIVAS
A recente distinção, pelo segundo ano consecutivo, do BD Jornal com o Troféu Central Comics, na categoria de Melhor Publicação em Bancas, representa um justo reconhecimento e confirma uma árdua circunstância. Desde logo, trata-se de uma excelente revista de divulgação da banda desenhada - pelo diverso e referencial interesse analítico e noticioso, pela apresentação da obra artística de criadores veteranos ou iniciandos, e pela aliciante qualidade gráfica; por outro lado, sendo director J. Machado-Dias, e contando com um vasto e competente leque de colaboradores, este lançamento bimestral - sob chancela PedranoCharco - testemunha a existência duma ampla e variada actividade entre nós, dedica um espaço significativo ao essencial das manifestações internacionais, privilegia o envolvimento dos autores primordiais, desvenda tendências em prospecção, perspectiva a relevância histórica e destaca a actualidade essencial em prol dos quadradinhos. Parâmetros raro ambicionados, e ainda menos atingidos, com progressiva valoração e significativa assiduidade, em Portugal, consumando uma exigência profissional e um amador entusiasmo... E que se repercutirão, por certo, sobre o futuro próximo do BD Jornal, quanto à nova fase em previsão.
CALENDÁRiO
1926-30ABR2007 - Gordon M. Werschkull, aliás Gordon Scott: «Eu praticava natação, mergulho e ginástica, além de pesos e alteres quando estive no exército. Interpretar Tarzan no cinema [1955-1960] foi o ideal para mim, pois não envolvia muito diálogo».
14-28MAI2007 - Instituto Franco-Português apresenta A Emigração Portuguesa em França - Antropologia e História, incluindo debates e projecção de fotografias e documentários.
18MAI-07JUL2007 - No Centro Cultural de Cascais, está patente a exposição António Capucho: O Homem e a Colecção, sob o auspício da Fundação D. Luís I.
31MAI-03JUN2007 - No Teatro Maria Matos, A Tarumba - Teatro de Marionetas apresenta FIMFA Lx7 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, em co-produção de Egeac.
MEMÓRiA
06OUT1887-1965 - Charles-Édouard Jeanneret, aliás Le Corbusier: «Criar em arquitectura significa pôr em ordem. Pôr em ordem, o quê? As funções e os objectos».
ELUCIDÁRiO
ABR2007 - Graças ao HARPS, um instrumento instalado em telescópio do European Southern Observatory/ESO em La Silla, Chile, é descoberto o Gliese 581c, primeiro objecto com a distância certa em relação à sua estrela, para possuir uma temperatura semelhante à da Terra: entre 0 e 40 graus Celsius. O Gliese 581c tem cinco vezes a massa da Terra, e uma órbita de treze dias em torno da estrela em causa, Gliese 581, que está localizada a cerca de 20,4 anos-luz da Terra, na Constelação da Balança. Segundo o astrofísico francês Xavier Bonfils - co-autor da investigação, no Observatório Astronómico de Lisboa - eis «uma grande descoberta», para o estudo dos planetas extra-solares ou exoplanetas.
COMENTÁRiO
«Os livros são objectos aromáticos guardados nas estantes / da memória, sementes de orvalho, estrelas onde assoma o infinito.» - Maria do Sameiro Barroso - No Jardim dos Livros (excerto - Amantes da Neblina)
PRIORITÁRiO
Príncipe Valente no Século XXI - Edição de Geraldes Lino em homenagem a Prince Valiant - In the Days of King Arthur de Harold R. Foster, saga em quadradinhos publicada, sob chancela do King Features Syndicate, a partir de 13FEV1937. Versões e visões alternativas por Álvaro, António Salvador, Augusto Trigo, Baptista Mendes, Carlos Alberto (capa), Carlos Marques, Irene Trigo, João Amaral, José Abrantes, José Garcês, José Ruy, Manuela Torres, Nazaré Álvares, Paulo Monteiro, Pedro Castro, Pedro Massano, Pedro Nogueira, Renato Abreu, Ricardo Cabrita, Rui Pimentel, Santos Costa, Susa Monteiro, Zé Manel e Zé Paulo, com design de Jorge Silva. Contacto: geraldes.lino@iol.pt IMAG. 41-118-140.
VISTORiA
Os vestidos e as meias de seda; as obreias vermelhas nas calças; os melões de Inverno (que trouxe os primeiros o 1º Marquês do Castel-Rodrigo, que semeou no seu paul da Chamusca, com que de pobre e caída se levantou a rica); o cercear as cortesias no escrever das cartas; e outros costumes assim, ainda que bons, foram fáceis de introduzir, porque não requeriam tanta fábrica…
Tive por boa esta introdução, e de algumas outras cousas, que ainda a quisera mais fixa; ao menos a das cortesias, pelos grandes inconvenientes que n’isso d’antes havia, de dissabores e sucessos, digo desastres. Porque quem queria que lhe falásseis por senhoria, e qualquer enxerto de vilão, se não lhe púnheis no subscrito, ao muito ilustre senhor, o senhor fulano, se arrufava logo, e não vos falava a propósito no negócio, e com a pragmática se atalhou tudo.
Miguel Leitão de Andrada - Miscelânea (excerto)
ANUÁRiO
1482 - É publicada uma Carta de Perdão a Rodrigo Alvares, escolar em Artes de Setúbal, por fazer «certas representações ou pantomimas, em que pregava como um italiano, e arremedava as cerimónias de culto judaico, metendo ao ridículo o seu arraby. Ainda se metia a troçar de frades e clérigos, escarnecendo até da Santa Madre Igreja e dos ofícios divinos». Documento encontrado em 1897 pelo erudito e investigador General Brito Rebello, na Chancelaria de El-Rei D. João II, e divulgado na revista Ocidente
1757 - Na China, por decreto oficial, os negócios com o exterior são confinados a Cantão, e limitam-se a três meses por ano. Durante o resto do tempo, os comerciantes europeus são obrigados a viver em Macau, ou terão que regressar a casa. Nestas circunstâncias, o âmbito de manipulação torna-se considerável. Os compromissos devem ser fixados com os mercadores locais, aos quais é permitido celebrar negócios com os europeus. Por seu turno, os mercadores autóctones têm que estabelecer os seus próprios interesses com os muitos níveis de responsáveis oficiais, acima deles. Pelo início do Século XVIII, os chineses consideravam-se o centro do mundo. Presumia-se que os estrangeiros prestavam tributo ao imperador, um filho celeste. Os negócios eram um privilégio, rigorosamente controlado, e havia diferentes níveis de influência - segundo uma escala que ia dos mercadores na base, através de uma estrutura corporativa, ou Co-Hoy, hierarquicamente até ao Hoppo, ou superintendente comercial, até ao governador regional, seguindo-se oito graus de mandarim até à corte real. Acima da corte estava o imperador.
1807-1872 - J.C. Brown fundou a Forestville Clock Company em 1835, através da qual se dedicou aos negócios de relojoaria até 1840, além de estar envolvido noutras parcerias ao longo da sua vida. Sempre inovador, produziu estilos muito diferentes de caixas, tal como as fachadas ondulantes em colmeia e campanário.
1867 - Com o patrocínio da Imprensa Nacional, é publicada a segunda edição de Miscelânea (1629) de Miguel Leitão de Andrada (1553-1630).
NOTICIÁRiO
A Colonização do Alentejo - Tem o Governo em mira o desenvolvimento, pela colonização, da agricultura do Alentejo, tornando produtivas as enormes porções de terreno inculto ali existente. Há quem julgue isto uma utopia, mas não o é em absoluto; muito do terreno inculto pode realmente ser aproveitado.
29MAR1897 - Diário de Notícias (excerto)
BREVIÁRiO
Labirinto edita Amantes da Neblina de Maria do Sameiro Barroso; prefácio de Maria Teresa Dias Furtado.
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema edita Rainer Werner Fassbinder - O Amor É Mais Frio do Que a Morte de Christian Braad Thomsen; tradução de Gonçalo B. de Sousa.
Assírio & Alvim edita Histórias em Ponto de Contar de António Torrado e Maria Alberta Menéres; sobre desenhos de Amadeo de Souza Cardoso.
Publicações Dom Quixote edita Alexandre O’Neill - Uma Biografia Literária [1924-1986] de Maria Antónia OliveiraL IMAG.16-18-83.
¨Editora Âncora lança José Vilhena - A Gargalhada Resistente de Luís GuimarãesL IMAG.19.
Ecofilmes apresenta Marvel - Ultimate Alliance sob chancela Raven Software, envolvendo Blade, Captain America, Elektra, Spider-Man, The Thing, Thor, Wolverine e outros super-heróis corporativos, contra o mal personificado pelo abominável e prodigioso Doctor Doom; Role Playing Game/RPG, disponível para PS2, PSP, PC, Xbox 360, GBA e Wii.
ANTIQUÁRiO
04OUT1957 - A partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a URSS lança o Sputnik, primeiro satélite artificial da Terra, dando início à Era Espacial. Conectado ao foguete R.7, de 7 toneladas e que também entrou em órbita, o Sputnik - uma esfera de aproximadamente 50 cm e pesando 83,6 kg, equipada com transmissores para emitir em frequências de 20 a 40 MHz, e sem outra função específica - foi originalmente projectado para lançar ogivas nucleares. A 20OUT1957, o artefacto soviético completou a 235ª revolução em volta da Terra, após percorrer mais de cem milhões de quilómetros, mas ia perdendo lentamente altitude. Ao fim de seis meses, acabou por cair IMAG.131.
EXTRAORDINÁRiO
O INFANTE PORTUGAL
Primeira Jornada
Capítulo Seis
SOB O SUOR DA ENGRENAGEM - 49
Desta vez, quase lhe fora fatal. Um duro golpe de rapina atingiu a sua armadura cibernética, afectando pela parte óssea os circuitos integrados, até ao cerne da cartilagem.
Porém, naquele poente húmido e fulgurante, o guerreiro subjacente não tardaria a recuperar. Propício à lua cheia, o sangue fervilhava-lhe de azoto, o sémen refulgia-lhe em hemoglobina. Acicatando o estro mutante na ascese de uma desforra mística e visceral.
Para tanto, havia que dar largas à sua apoteose transformista, em plena náusea germinal que Escudeiro Europa apenas poderia consumar através duma indução linfática.
Continua
IMAGINÁRiO148
24 SET 2007 · Edição Kafre · imaginario@imaginarios.org
Acesso directo em www.imaginarios.org · Ano IV · Semanal · Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
FIGURAÇÕES
Pelo fascínio de Hollywood, Há Dias de Azar... de Paul McGuigan - editado em DVD, sob chancela Lusomundo - traz-nos uma nostálgica e virtual sensação, como se os actuais protagonistas assumissem tal perpetuidade transfiguradora, num perturbante fenómeno de apropriação. Em causa, um mancebo de Los Angeles cujo eventual infortúnio acaba por torná-lo, em Nova Iorque, um precário anti-herói entre rivais da Mafia. Ou seja, estas personagens fazem já parte da nossa memória cinéfila, e assim também os universos em que se movem, os conflitos que as referenciam. E no entanto, quem agora as personifica, relaciona e se manifesta - aliás, Morgan Freeman, Bruce Willis, Ben Kingsley, Josh Hartnett - parece que tudo lhe acontece pela primeira vez... ao menos entre si, com tal intensidade e veemência. Sobre um argumento de Jason Smilovic, McGuigan concebe - afinal - um irresistível puzzle de experiências humanas que paradoxal, mas fatalmente, validasse a intriga, as emoções, entre a vingança e o resgate.
CALENDÁRiO
02MAI2007 - No Dia da Latinidade, União Latina distingue José Mattoso com o Troféu Latino, pelo contributo de sua obra «para o conhecimento da identidade portuguesa e das raízes da Europa».
03MAI2007 - Através de fusão do Concurso de Fotografia Cais da Associação Cais e do concurso Um Certo Olhar do Banco Espírito Santo, é anunciado o Reflex - Prémio de Fotografia, cuja primeira edição tem como tema Artistas.
03MAI2007 - Lusomundo estreia O Mistério da Estrada de Sintra de Jorge Paixão da Costa; a partir da obra de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, interpretados por Ivo Canelas e António Pedro Cerdeira IMAG.19-52-60.
03MAI2007 - Columbia & Warner estreia Homem-Aranha 3 de Sam Raimi; sobre Spider-Man, o super-herói de Stan Lee para os Marvel Comics, sendo protagonista Tobey Maguire IMAG.3-23-39.
ANUÁRiO
1787 - Horace Bénédict de Saussure (1740-1799), físico e geólogo suíço, explorador alpino, efectua a ascensão do Mont Blanc, sendo a segunda vez que se escalava esta montanha.
1957 - Michel Vaillant desponta em quadradinhos por Jean Graton, consagrando o famoso piloto de automóveis entre a solitária emoção das pistas e os conflitos de uma carreira em famíliaLIMAG.4.
MEMÓRiA
26SET1867-1934 - Winsor McCay: «O aspecto que mais contribuiu para o meu sucesso foi um desejo absoluto de desenhar sem cessar»LIMAG.54.
1894-26SET1937 - Bessie Smith: «It’s all about a man, who always kicks and dogs me aroun’ / And when I try to kill him, that’s when my love for him come down».
1834-27SET1917 - Edgar Degas: «Eu gostava de ser famoso, mas desconhecido».
29SET1907-1998 - Gene Autry: «Ele dizia que gostava de ter feito um verdadeiro western... Achava que os seus filmes eram fantasias, em que não podemos acreditar, mas que servem para distrair» (Buddy Ebsen).
1873-30SET1897 - Thérèse de Lisieux, aliás Santa Teresinha do Menino Jesus: «Não me arrependo de haver-me entregue ao amor».
VISTORiA
A mim, deu-me Deus a sua misericórdia infinita, e é através dela que contemplo e adoro as demais perfeições divinas. Assim, todos se me apresentam resplandecentes de amor. A própria justiça - e talvez mais ainda que qualquer outra - me parece revestida de amor.
Compreendi que o amor encerra todas as vocações, que o amor é tudo, que abarca todos os tempos e todos os lugares… numa palavra, que é eterno.
As pobres mulheres foram, tantas vezes, desprezadas. Não obstante, amam a Deus em muito maior número que os homens. E, durante a paixão de Nosso Senhor, as mulheres tiveram mais coragem que os apóstolos.
Santa Teresinha do Menino Jesus - Manuscritos (excertos)
TRAJECTÓRiA
GENE AUTRY
Cantando e cavalgando, com a pose heróica e o trajo de cowboy, Gene Autry converteu-se num dos mais populares e afortunados artistas de Hollywood, a simbolizar o espectáculo do Oeste. Nasceu Orvon Gene Autry num rancho próximo de Tioga (Texas), em 1907. Após estudos liceais, em 1925 trabalhava no St. Louis & San Francisco Railroad, em Oklahoma. Três anos depois, apadrinhado por Will Rogers, trocou o cargo de operador de telégrafo do caminho-de-ferro pela oportunidade como cantor numa estação de rádio local. Em 1931, tinha um programa seu (Radio Ranch) e gravava os primeiros discos, cujas vendas viriam a atingir os milhões de exemplares. Em 1933, Autry escreveu a Nat Levine, proprietário dos Mascot Studios, salientando a sua popularidade no Midwest, a reclamando «a job in the movies». Meses passados, estreava-se no cinema a cantar - ao lado de Ken Maynard, In Old Santa Fe (1934). Um ano depois, protagonizava o serial futurista O Império Fantasma (Phantom Empire - 1935), estabelecendo um contrato com a Republic Pictures; e a longa metragem Tumblin’ Tumbleweeds (1935). A sua figura enérgica e simpática, de sorriso rasgado, contrastava com as vedetas estilizadas, montando o cavalo Champion e na habitual companhia do típico Smiley Burnette.
Defendendo os princípios morais, a abstinência ao vício, o patriotismo e a tolerância racial, o respeito aos pais e pelas mulheres (que raramente beijava no ecrã), Autry elaborou Os Dez Mandamentos do Cowboy, influenciado pelo código dos Escuteiros. Apesar das suas paixões pela rádio, pelos automóveis e aviões, durante as décadas de ’30 e ’40, foi a participação em westerns que tornaram Autry famoso. Aventura e sentimento eram o seu emblema carismático, revalorizando a série B com fitas que, muitas vezes, rendiam dez vezes mais que os custos de produção. Autry foi o primeiro cowboy-cantor a lograr um culto sólido, e a usar o seu próprio nome para as personagens que desempenhava, tornando-se mesmo o único a figurar, em 1938-1942, na lista dos dez actores que garantiam em Hollywood as maiores receitas de bilheteira. Durante a II Guerra Mundial, em 1942-1946, serviu como oficial-piloto no Air Transport Command, e - entretanto substituído por Roy Rogers na Republic - Autry regressou depois à tela sob a chancela da Columbia Pictures.
Atenuando a componente melódica, em favor de um envolvimento sociológico, o artista fundou a Gene Autry Productions e, nos anos ’50, a Flying A, companhia responsável por séries televisivas como The Gene Autry Show, The Aventures of Champion e Annie Oakley. Progressivamente, deu preferência a espectáculos ao vivo e à promoção do Gene Autry Rodeo. Escreveu mais de duzentas canções, como Here Comes Santa Claus, privilegiando o estilo folk-country. No início da década de ’60, Autry retirou-se como actor, explorando os seus rendimentos em hotelaria, indústria petrolífera, propriedade imobiliária, estações de rádio e televisão, editora discográfica, escola de aviação e uma equipa profissional de baseball, California Angels. Em 1976, participou no filme evocativo It’s Showtime; dois anos depois, publicou o livro de memórias Back in the Saddle Again, tendo falecido em 1998.
ANTIQUÁRiO
24SET1537 - «Ey por bem & vos mamdo que os estudos se mudem logo para os meus paços pera la se começar a ler. Agora na fim das vacances» - El-Rei D. João III (Carta aos Leitores e Lentes da Universidade, fazendo regressar os Estudos Gerais a Coimbra, dali transferidos para Lisboa em 1377, ao tempo de D. Fernando I)
25SET1577 El-Rei D. Sebastião faz saber em Alvará que, se Fernão Álvares do Oriente, cavaleiro fidalgo de sua casa, falecer antes de poder fazer duas viagens da China para Sunda, como lhe fizera mercê, as poderia fazer outra pessoa nomeada por ele, Fernão Álvares do Oriente. Em outro Alvará de 15MAR1587, Filipe II fará saber que Fernão Álvares do Oriente, agora cavaleiro de sua casa e capitão de navio da sua armada, pelos serviços que lhe prestara não só nas partes da Índia, como também no Reino, e por ter acompanhado D. Sebastião a Alcácer Quibir, onde comandara uma companhia de soldados e ficara cativo, receberia a mercê de duas viagens ao Coromandel IMAG.91.
28SET1864 - Em Genebra, é formada a I Associação Internacional de Trabalhadores, contando-se como um dos objectivos fundamentais a adopção da jornada de trabalho de oito horas. Liderada por Karl Marx, e englobando sindicalistas ingleses, proudhonistas franceses, republicanos transalpinos e marxistas alemães, tornou-se conhecida por Primeira Internacional, dando origem aos primordiais partidos socialistas e social-democratas em todo o Mundo.
RELATÓRiO
As Naus da Índia
1497-1612 - Foram para a Índia 806 embarcações, e dali regressaram a salvamento ao nosso porto 425; arribaram 20; perderam-se 66; foram tomadas pelo inimigo 4; arderam 6; ficaram na Índia 285.
1587-1598 - Trouxeram as naus da Índia para Portugal em pimenta 751.746 quintais, 2 arrobas e 18.112 arráteis, que produziram para o real erário, líquidos de todas as despesas, 1.293.976$882 réis, tendo custado 1.278.828$641 réis e vendendo-se por 2.572.805$523 réis.
19ABR1897 - Diário de Notícias
BREVIÁRiO
Câmara Municipal de Almada edita Fernão Mendes Pinto [1510 - 1583] - Um Aventureiro Português no Extremo Oriente de Fernando António Almeida LIMAG.17-122.
Texto Editores lança O Amor Absurdo e Outras Histórias de Beatriz Pacheco Pereira.
PRIORITÁRiO
05MAI-SET2007 - No Palácio dos Condes de Restelo, está patente O Corpo Humano Como Nunca o Viu - Bodies, The Exhibition, apresentando dezassete cadáveres e duzentos e setenta órgãos humanos conservados segundo a técnica de polimerização, inventada pelo anatomista alemão Gunther von Hagens.
DESAFIOS
Revitalizando num presente volúvel o fulgor dos clássicos, com o desígnio da aventura intemporal, Milo Manara concebe, como argumentista e ilustrador, HP & Giuseppe Bergman - sob chancela das Edições Asa - consumando a sagração/subversão do seu primordial alter-ego em quadradinhos: a partir dum encontro com O Mestre de Veneza, em que se desbravará O Caminho Para Macondo. Ironia, desafio, augúrio, provação - através de peripécias/experiências excitantes, sob uma vertigem obsessiva/exuberante - pontuam ou transgridem, além dos preconceitos e das convenções, este universo solene, mutante, fantasmagórico, transfigurado. Sob o signo da luxúria e da tragédia, eis uma saga interminável - com precários protagonistas e extraordinários comparsas, pecados insondáveis e resgates subversivos, virtualizando a cultura humana - da mitologia grega à moderna utopia, em reincidências libidinosas ou dissolutas, que se perturbam/transferem ao olhar propício dos leitores IMAG.13-52-132.
CALENDÁRiO
1920-15ABR2007 - Brant Parker: Ilustrador americano, autor com Johnny Hart de O Feiticeiro de Id/The Wizard of Id (1964) - «Foi um artista verdadeiramente inovador no mundo dos comics, notável pela sua consistência e criatividade» (Richard S. Newcombe) IMAG.145.
16ABR2007 - Em Roma, Mia Couto é distinguido com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas.
17ABR1937-20ABR2007 - Luís Couto: «Creio que faço sempre o mesmo filme, embora as obras não tenham muito a ver umas com as outras. O que me agrada é contar histórias… E a maneira como as sei narrar, o melhor modo de me exprimir, é através do cinema».
1942-23ABR2007 - João Paulo Agrela, teclista e compositor, líder do Conjunto Académico de João Paulo - fundado na década de ’60 na Madeira, e um dos primeiros fenómenos do pop-rock em Portugal.
1921-26ABR2007 - Jack Valenti: Presidente da Motion Picture Association of America/MPAA (1966-2004) - «Foi uma gigantesca voz da razão, o maior embaixador que Hollywood conheceu» (Steven Spielberg).
27MAR1927-27ABR2007 - Mstislav Rostropovich: Maestro e violoncelista, dissidente e apátrida, humanista e libertário - «Glorificou a cultura russa pelo Mundo inteiro» (Alexander Soljenitsine).
MEMÓRiA
11AGO1897-1968 - Enid Blyton: «Um editor achou que as minhas obras eram bastante populares, e os bandos de crianças apinhando as livrarias, ao sábado de manhã, tornaram-se um problema».
16SET1887-1972 - Louise Arner Boyd: Exploradora polar, norte-americana, conhecida como Ice Woman, percorreu e fotografou por diversas vezes o Oceano Árctico.
1923-16SET1977 - Maria Callas: «Quando se é jovem, parece que o mundo nos pertence. Depois, qualquer reacção do público é perturbadora. Às vezes sinto-me enorme, maior do que o palco; outras, sinto-me mínima, envergonhada e aterrorizada».
1902-19SET1997 - Alberto Armando Pereira: «Que figura faria eu ao escrever, por exemplo, Que velho estou! Sou do tempo da Maria Castanha, como diria o meu colega Aquilino Ribeiro, se a palavra colega não fosse destacada das outras?» (1992)
PRIORITÁRiO
www.catherinelabey.com - Cat Labey - Artista Plástica - Apresenta trabalhos - acrílicos e aguarelas - de Catherine Labey, também ilustradora e criadora de banda desenhada, nascida em França (1945) e naturalizada portuguesa (1975). Frequentou a Escola de Belas Artes de Paris, e está presente em colecções privadas de Portugal (onde se fixou em 1970), Bélgica, Brasil, França, Inglaterra, Macau e Suécia. Inclui detalhes, biografia - e Contactos: info@catherinelabey.com
ANUÁRiO
1927 - Aurora - Primeira longa metragem realizada por F.W. Murnau em Hollywood, sob o signo do melodrama romântico, Sunrise relata o pesadelo de um lavrador, enamorado por uma rapariga da cidade, que o persuade a matar a mulher. Sendo protagonistas George O’Brien e Janet Gaynor, era para François Truffaut «o mais belo filme do mundo».
TRAJECTÓRiA
CALLAS
Maria Callas nasceu Anna Maria Cecilia Sofia Kalogeropoulos em Nova Iorque, a 2 de Dezembro de 1923. Filha de um farmacêutico, o pai, Jiorgos, adoptou o nome de George Callas. Por dificuldades económicas, em 1937 regressou com a mãe, Litza (Evangelia), à Grécia da origem familiar, tendo estudado canto no Conservatório de Atenas, com Maria Trivella e Elvira de Hidalgo. Em 1941, interpretou a Tosca (Giacomo Puccini) na Ópera de Atenas.
Em 1947, despontou na Arena de Verona, Itália, com La Gioconda (Amilcare Ponchielli) sob direcção de Tulio Serafin, tornado seu mentor. Míope, com tendência a engordar, em 1948 triunfou em Florença, como Norma (Vicenzo Bellini). Em 1949, logrou sucesso internacional, alternando Die Walküre (Richard Wagner) e I Puritani (Bellini). Durante os anos ’50, a par com a gravação de discos, atingiu o apogeu como soprano, nos principais templos líricos - La Sacala (Milão), Convent Garden (Londres) e Metropolitan (Nova Iorque).
De temperamento forte e versátil talento, convertida em diva, separou-se do empresário Giovanni Battista Meneghini em 1959, e diminuiu a aparição em espectáculos integrais. Iniciada uma relação com o milionário Aristóteles Onassis, com a voz em declínio, retirou-se dos palcos em 1965. Em 1969, debilitada, protagonizou o filme Medea (Pier Paolo Pasolini). Por 1970, a primadonna tornou-se professora de canto na Julliard School (Nova Iorque).
Em 1974, efectuou uma derradeira digressão pela Europa, Estados Unidos e Extremo Oriente, com o tenor e parceiro Giuseppe Di Stefano. Refugiada em Paris, aí faleceu a 16 de Setembro de 1977, sendo as suas cinzas espalhadas no Mar Egeu.
A.A. PEREIRA
Pioneiro em Portugal do jornalismo cinematográfico, Alberto Armando Pereira nasceu em Braga, a 30 de Outubro de 1902, tendo falecido em Lisboa, a 19 de Setembro de 1997. Na capital do Norte, criou e dirigiu, em 1919, a revista Porto Cinematográfico, a que se seguiram Espectáculo (1927) que chegou a ser jornal diário, e Cinema (1931) da fusão com Filmes. Colaborou em Invicta Cine (1923), O Primeiro de Janeiro (1925) ou Sport, Cinema e Teatro (1926). Expandindo a sua actividade crítica, foi correspondente das revistas Ciné-Magazine (Paris) em 1929, El Mundo Cinematografico (Barcelona) e Cine Mundial (Nova Iorque).
Participou em Hebdo-Film, Le Courier Cinématographique, e foi membro da FIPRESCI/Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica. Em final dos anos ’20, tornou-se secretário e programador dos cinemas Trindade, durante quase vinte anos, Olympia e Batalha, no Porto. Em 1935, foi sócio fundador da distribuidora Aliança Filme - que apresentou obras-primas de John Ford ou Roberto Rossellini, as chancelas da RKO-Radio Films e da Columbia Pictures - extinta, após um incêndio de películas de nitrato em depósito.
Radicado em Lisboa desde 1947, prosseguiu actividade com a distribuição de publicações estrangeiras, sobretudo italianas. A Cinemateca Portuguesa homenageou-o em Lisboa (06DEZ1984) e no Porto (15JAN1985), tendo editado o livro Alberto Armando Pereira - Um Pioneiro do Jornalismo Cinematográfico Português por Luís Neves Real. Em 1996, a Câmara do Porto concedeu-lhe a Medalha Municipal de Mérito.
BREVIÁRiO
Tradisom edita em CD, Integral Para Canto e Piano de Joly Braga Santos (1925-1988); pela soprano Elsa Saque com o pianista Nuno Vieira de Almeida.
Imprensa Nacional - Casa da Moeda edita Antero de Quental [1842-1891] - Construção de Uma Biografia de Ana Maria Almeida Martins; a partir de Antero de Quental - Subsídios Para a Sua Biografia (1948) de José Bruno Carreiro (1880-1957) LIMAG.59.
NOTICIÁRiO
A Árvore dos Justiçados - O secular e frondoso olmo - o vegetal patriarca - do Jardim da Cordoaria, do Porto, conhecido pela Árvore dos Justiçados, perdeu um dos seus grandes braços - o braço horizontal, aquele de que se dependuraram lívidas cabeças de decapitados! O furacão enrodilhou-se na copa, torceu-a convulsivamente e, servindo-se dela contra ela, arrancou de um ímpeto esse braço gigante, deixando a árvore lascada nesse ponto - como se ela tivesse por um momento vontade de acompanhar na morte essa sua querida parte tão ligada à sua existência ensopada em uma lenda trágica e sanguinolenta!
A Árvore dos Justiçados está, pois, mortalmente ferida na sua história de horrores: nascendo sobre sangue - pois que fora plantada no tempo do bárbaro Pombal sobre cadáveres de marchantes mandados chacinar pelo mesmo - ostentando, feroz e selvagem, horríveis cabeças de decapitados, nesses maus tempos das nossas dolorosas lutas fraticidas. E a esse ramo devia ela a sua melhor parte da sua lenda!
05FEV1885 - Diário de Notícias - Actualidade
ANTIQUÁRiO
20SET1540 - Autorizada em Portugal em 1536, tem lugar em Lisboa o primeiro auto-de-fé da Inquisição, com vinte e três penitentes. O lugar habitual tornou-se o Rossio e, em JUN1547, o Santo Ofício foi definitivamente estabelecido pela bula Mediatio Cordis. No Porto, há apenas registo de um auto-de-fé. A última execução pública no reino decorrerá neste mesmo dia, pelo ano de 1767. Entretanto, os quatro tribunais de Lisboa, Coimbra, Évora e Goa julgaram 44.817 pessoas, condenadas a expiações espirituais, a usar a veste penitencial, às galeras, à expulsão ou à fogueira IMAG.34.
22SET1862 - O Presidente dos EUA, Abraham Lincoln (1809-1865), promulga a emancipação dos escravos nos Estados Federados. O processo iniciara-se em ABR1861, com a Guerra Civil entre o Norte e o Sul (esclavagista), tendo a abolição entrado em vigor a partir de 01JAN1863 e, com a inclusão da 13ª Emenda à Constituição em 1865, estendeu-se a todo o território norte-americano.
PRONTUÁRiO
ARRITMIAS
Durante mais de um século, as relações entre o cinema e a música foram constantes e recíprocas, cabendo referenciar o Musical, como um primordial e dos mais populares géneros cinematográficos. Porém, tal como a virtualidade original das imagens animadas, também a natureza genuína do Musical, como um produto cinematográfico, alterar-se-ia pela interacção dos processos de representação e das manifestações artísticas. Em produção dos irmãos Joel & Ethan Coen, um dos seus actores favoritos, John Turturro cumpre no terceiro filme como realizador - Romance & Cigarros, com edição em DVD sob chancela Lusomundo - a mais radical subversão, a partir de um argumento próprio e elaborado desde 1991, quando foi protagonista de Barton Fink. Em causa, um metalúrgico de Brooklyn, Nova Iorque, que se reparte entre a esposa sólida e abnegada, e uma ninfomaníaca vendedora de lingerie. Quando a traição é flagrante, debater-se-á entre a liberdade dos seus instintos amorosos e a reabilitação dos compromissos familiares… James Gandolfini, Susan Sarandon e Kate Winslet partilham um turbilhão realista e passional, estilizado em espectáculo insólito, hilariante, de canções em playback e karaoke, de coreografias excêntricas e paródicas.
CALENDÁRiO
1917-07ABR2007 - Robert Haakon Nielsen, aliás Barry Nelson: Actor americano, primeiro intérprete de James Bond 007 em Casino Royale (1954), segundo o romance de Ian Fleming, para a série televisiva Climax!LIMAG.120.
1922-11ABR2007 - Kurt Vonnegut: «Não é possível ser um bom escritor de ficção a sério, sem se estar deprimido».
12ABR2007 - Ruy de Carvalho é distinguido com o Prémio Voz 2007LIMAG.26-63.
1913-12ABR2007 - Pierre Probst: Autor e ilustrador da série literária para crianças Carolina e os Seus Amigos (1952-2005) - de «olhos azuis, eternamente de fato-macaco vermelho quando todas as meninas usavam saias, eternamente com sete anos» (Rute Araújo).
1932-19ABR2007 - Jean-Pierre Cassel: «Dizem muitas vezes que, como actor, tenho uma carreira soberba, mas só um filme em cada dez é que me correu bem».
20ABR2007 - Eduardo Batarda é distinguido com o Grande Prémio EDP 2007, celebrando «uma das obras mais originais da pintura contemporânea - mesmo a nível internacional» (Alexandre Melo).
MEMÓRiA
1799-29JAN1837 - Aleksandr Sergeyievitch Pushkin: «A inspiração é necessária na geometria, tal e tanto como para a poesia».
07ABR1707-1783 - Leonhard Euler: Matemático, desenvolveu a geometria analítica e a trigonometria - «Calculava sem esforço aparente, como os homens respiram, como as águias planam ao vento» (François Arago - 1786-1853).
1775-18JUL1817 - Jane Austen: «Se eu passar muitas horas tentando convencer-me, pessoalmente, de que tenho razão, quem me garante que não haverá algum motivo para, afinal de contas, recear que estou enganada?»
10SET1887-1953 - Rudolf Michael Schindler: «Considero-me o primeiro e, mesmo, um dos poucos criadores que, conscientemente, abandonaram a arquitectura escultural, estilística, para conceber o espaço como meio artístico».
12SET1897-1956 - Irène Joliot-Curie: «Para ensinar radioactividade, poucas pessoas em França têm os conhecimentos necessários. Creio, portanto, fazer bem em retomar a minha carreira científica».
1810-13SET1877 - Alexandre Herculano: «E eu que velo na vida, e já não sonho / Nem glória, nem ventura».
ANTIQUÁRiO
1927 - Virtude Fácil - Inspirado numa obra polémica de Noël Coward, Easy Virtue é o quarto filme de Alfred Hitchcock, para Michael Balcon dos Gainsborough Studios. O produtor aceitou o projecto com muito cepticismo e pouco entusiasmo. O tema não tinha interesse, para ele: a bela Larita Filton (Isabel Jeans), que fora vítima num duvidoso caso de divórcio, conhece John Whittaker (Robin Irvine), e casa-se com ele. Wittaker é um jovem cativante mas de carácter débil, filho de uma rica família inglesa, muito apegada às convenções. A sogra de Larita (Violet Farebrother) descobre que ela foi acusada de desonestidade, no seu divórcio anterior, injustamente, mas a família não pode tolerar a mera possibilidade de um escândalo, e o abúlico John é incapaz de defender a esposa contra as acusações de sua mãe.
Donald Spoto
VISTORiA
A Morte do Lidador
Cansados de tanto combater, reduzidos a menos de metade em número e cobertos de feridas, os cavaleiros de Cristo evocaram o Seu nome e fizeram o sinal-da-cruz. O Lidador perguntou em voz fraca a um pajem que estava ao pé das andas que nova revolta era aquela.
Os mouros foram socorridos por um grosso esquadrão respondeu tristemente o pajem. A Virgem Maria nos acuda, que os senhores cavaleiros parece recuarem já.
O Lidador cerrou os dentes com força e levou a mão à cinta. Buscava a sua boa toledana.
Pajem, quero um cavalo. Onde está a minha espada?
Aqui a tenho, senhor. Mas estais tão quebrado de forças!...
Silêncio! A espada e um bom ginete.
O pajem deu-lhe a espada e foi pelo campo buscar um ginete, dos muitos que andavam já sem dono. Quando voltou com ele, o Lidador, pálido e coberto de sangue, estava em pé.
E o pajem ajudou-o a montar a cavalo.
Ei-lo vai o velho fronteiro de Beja! Para onde mais travada e acesa andava a peleja se encaminhou o Lidador.
Depois de deixar assinadas muitas armaduras mouriscas, o Lidador vibrara pela última vez a espada e abrira o elmo e o crânio de um cavaleiro árabe. O violento abalo que experimentou fez-lhe rebentar em torrentes o sangue da ferida que recebera das mãos de Almoleimar e, cerrando os olhos, caiu morto ao pé do Espadeiro, de Mem Moniz e de Afonso Hermigues de Baião. Repousou, finalmente, Gonçalo Mendes da Maia de oitenta anos de combates!
Alexandre Herculano - Lendas e Narrativas (excerto)
BREVIÁRiO
Tradisom edita em CD, Fernando Lopes-Graça e os Poetas (1906-1994); pela soprano Elsa Saque com o pianista Nuno Vieira de Almeida LIMAG.15-111.
Editora Caleidoscópio lança A Formosa Lusitânia - Portugal em 1873 de Lady Jackson; tradução de Camilo Castelo Branco.
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema edita Jim Jarmusch - Melancólica Independência; organização literária de Luís Miguel Oliveira.
Livros de Areia edita D. João, ou o Festim de Pedra (1665) de Molière (aliás, Jean-Baptiste Poquelin - 1622-1673); tradução de António Coimbra Martins.
Relógio D’Água edita Macbeth de William Shakespeare (1564-1616); tradução de José Miguel Silva LIMAG.79.
Antígona edita A Morte Melancólica do Rapaz Ostra e Outras Histórias de Tim Burton; tradução de Margarida Vale do GatoL IMAG.27.
Má Criação edita Lobos em Portugal de Paulo Caetano (textos) e Joaquim Pedro Ferreira (fotos); ilustrações de Jorge Mateus.
NOTICIÁRiO
Os Lobos Dentro de Um Cemitério - Cadafaz de Goes - Reina grande desgosto em toda a população d’esta terra, pelo facto de os lobos penetrarem dentro do cemitério d’esta vila, desenterrando três cadáveres, aos quais devoraram. Ainda há bem pouco tempo se faziam os enterramentos dentro da igreja de Cadafaz, mas, como o povo observou que a igreja exalava fétido, calculou que fosse dos corpos humanos ali internados. Trataram de quotizar-se por toda a freguesia, a fim de mandarem fazer um cemitério. Este fez-se, mas em tão más condições que os lobos foram ali devorar os cadáveres. O povo pede providências a quem competir, para que estes factos não se repitam.
12JAN1897 - Diário de Notícias
ELUCIDÁRiO
MAR2007 - Desaparecidas há quatrocentos anos, as aguarelas originais da Lua, pintadas por Galileu Galilei (1564-1642) no manuscrito Siderius Nuncius em 1610, são reconhecidas por peritos da Universidade de Pádua, em Itália. Segundo o catedrático William R. Shea, trata-se do «mais excepcional achado» sobre o astrónomo e matemático, «nos últimos cento e cinquenta anos», recém adquirido por Richard Lan, antiquário de Nova Iorque, e oriundo da América do Sul - porventura da Argentina, onde se estabeleceu numerosa comunidade italiana procedente de Veneto, a região natal de Galileu. A certificação de autenticidade decorreu com o cientista Horst Bredekamp, director do Instituto de História da Arte da Universidade Humboldt de Berlim.
Sobreviveram trinta cópias impressas da obra em causa, na qual Galileu descreve observações feitas com a sua luneta astronómica - como o relevo selenita, as manchas solares, as estrelas da Via Láctea, os anéis (designados braços) de Saturno e as fases de Vénus. Tais descobertas influenciaram a argumentação científica que levou Galileu a abandonar o modelo geocêntrico (a Terra no centro do Universo) de Claudio Ptolomeu (85-165) em favor da teoria heliocêntrica (o sistema de planetas em torno do Sol) de Nicolau Copérnico (1473-1543) IMAG.23-46.
EXTRAORDINÁRiO
O INFANTE PORTUGAL
Primeira Jornada
Capítulo Seis
SOB O SUOR DA ENGRENAGEM - 48
Aos poucos, a Lisboa estival recuperava de uma daquelas tempestades eléctricas, que lhe punham o asfalto a fumegar e as sarjetas cheias de detritos.
Para as bandas de Monsanto anoitecia e, já perdendo a sua invisibilidade, Escudeiro Europa poisou-se a custo, abrupto, em pleno relvado no Estádio do Jamor, qual mausoléu deprimente e fantasmagórico.
Porém, Escudeiro Europa não tivera opção, precisando por instantes de um local solitário onde pudesse refrigerar a carcaça de titânio que se lhe colava ao corpo.
Estava envolvido num confronto arrasador, a que escapou, apenas, graças a tal subterfúgio provisório. O atroz casal adversário deveria pairar, por alto, tentando localizá-lo. Como um predador dividido, frustrado, em catarse - à caça da sua presa, ferida e indefesa.
Continua
IMAGINÁRiO145
01 SET 2007 · Edição Kafre · imaginario@imaginarios.org
Ano IV · Semanal · Fundado em 2004
PROVAÇÕES
Manancial frequente e desafio constante para o envolvimento cinematográfico, a literatura volta a ser inspiração estimulante, intranquila de Não Digas a Ninguém - um thriller dirigido por Guillaume Canet, também argumentista com Philippe Lefèbvre, ambos responsáveis pela adaptação do romanesco original de Harlan Coben. Além dos aliciantes em transfiguração, persiste o privilégio duma trama intrigante, volúvel, que subjuga o leitor às vivências de um homem exposto em narrativa própria, e cujas surpreendentes peripécias avassalam num turbilhão da realidade, ameaçada ou simulada, e seus correspondentes perigos e fantasmas. A escrita contrastada, subvertida ao pressuposto de Não Contes a Ninguém - que Lucinda Santos Silva traduziu, em lançamento sob chancela da Editorial Presença - desvenda, afinal, o talento de um autor exploratório, imaginativo, especulando com tensão e humor os dilemas humanos da adversidade e da felicidade.
CALENDÁRiO
ABR2007 - Especialista em genética, responsável por uma equipa de investigação do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, António Jacinto é distinguido com o Human Frontier Science Program Award.
ABR2007 - Zack Snyder - realizador de 300, sobre o épico em quadradinhos de Frank Miller - planeia a realização de Watchmen, inspirado na novela gráfica de Alan Moore IMAGINÁRiO8-51-144.
ABR2007 - Através da Torre do Tombo, Portugal protesta junto da sede da Unesco, em Paris, por haver a Espanha apresentado unilateralmente, no primeiro trimestre de 2006, o Tratado de Tordesilhas - celebrado no Século XV, entre os dois países - à candidatura do programa Memórias do Mundo, que identifica documentos com valor de património da Humanidade. Reconhecida a razão, uma nova proposta - após negociações com a Subdirecção Geral dos Arquivos de Espanha - será formalizada, tendo redacção subscrita pelos dois Estados ibéricos IMAGINÁRiO14.
1931-07ABR2007 - Johnny Hart: Argumentista e ilustrador, criador de BC (1957) e, com Brant Parker, de O Feiticeiro de Id/The Wizard of Id (1964) - «Era um dos melhores cartoonistas americanos de todos os tempos, e absolutamente original» (Mell Lazarus).
1928-08ABR2007 - Sol LeWitt: «O artista serialista não tenta produzir um objecto belo ou misterioso, antes age simplesmente como um escriturário que cataloga os resultados dos seus trabalhos».
ANTIQUÁRiO
SET2006 - Um bloco de pedra com inscrições, descoberto em Veracruz, comprova a existência dum antigo sistema de escrita dos Olmecas - antepassados de outras grandes Civilizações (como a Teotihuacan e a Maia) da América Central - a qual poderá ser a mais antiga (cerca de quatrocentos anos, quanto às conhecidas) daquele Continente, entretanto determinada e revelando a complexidade de uma civilização fundamental e até agora misteriosa (ali iniciada há quatro mil anos, teve capital na região entre 1800 e 1300 aC). A Pedra de Cascajal foi encontrada em 1990, entre destroços da comunidade de Lomas de Tacamichapa, e registada no Instituto Nacional de Antropologia e História do México. Trata-se duma laje com 36 cm de comprimento e 21 de largura, 12 quilos de peso, onde estão gravados 62 símbolos pictográficos, alguns repetidos até quatro vezes cada, datando de 900 aC - a Fase de San Lorenzo (1200-900) da Civilização Meso-Americana. Segundo Carlos Rodríguez e Ponciano Ortiz, coadjuvados por Stephen Houston da Universidade de Brown (EUA), concerne a uma escrita com orientação horizontal, de leitura difícil e estimando-se remotas as possibilidades de decifração do respectivo código. Apresenta pequenas sequências, pares e unidades independentes de informação - os quais reflectiriam padrões de linguagem, com provável existência de sintaxe - podendo tratar-se de um texto com estrofes de expressão poética.
03SET1907 - No Theatro do Príncipe Real, estreia O Rapto de Uma Actriz de Lino Ferreira IMAGINÁRiO7.
MEMÓRiA
428 aC-347 aC - Platão: «O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo, porque tem que dizer qualquer coisa.»
PRIORITÁRiO
JUL2007 - Em Kids Around Ellipse - Ateliers Temáticos Para Crianças, tendo em vista «a prática da educação visual e o enriquecimento da linguagem e do imaginário», Ellipse Foundation - Contemporary Art Collection apresenta, em Alcoitão, o contributo de Robert Wilson (dia 7), Sarah Lucas (dia 14) e Thomas Scheibitz (dia 21). Consultar: www.ellipsefoundation.com
VISTORiA
Suponhamos uns homens numa habitação subterrânea em forma de caverna, com uma entrada aberta para a luz... Estão lá dentro desde a infância… de tal maneira que só lhes é dado permanecer no mesmo lugar e olhar em frente; serve-lhes de iluminação um fogo que se queima ao longe... Pensas que, nestas condições, eles tenham visto, de si mesmo e dos outros, algo mais que as sombras projectadas pelo fogo na parede oposta da caverna?
...Não te parece que eles julgariam estar a nomear objectos reais, quando designavam o que viam?
...Quando algum dos transeuntes falasse, não te parece que eles não julgariam outra coisa, senão que era a voz da sombra que passava?
...Pessoas nessas condições não pensariam que a realidade fosse senão a sombra dos objectos.
Platão - A República - Livro VII (excerto)
INVENTÁRiO
O RAPTO DE UMA ACTRIZ
João Freire Correia foi o operador de O Rapto de Uma Actriz (1907) - uma das mais curiosas experiências pioneiras, concretizadas no cinema português - integrado e exibido na revista Ó da Guarda! de Luis Galhardo e Barbosa Júnior, em cena no Theatro do Príncipe Real. Neste autêntico sketch participaram - em distintas tarefas - três entusiastas que, dois anos mais tarde, as iriam repetir no projecto inicial de Os Crimes de Diogo Alves: Lino Ferreira - como eventual realizador e promotor da ideia, que trouxera de Paris; Freire Correia - que, provavelmente, também dirigiu a acção; Nascimento Fernandes - que prolongava na tela a sua intervenção em cena... Considerada a primeira tentativa de vulto, ainda não-autónoma, da ficção no cinema português, produziu-a Luís Ruas por 300 mil réis. A estreia decorreu a 3 de Setembro, tendo participado - incluindo figuração - cerca de 120 pessoas: entre outras, os actores Carlos Leal, Lucinda do Carmo, Lino Ferreira, Tomás Vieira, Castello Branco e o escritor Accacio Antunes. A manivelação, tirada ao natural no Campo Grande, fez-se em apenas cinco horas!
Como evocaria Nascimento Fernandes, no fim do primeiro acto e após se anunciar a interrupção do espectáculo, mas que valia a pena esperar, a projecção mostrava «Carlos Leal fugindo com a estrela (Lucinda do Carmo). Depois, no Campo Grande, em pleno idílio amoroso, surgiam os perseguidores. E iniciava-se uma série de correrias... Recordo-me de que (o polícia Savalidade) trepava a um poste dos telefones, a procurar descobrir os fugitivos, que davam saltos e trambulhões... Está claro que agarrávamos os pombinhos e os reconduzíamos ao teatro», onde a função continuava, com enorme sucesso de público e apoiada pela crítica como «auspiciosa iniciativa digna de prosseguimento». Como curiosidade, anote-se que a artista em palco era, entretanto, Maria da Luz Veloso - a qual substituiu Lucinda, que abrilhantou as filmagens, na semana anterior à estreia da fita.
ANUÁRiO
1967 - 2001 - A Space Odyssey - A incógnita que suscita a exploração do cosmo constitui, também, uma das facetas privilegiadas do imaginário - que os efeitos especiais convertem, afinal, em prodígio além do fantástico. Em 1967, Stanley Kubrick deslumbrou com 2001 - Odisseia no Espaço - cedo convertido em clássico e marco transfigurador, ao explorar uma dimensão fascinante, mas desconhecida.
Em causa, um romance de Arthur C. Clark - que assim referenciou esses parâmetros: «O passado e o futuro do homem. A hierarquia planetária do universo que, na realidade, deve ser muito inferior. As nações, a humanidade à procura de inteligências mais elevadas...»
Tendo revolucionado as virtualidades da ficção científica, tal épico continua a evocar um culto nostálgico, a render novas gerações. Tudo, porque um misterioso monolito negro paira, aterrorizador, há quatro milhões de anos; ou intrigará os astronautas, redescoberto no profundo subsolo lunar...
Desafio infinito, intemporal - em que, para Roman Polanski, «ciência e imaginação se apoiam, duma maneira extremamente precisa. Não se fez nenhum outro filme em que a fantasia se baseasse, tanto, na documentação». Saga idealizada, alegoria política, Kubrick estiliza em 2001 o elã de um filme-ópera, em sagração da Odisseia no Espaço: contrapondo o instinto primitivo à utopia da felicidade, o limiar tecnológico ao crepúsculo da civilização. Sublimando «um mero exercício estético» - tal como reivindicou, com génio visionário.
BREVIÁRiO
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema edita Roberto Rossellini e o Cinema Revelador; organização literária de Luís Miguel Oliveira e Neva Cerantola.
Tradisom edita em CD, Integral das Canções de Luís de Freitas Branco (1890-1955); pela soprano Elsa Saque com os pianistas Nella Maissa e Nuno Vieira de Almeida IMAGINÁRiO48-78-111.
Guerra & Paz edita Os Manuscritos Gertrudes - Diário Íntimo e Cartas de Amor de Gertrudes da Costa Lobo a Camilo Castelo Branco [1850-1857] de Manuel Tavares Teles IMAGINÁRiO27-31-41-87-111-113.
NOTICIÁRiO
No País do Cacau - Viagem de S.A. o Príncipe Real - Sua Alteza o Príncipe Real desembarcou em São Tomé no dia 12 de manhã, conforme estava marcado no programa oficial da viagem. Alojou-se no Palácio do Governo e percorreu as ruas principais, visitando o Hospital e, a dois kilometros da cidade, a Roça Blu-Blu, notável pela sua admirável queda de água. No dia seguinte, o Sr. D. Luiz Filippe realizou uma visita à Roça Boa Entrada, propriedade do Sr. Henrique de Mendonça e que é citada pelos próprios estrangeiros como modelar. Em seguida, embarcando na Praia de Diogo Nunes, partiu para o norte da ilha, onde fica situada a grande Fazenda do Rio de Oiro, pertencente ao Sr. Conde de Valle Flor, e em que sua Alteza pernoitou. No dia 14 o Príncipe visitou a Roça Água Izé e passando pelo Monte Café foi embarcar na Praia do Rei.
22JUL1907 - Illustração Portugueza - Nº 74
IMAGINÁRiO144
24 AGO 2007 · Edição Kafre · imaginario@imaginarios.org
Ano IV · Semanal · Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
ATRACÇÕES
No culto privilegiado da escola franco-belga, entre nós, Spirou e Fantásio formam uma das mais populares duplas aventurescas - sagrando um clássico cujos impacto e modernidade se mantêm, ao longo de anos, conquistando os leitores adolescentes. Para tal, Franquin converteu-se em referência essencial - mas, numa alusão festiva, é preciso recuar no tempo e no preito, até às origens, com o criador Rob-Vel. E não poderia haver melhor oportunidade: o irresistível Spirou - que em valão significa esquilo ou, alegoricamente, irrequieto, tendo sido baptizado pelo escritor Émile-André Robert - celebra em 2008 setenta anos, desde que foi admitido como groom no Moustic-Hôtel! Por esse mesmo e já distante 1938, apareceu Le Journal de Spirou - prestigiando-se com atracções e aliciantes que fizeram o estilo de uma revista, através de sucessivas gerações. Para comemorar condignamente tão expressiva efeméride, o jornal Público lança - em parceria com as Edições Asa - a Colecção Spirou, cuja irreverência exuberante, estilizada caricaturalmente, se expande através de vinte álbuns imprescindíveis. Tudo começa alegremente, num dia como todos os outros, quando A Máscara Misteriosa vem perturbar As Aventuras de Spirou e Fantásio - símbolo da imprensa juvenil em banda desenhada…
ELUCIDÁRiO
6MAR2007 - Enunciada em 1887 pelo cientista norueguês Sophus Lie, a estrutura geométrica complexa E8, com 248 dimensões (grupos rodeados de círculos, esferas e hiperbolóides, com objectos primos em número muito mais elevado, estando em causa 453.060 representações irredutíveis, ou blocos de construção de base), é descodificada por uma equipa de dezoito investigadores estadunidenses e europeus, no American Institute of Mathematics/AIM, em Palo Alto, Califórnia. A equação e os cálculos necessários para a resolução do enigma, mapeando um rendilhado numérico em perfeita simetria, foram desenvolvidos por sofisticados meios computacionais (64 gigabytes de memória e 64 processadores), e a tabela de caracteres formulada (uma gigantesca matriz com 1.200 milhões de polinómios de Kazhdan-Lusztig-Vogan) terá aplicações na matemática, na física ou na química, podendo contribuir para a formulação da teoria unificada - que tudo explica e integra: das partículas infinitas do átomo, à gravidade de Newton, ou à vida das estrelas no universo.
CALENDÁRiO
1934-23MAR2007 - Paul Joseph Cohen: Cientista galardoado com a Fields Medal em 1966, professor na Stanford University em 1959-2004, tendo-se distinguido pelo seu contributo nos campos da lógica e da análise matemáticas.
1947-28MAR2007 - Luís de Miranda Rocha: «Um dos raros poetas do Século XX que não usa o sentimentalismo, a retórica empolada de um discurso da tradição portuguesa, mas, pelo contrário, uma linguagem muito semelhante à música experimental» (Pires Laranjeira)
05ABR2007 - Lusomundo estreia 300 de Zack Snyder, com Gerard Butler e Tom Wisdom; sobre o épico em quadradinhos com o mesmo título, por Frank Miller IMAGINÁRiO51.
1916-06ABR2007 - Luigi Comencini: «Realizei filmes de estilos muito diferentes, pelo que será difícil as pessoas possam reconhecerem que uma obra é minha, logo ao primeiro olhar».
11ABR-17JUN2007 - Museu da Imprensa expõe Agostinho da Silva [1906-1994]: o «Filósofo da Liberdade» na Imprensa IMAGINÁRiO20-71
13ABR-03JUN2007 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I apresenta Récits de Voyage I, exposição de Maria da Assunção Avillez.
MEMÓRiA
27AGO1927-1991 - António Reis: «Como quem parte de uma sombra para um poema, e de uma folha guardada para a memória, parto de imagens fluidas para uma província perdida» (Trás-os-Montes) IMAGINÁRiO96.
1924-29AGO1987 - Lee Marvin: «Ah, o sucesso! Põem o nosso nome numa estrela no passeio de Hollywood Boulevard, caminhamos até lá e encontramos em cima dela o mimo de um cão. Isto diz tudo, baby.»
1821-31AGO1867 - Charles Baudelaire: «O mal faz-se sem esforço, naturalmente, por fatalidade; o bem é sempre produto de uma arte».
PRIORITÁRiO
Poesia Erótica - Audioblog de Luís Gaspar, iniciado com A Paz - do livro Novas Cartas Portuguesas de Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno. Em espaço alternativo ao Estúdio Raposa, a categoria Poesia Satírica. Consultar: http://www.poesiaerotica.com.pt
VISTORiA
A Serpente Que Dança
Em teu corpo, lânguida amante,
Me apraz contemplar,
Como um tecido vacilante,
A pele a faiscar.
Em tua fluida cabeleira
De ácidos perfumes,
Onde olorosa e aventureira
De azulados gumes,
Como um navio que amanhece
Mal desponta o vento,
Minha alma em sonho se oferece
Rumo ao firmamento
Teus olhos que jamais traduzem
Rancor ou doçura,
São jóias frias onde luzem
O ouro e a gema impura.
Ao ver-te a cadência indolente,
Bela de exaustão,
Dir-se-á que dança uma serpente
No alto de um bastão.
Ébria de preguiça infinita,
A fronte de infanta
Se inclina vagarosa e imita
A de uma elefanta.
E teu corpo pende e se aguça
Como escuna esguia,
Que às praias toca e se debruça
Sobre a espuma fria.
Qual uma inflada vaga oriunda
Dos gelos frementes,
Quando a água em tua boca inunda
A arcada dos dentes
Bebo de um vinho que me infunde
Amargura e calma,
Um líquido céu que se difunde
Astros em minha alma!
Charles Baudelaire (tradução de Ivan Junqueira)
TRAJECTÓRiA
ANTÓNIO REIS
Poeta e realizador do cinema português, António Ferreira Gonçalves dos Reis nasceu em Valadares, a 27 de Agosto de 1927; faleceu em Lisboa, a 10 de Setembro de 1991. Fez estudos liceais no Porto, revelando-se como artista autodidacta em Belas-Artes. Nos anos ’50, iniciou-se na Secção de Cinema Experimental do Cine-Clube do Porto, do qual foi sócio activo, e Presidente da Mesa da Assembleia Geral (1955). Pela mesma altura, despontou o escritor, que se destacaria com Poemas Quotidianos (1957, 1967). Em 1968, radicou-se em Lisboa, tendo sido professor da Escola de Cinema (1977 - Espaço Fílmico). Como cineasta, transfigurou a paisagem geográfica e humana, sobretudo do Nordeste de Portugal, recebendo o aplauso da crítica internacional pelo lirismo e beleza estética. Carreira como realizador: Painéis do Porto (1963), Do Rio ao Céu (1964), Jaime (1974), Trás-os-Montes (1976), Ana (1982), Rosa de Areia (1989). Em 1991, deixou em projecto Pedro Páramo.
LEE MARVIN
Duro, cínico, perverso, tenso, electrizante, tal como era particularmente propício ao seu tipo físico e fisionómico, Lee Marvin personificou o (anti)herói fascinador, no volúvel território aventuresco de Hollywood - estigmatizado entre o bem e o mal, e privilegiando as paisagens do Oeste. Nasceu em Nova Iorque, em 1924, filho de um executivo publicitário e de uma cronista de moda. Em 1943, ingressou nos Marines e combateu no Pacífico Sul, mas foi considerado inválido - depois de ficar gravemente ferido, e merecendo distintas condecorações. Com o termo da II Guerra Mundial, experimentou vários trabalhos de subsistência, tendo sido mesmo canalizador. Casualmente, iniciou uma carreira de palco, substituindo um dos actores em Roadside, um espectáculo estival off-Broadway. Em seguida, fez parte do elenco habitual do American Theatre Wing de Nova Iorque.
Em 1951, Marvin lançou-se na Broadway - em peças como Billy Budd e A Streetcar Named Desire - e, pelo Verão, no cinema de Hollywood, justamente requisitado por Henry Hathaway para Marinheiros de Água Doce (USS Tea Kettle/You’re in the Navy Now, 1951). Ainda nesse ano, celebrou um primeiro casamento com Betty Edeling, tendo-se divorciado em 1967. Em paralelo, desenvolveu uma significativa carreira de televisão - como protagonista da série Balinger (M Squad, 1957-60), convidado em Bonanza (1959-73) e The Virginian (1962-69) ao estilo western, ou com o seu próprio show intitulado Lee Marvin Presents. Entretanto, convertera-se também num dos mais populares especialistas em papéis de facínora ou psicopata, em fitas negras, de guerra, espionagem ou criminais.
Em 1965, Marvin foi galardoado com o Oscar para o Melhor Actor, sob o signo do Oeste, por um duplo papel impressionante em Cat Ballou (Elliot Silverstein). Em 1970, voltou a casar com Pamela Seeley. Nove anos mais tarde, Marvin foi notícia destacada como parte directa num caso legal, que estabeleceu doutrina para os tribunais da Califórnia: tendo vivido durante seis anos em relação extra-conjugal com uma mulher, esta exigiu judicialmente metade da sua fortuna; a pretensão foi rejeitada, mas o actor teve que pagar uma quantia fixa, para permitir à requerente refazer a sua vida. Com o tempo, a sua carreira tornou-se cada vez mais rareada, impondo no entanto os louros da veterania. Marvin faleceu em 1987, vítima de um ataque cardíaco.
BREVIÁRiO
2006 - Relógio D’Água edita A Invenção da Modernidade de Charles Baudelaire; organização de Jorge Fazenda Lourenço, tradução de Pedro Tamen.
Publicações Dom Quixote edita Combateremos a Sombra de Lídia Jorge.
EXTRAORDINÁRiO
O INFANTE PORTUGAL
Primeira Jornada
Capítulo Cinco
O CONTENTO DA SEREIA LEDA - 47
Fogo e gelo. O separar das águas naufragou o funesto criador, enquanto se sobrepunha a atleta capitosa. E Plevna Kostoglotov soergueu-se, estendendo-lhe os braços miríficos, quais amarras suplicantes:
- Ando meia em lume brando… Não me poupes. Preciso de quem me inflame o coração!
Mas, para Nero Faial, não. Assim a seco, aquilo não era líquido. Aliás, nem ele se varava, contrafeito...
Então, e num grácil jeito, Plevna Kostoglotov soltou os cabelos áureos, que faiscaram como firmamento em êxtase, dissolvendo-se num marulhar de fragrâncias e requebros siderais.
Continua
IMAGINÁRiO143
16 AGO 2007 · Edição Kafre · imaginario@imaginarios.org
Ano IV · Semanal · Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
REQUEBROS
Como se derrubam as barreiras entre adolescentes e adultos? O que forja, afinal, a confiança e a cumplicidade através de gerações? Eis questões complexas, mas intemporais, que se colocam e confrontam, do testemunho ao espectáculo, em Ritmo e Sedução - com edição em DVD, sob chancela Lusomundo - de Liz Friedlander, realizadora prestigiada em videoclips, que recria a experiência verdadeira de Pierre Dulaine. Um professor especializado em danças de salão que se oferece como mentor de alunos do secundário considerados difíceis, numa escola pública de Nova Iorque. Recebido a princípio com irreverência e resistência, a convicção ao ensino artístico, clássico, a par com a partilha de talentos ou afeições, quanto à música e ao estilo hip-hop, alia-os numa vivência ritual, electrizante, em que a assunção dos problemas pessoais, das ambições conjugadas, culmina numa participação inabalável em prestigiada competição urbana e nacional... Ícone do cinema, ele próprio habilitado pela coreógrafa JoAnn Jansen, Antonio Banderas transcende-se pela mestria e atitude em veemência, disciplina, exuberância e sensualidade.
CALENDÁRiO
05ABR2007 - Lusomundo estreia Dot.Com de Luís Galvão Teles; com João Têmpera e Marco Delgado.
MEMÓRiA
1853-01AGO1917 - Angelina Vidal: Poetisa, jornalista, dramaturga, novelista, professora liceal e do Conservatório, conferencista de convicções socialistas e militante da causa republicana.
08AGO1857-1944 - Cécile Chaminade: «Não se trata de uma mulher que compõe música, e sim de um compositor que por acaso é mulher» (Ambroise Thomas).
16AGO1867-1900 - António Nobre: «Aí vão os versos de que te falei. São os únicos que tenho feito a alguém. Se em outros tenho cantado o amor é porque parece mal não o cantar».
17AGO1877-1912 - Manuel Laranjeira: «E não me assusta a morte! Só me assusta / ter tido tanta fé na vida injusta / ...e não saber sequer pra que a vivi!»
VISTORiA
Menino e Moço
Tombou da haste a flor da minha infância alada.
Murchou na jarra de oiro o púdico jasmim:
Voou aos altos céus a pomba enamorada
Que dantes estendia as asas sobre mim.
Julguei que fosse eterna a luz dessa alvorada,
E que era sempre dia, e nunca tinha fim
Essa visão de luar que vivia encantada,
Num castelo com torres de marfim!
Mas, hoje as pombas de oiro, aves da minha infância,
Que me enchiam de lua o coração, outrora,
Partiram e no Céu evolam-se, a distância!
Debalde clamo e choro, erguendo aos Céus meus ais:
Voltam na asa do Vento os ais que a alma chora,
Elas, porém, Senhor! Elas não voltam mais...
António Nobre - Só
Carta a Ninguém
Não tornes a queixar-te! Se morreu
aquele grande amor e malfadado,
porque o mataste, filha? Ai! o culpado
bem vês que não fui eu...
Julguei-te abandonada, solitária:
quis fazer da tu'alma a ideal
e doce irmã da minha... e afinal
ela era como as outras? ordinária...
Não tornes a queixar-te mais de mim!
Eu não te posso amar: amar assim,
como os outros, não sei... era um engano...
Foi bem maior que a tua a minha dor:
tu sofreste o desamor,
mas eu, filha, sofri? o desengano...
Manuel Laranjeira - Comigo. Versos Dum Solitário
ELUCIDÁRiO
A Censura já existia antes da invenção da tipografia, pois a ela eram muitas vezes submetidos os manuscritos destinados à reprodução pelos copistas. Em França, por exemplo, há notícia de um Acto do Parlamento, datado de 17 de Julho de 1406, pelo qual é suprimido um libello, intitulado Carta da Universidade de Toulouse; e de uma sentença do mesmo Parlamento, condenando ao fogo em 29 de Fevereiro de 1413, um escrito de João Petit, franciscano. Os livreiros jurados de Universidade, que mandavam copiar os manuscritos, levavam-nos aos deputados das faculdades, a fim de que estes os examinassem e permitissem a sua venda.
25ABR1897 - Diário de Notícias
REPOSITÓRiO
A PRIMEIRA TIPOGRAFIA
DO BRASIL FOI MONTADA
NO RIO DE JANEIRO EM 1747
O notável discurso que Augusto de Castro pronunciou na Associação Brasileira de Imprensa e no qual focou a necessidade do perfeito intercâmbio jornalístico de Portugal e Brasil, sugeriu-nos a evocação do estabelecimento da primeira oficina tipográfica no Rio de Janeiro.
Era capitão-general Gomes Freire de Andrade, grande soldado e administrador.
Andara por Minas Gerais e governando as capitanias de Goiaz e Mato Grosso; prestara as suas exuberantes provas e, no ano de 1743, dava as suas ordens ao intendente Frois para explorar as riquezas diamantíferas de Paracatu.
Era muito precário o abastecimento de água no Rio de Janeiro e o notável governador começou a pensar na construção do aqueduto da Carioca, que levou a cabo com o chafariz da Praça do Carmo. Edificara o palácio do Governo e, sendo muito dado a letras, quis ter à sua disposição uma oficina tipográfica.
Reinava em Portugal D. João V. Era seu secretário Alexandre de Gusmão, o notável brasileiro cuja obra, por todos os motivos digna de registo, ficou quase desconhecida, e as naus das quintas fundeavam no Tejo abarrotadas de ouro.
O capitão-general pretendeu elevar a instrução no Brasil e, estendendo a mão a alguns intelectuais, congregá-los-ia nas academias que se denominavam dos Felizes e das Selectas.
A tipografia, representando a parte material para a divulgação dos trabalhos dos poetas, tornara-se a ideia dominante do estadista. Pensou durante algum tempo na obra a realizar e, já de há muito tempo afastado da metrópole, julgou seu projecto em harmonia com a época, entrevista através da leitura de livros estrangeiros.
Por aquele tempo labutava na capitania um homem de iniciativa e que, dispondo de alguns bens, deliberou empregá-los para satisfazer as aspirações de Gomes Freire de Andrade. Sob o seu patrocínio a oficina tornar-se-ia um negócio rendoso, visto que lhe adjudicavam os trabalhos oficiais que o capitão-general mandaria imprimir. Depois vieram os particulares dar-lhe impulso e, fatalmente, do capital proviria o lucro ambicionado por quem o sacrificava em operação que julgava, não só sem riscos, mas propícia.
Chamava-se António Isidoro da Fonseca o director e proprietário da primeira oficina gráfica no Brasil.
Iniciou-se logo a composição do manuscrito que o juiz de fora dr. Luís António Rousado da Cunha apresentara ao capitão-general e que ia ser impresso em grande júbilo.
O Brasil tinha a sua imprensa.
A obra intitulava-se Primeira relação da entrada que fez o ex,mº e rev.mº sr. D. Fr. António do Desterro Malheyro, bispo do Rio de Janeiro, em primeiro anno de 1747, havendo sido seis annos bispo de Angola, de onde por nomeação de S.M. e bulla pontificia foi promovido para esta diocese. Composta pelo dr. Luiz Antonio Rousado da Cunha.
Não podia ser mais condigno com o espírito dominante o folheto no qual se exalçava a cerimónia, a que concorrera a sociedade da capitania e que o povo aplaudira.
D. Frei António do Desterro era culto. Minhoto, de Viana do Castelo, filho do fidalgo Ventura Malheiro Reimão, formara-se em teologia e assinalara-se no púlpito. Amigo da instrução, alma bondosa, como provou ao proteger os escravos, não admitia as superstições e reprimira os abusos do seu clero. Desenvolveu a instrução religiosa: fundou recolhimentos e capelas e tornou-se grande colaborador de Gomes Freire de Andrade, em cujo governo sucederia interinamente.
A segunda obra que saiu daquele prelo era ainda da autoria do dr. Rousado da Cunha e tinha o seguinte título: Em applauso do ex.mº e rev.mº sr. D. Frey Antonio do Desterro Malheyro, bispo desta cidade, romance heróico em folio.
Levara-se mais longe o enaltecimento do prelado, em prosa e verso, em latim e português, e a oficina ia começar a imprimir outros trabalhos, quando foi obrigada a suspender a sua laboração.
Ao chegarem ao reino aqueles folhetos, de tão religiosa intenção, o Governo, apesar dos assuntos saídos daquele prelo serem de molde a elogios, mandou censurar asperamente o governador, ordenando que cessassem os trabalhos.
Não pedira licença para estabelecer a tipografia: incorrera em desagrado.
Disse-se que, apesar da proibição, a oficina ainda trabalhou clandestinamente, desnaturalizando as suas produções, pois as datava de Madrid, 1748, como sucedeu, por exemplo, com o folheto Exame de Bombeiros.
Gomes Freire de Andrade incorreu na repreensão mas isto não obstou a que continuasse no seu alto posto e prosseguisse o seu culto das letras.
Foi o grande general das campanhas do Rio Grande do Sul: venceu os índios, sendo celebrado o seu valor no poema Uruguai, escrito pelo seu protegido José Basílio da Gama, que seria notável poeta e muito querido de Pombal.
O ilustre militar e estadista não ficou sem recompensa. El-Rei D. José, por decreto de 8 de Outubro de 1758, nomeou-o conde de Bobadela. Morreu na sua capitania, cinco anos depois, quando se derrocara o resultado das suas lutas no Rio Grande.
Assumira o governo o bom antiste letrado, que Deus levaria para si à beira dos oitenta anos, se não todos felizes completamente honrados.
Não fora pecado o seu parecer de homem culto e piedoso, em relação ao estabelecimento da tipografia no Brasil.
Rocha Martins - Diário de Notícias - 18AGO1947
BREVIÁRiO
2006 - Hyperion/Andante edita Piano Music by Cécile Chaminade - 2; ao piano, Peter Jacobs.
2005 - Livraria Civilização edita Império à Deriva - A Corte Portuguesa no Rio de Janeiro 1808-1821 de Patrick Wilcken.
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema edita, em As Folhas da Cinemateca, Nicholas Ray; textos de João Bénard da Costa.
Editora Caleidoscópio lança A Guerra Civil em Portugal - 1833-1834 do Barão de Saint Pardoux.
PRONTUÁRiO
TRANSPARÊNCIA
Em 1297, o Véu de Verónica - um pedaço de pano com que a santa limpou o rosto de Cristo, a caminho da Cruz - chega a Roma, ignorando-se o que lhe aconteceu depois. Mencionado em A Divina Comédia de Dante, é semelhante ao tecido usado por faraós egípcios, e feito a partir dos fios com que os mexilhões se agarram às rochas. Actualmente, encontra-se num Mosteiro da região de Abruzzo, a leste da capital italiana.
A relíquia conserva estampada a cara de Jesus, com os olhos abertos e, se erguida à luz do dia, tal imagem desaparece. O nome da sua padroeira derivaria de vera icona, o verdadeiro ícone - o qual foi submetido a exame por cientistas transalpinos, em 1999, tendo-se mostrado incapazes de explicar o mistério que envolve o subtil fenómeno da sindone.
CALENDÁRiO
JAN2007 - A cargo da Câmara Municipal de Coimbra, principiam as obras de reabilitação do imóvel de Adolfo Rocha, aliás Miguel Torga, estando prevista a respectiva conclusão até 12AGO, quando se assinala o centenário de nascimento do médico-escritor, cujo espólio está preservado e em catalogação por técnicos da autarquia.
MEMÓRiA
10AGO1897-1935 - Reinaldo Ferreira, o Reporter X: «Figura lendária do jornalismo português, teve, nas primeiras décadas do século, um lugar de grande evidência, que se projectou além do espaço temporal em que viveu e escreveu» (António Valdemar) IMAGINÁRiO53.
12AGO1907-1995 - Adolfo Correia da Rocha, aliás Miguel Torga: «Eu sou quem sou. Torga é uma planta transmontana, urze campestre, cor de vinho, com as raízes muito agarradas e duras, metidas entre as rochas. Assim como eu sou duro e tenho raízes em rochas duras, rígidas, Miguel Torga é um nome ibérico, característico da nossa península» IMAGINÁRiO21.
15AGO1897 -1970 - Cassiano Branco: «É uma violência à sua memória aparecerem pessoas tentando dar a entender que ele era perverso na arquitectura, ecléctico, disléxico e que, umas vezes, fazia coisas sérias e, outras, uma série de disparates» (Trofa Real).
ANTIQUÁRiO
12AGO1937 - Alfred Hitchcock visita com a família Nova Iorque, para conhecer o produtor David O’Selznick, que solicitara os seus serviços como realizador. Mais tarde, enquanto rodava Desaparecida (The Lady Vanishes - 1938), Hitchcock recebeu um telegrama de O’Selznick, formalizando o convite para viajar até Hollywood, onde deveria dirigir um filme baseado no naufrágio do Titanic.
1979-1987 - Arca Filme produz Eu, Miguel Torga, série com realização de João Roque, emitida por Radiotelevisão Portuguesa/RTP.
1991 - Edgar Pêra realiza A Cidade de Cassiano com produção de Câmara Municipal de Lisboa, e Vida e Obra de Cassiano Branco para RTP.
VISTORiA
Súplica
¨Agora que o silêncio é um mar sem ondas,
E que nele posso navegar sem rumo,
Não respondas
Às urgentes perguntas
Que te fiz.
Deixa-me ser feliz
Assim,
Já tão longe de ti como de mim.
Perde-se a vida a desejá-la tanto.
Só soubemos sofrer, enquanto
O nosso amor
Durou.
Mas o tempo passou,
Há calmaria...
Não perturbes a paz que me foi dada.
Ouvir de novo a tua voz seria
Matar a sede com água salgada.
Miguel Torga - As Tormentas
OBSERVATÓRiO
A piedosa Verónica
enxuga o rosto de Jesus
Sexta estação - O seu rosto ensanguentado, por Verónica enxugado, contemplemos com amor
Verónica enxuga o rosto de Jesus, ensanguentado e cheio de escarros. Ele recompensa-a, imprimindo sobre o linho a Sua face adorável.
Jesus é muito ultrajado e profanado no Adorável Sacramento: e, onde estão as Verónicas compassivas para reparar tais abominações? Fica-se espantado de ver tantos sacrilégios cometidos contra o Augusto Sacramento; dir-se-ia que Jesus Cristo é entre nós um estranho, indiferente e desprezível.
Senhor, adoro sob o Véu Eucarístico, a Vossa Sagrada Face cheia de glória e majestade; dignai-Vos imprimir os Vossos traços no meu coração.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
São Pedro Julião Eymard (1811-1868) - Via Sacra Eucarística
DOCUMENTÁRiO
AGO2006 - Imagens da Nasa - A Agência Espacial Norte-Americana, NASA, reconhece publicamente que as cassetes originais com as imagens da Missão Apollo XI estão «extraviadas. Mas não posso dizer que nos sintamos preocupados. De uma forma ou de outra, possuímos todos os dados e registos», refere Grey Hautaloma.
A 20JUL1969, milhões de pessoas em todo o Mundo assistiram ao passeio sem gravidade de Neil Armstrong, que deixou a primeira pegada em solo selenita, declarando: «Este é um pequeno passo para o Homem, mas um salto gigantesco para a Humanidade». As imagens em causa foram captadas por três estações terrestres: Goldstone na Califórnia, Honeysuckle e Observatório Parkes na Austrália. Enviadas para o Centro Espacial Goddard, no Maryland, seguiram para o Arquivo Nacional dos EUA, e só no final dos anos ’70 regressaram à NASA. Entretanto desaparecidas, e porventura degradadas ou invisionáveis, segundo Ed Campion, as setecentas cassetes estão a ser procuradas «há bastante tempo».
12AGO2006 - Chuva de Meteoros das Perseidas - A partir da meia-noite, o céu é marcado por traços de luz, visíveis a olho nu, sobretudo a Nordeste. Trata-se do instante mais intenso de um fenómeno entre 17JUL e 24AGO, motivado por restos da cauda do cometa Swift-Tuttle, em desintegração. As chuvas de estrelas cadentes derivam de partículas que
os cometas deixam, ao aproximarem-se do interior do Sistema Solar. Quando entram na atmosfera terrestre, tais partículas inflamam-se e desintegram-se, deixando um estigma
brilhante e incandescente. A trajectória da Terra em torno do Sol faz com que atravesse, em meados de Agosto, uma região onde persiste o rasto do cometa Swift-Tuttle - identificado em 1862, ao transitar na zona central do Sistema Solar, mas a sua passagem mais recente ocorreu em 1992, cento e trinta anos depois. Apenas explicado nessa altura, o fenómeno repete-se desde o Século VIII. A designação Perseidas provém da constelação onde se encontra o radiante, a região do céu da qual parece derivar a chuva de estrelas. Neste caso, o radiante é a constelação de Perseu, próxima de Cassiopeia. As Perseidas formam um enxame periódico, mas as partículas espalham-se e desaparecem. Segundo a lenda, a chuva de estrelas são lágrimas de São Lourenço, mártir festejado a 10AGO, na Península Ibérica.
NOTICIÁRiO
As estrelas Cadentes - Eis mais alguns factos que explicam a aparição de meteoros na noite de 27 de Novembro. Em 27 de Fevereiro de 1827, o astrónomo Biela descobria um cometa pequeno cuja revolução foi calculada em pouco mais de seis anos. Verificou-se o cálculo. O cometa voltou a aparecer nos anos de 1832, 1839 e 1846.
No dia 13 de Janeiro de 1846, quando estava prestes ao ocaso, e que ainda era observado com o telescópio, deu-se um fenómeno dos mais extraordinários. O cometa fendeu-se em todo o seu comprimento, e os dois astros, que resultaram d’essa secção, prosseguiram o seu caminho através do espaço, cada um por caminho diferente, o qual os deveria afastar um do outro para sempre. Este acidente tinha modificado a órbita do cometa principal, o qual só fez uma curtíssima aparição em 1855, e nunca mais tornou a aparecer, o que parecia tanto mais extraordinário, devendo a Terra cortar a órbita do cometa todos os seis anos e meio. Em 1872, a hipótese que o período da revolução do cometa se havia duplicado recebeu quasi a confirmação, pois em a noite de 27 de Novembro d’esse ano no céu do nosso hemisfério observaram-se 200.000 estrelas cadentes ao mesmo tempo que o astrónomo Pogson descobria o cometa de Biela, próximo de uma estrela da constelação do Centauro, invisível em o nosso hemisfério. Ou o cometa arrastara no seu movimento esse grande número de estrelas, ou seriam elas os fragmentos do cometa, e que na sua passagem através da atmosfera terrestre se inflamassem. A questão não ficou inteiramente resolvida. Em todo o caso, a circular do Observatório de Lord Crawford demonstra que o período de revolução é de treze anos; que o perímetro radiante cujo centro é a estrela Gamma de Andrómeda deveria reproduzir-se, o que efectivamente se verificou à meia noite de 27 e que esse mesmo fenómeno se manifestará nos anos de 1892 e 1905.
07DEZ1885 - Diário de Notícias
BREVIÁRiO
Editorial Estampa lança O Amor Louco (1937) de André Breton (1896-1966); tradução de Luiza Neto Jorge.
Âmbar edita A Sinfonia Pastoral de André Gide (1869-1951); tradução de Carlos Correia Monteiro de Oliveira.
EXTRAORDINÁRiO
O INFANTE PORTUGAL
Primeira Jornada
Capítulo Cinco
O CONTENTO DA SEREIA LEDA - 46
Perante o espectro crepuscular de Oktobraia, Nero Faial enfatizou:
- Então, como vieste aqui parar?
- Tirei informações. E tu hás-de perceber como é: laços de sangue, troca de influências. Um objectivo derradeiro, arrebatador! Aos poucos, e por partes, segui pistas, fui-me encaminhando...
Nero Faial estremeceu. A inferência libidinosa estava entre os dons fatais da extraordinária heroína, e o artista visado debatia-se numa combustão larvar, implícita, à repugnância e à penitência.
Continua
IMAGINÁRiO141
01 AGO 2007 · Edição Kafre · imaginario@imaginarios.org
Ano IV · Semanal · Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
ATRIBULAÇÕES
Admiradores e autores publicados em O Mosquito estão, há cerca de dois anos, impedidos de aceder à máquina Rolland, de impressão em offset, modelo de 1939, na qual era feito mítico jornal infanto-juvenil, e entretanto à guarda do Museu Nacional da Ciência e da Técnica/MNCT em Coimbra. Apelos vários, e a intervenção do Pelouro da Cultura do Município da Amadora, não lograram superar os obstáculos, para que a mesma pudesse integrar a exposição O Mosquito, Uma Máquina de Histórias, apresentada pelo Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem/CNBDI até Junho de 2007. O MNCT recebeu a peça em causa do Ministério da Educação - que a usou para imprimir pontos de exame para as escolas, nas suas instalações do Algueirão de Mem Martins, já depois da revolução do 25 de Abril - e que a teria após a extinção da Mocidade Portuguesa/MP em 1974, a cujo Comissariado havia António Cardoso Lopes Júnior, o Tiotónio, em dificuldades económicas, alugado em 1949 a oficina das Edições O Mosquito, de que era proprietário e director. Segundo José Ruy, a máquina Rolland nunca foi vendida, pelo que ainda será pertença dos herdeiros de Tiotónio, receando-se porém quanto ao seu actual estado de conservação, por se encontrar num chamado Armazém da Carqueja, e não patente ao público IMAGINÁRiO129.
CALENDÁRiO
MAR2007 - O arquitecto Richard Rogers é distinguido com o Prémio Pritzker; tendo concebido o Centre Pompidou (Paris, 1971-77) ou o Millenium Dome (Londres, 1999), segundo Thomas Pritzker - Presidente da Hyatt Foundation - «é um defensor da vida urbana, e acredita na capacidade da cidade para catalisar as mudanças sociais».
17MAI-02JUN2007 - No Convento das Mónicas, Artistas Unidos apresenta Uma Solidão Demasiado Ruidosa de Bohumil Hrabal; com António Simão.
28MAI-30SET2007 - No Espaço Memória dos Exílios, Estoril, está patente a exposição Memórias de Verão. A Costa do Sol e o Estoril nos Anos 30, organizada pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Cascais.
MEMÓRiA
1914-02AGO1997 - William Burroughs: «A cultura é um vírus» IMAGINÁRiO85.
06AGO1917-01JUL1997 - Robert Mitchum: «Não costumo ligar ao que se escreve nas revistas - até que algum crítico invente uma nova maneira de se referir a mim».
09AGO1907-1975 - Mel Graff: «Alterei muitos aspectos, em Secret Agent X-9... Além da relação familiar, atribuí-lhe um nome, Phil Corrigan, pois ninguém, mesmo com o seu estatuto, é tratado pela própria sigla...» (The Comics - Caulton Wagh).
ANTIQUÁRiO
14JUL1947 - O Jornal de Notícias começa a publicação regular de Agente Secreto X-9 por Mel Graff, até ao termo da saga em 10FEV1996 (a 15 JUL) por George Evans. Nos EUA, Secret Agent X-9 apareceu em 22JAN1934, sob chancela do King Features Syndicate, por Alex Raymond & Dashiell Hammett; entre nós, foi revelado no Diabrete em 10JUN1944 IMAGINÁRiO70.
PRIORITÁRiO
07MAR2007 - No derradeiro lance de Civil War, sob chancela Marvel Comics, o Capitão América é atingido por tiros de um sniper, acabando por sucumbir. Sob prisão, e algemado, por ter-se rebelado contra o Governo totalitário dos EUA, após o 11 de
Setembro, o Sentinela da Liberdade tomba na escadaria do Tribunal Federal de Nova Iorque, ao desafiar a lei que tornou obrigatórios a revelação de identidade e o registo dos super-heróis, apoiada por Iron Man. No entanto, segundo o director editorial Joe Quesada, o Cap - que entretanto passara à clandestinidade - poderá voltar à acção com outro protagonista envergando o trajo inspirado pela bandeira americana. Tal sacrifício ritual, sob o labéu de traição à pátria, por este símbolo e ícone dos valores clássicos, evocaria - aliás - que a assunção original por Steve Rogers, a partir de 1941, foi ela própria marcada por crepúsculos e ressurreições. Para a Marvel - numa estratégia idêntica à dos DC Comics, quanto ao massacre de Superman por Doomsday, em 1992, e posterior reanimação - os trágicos eventos em tramitação implicariam uma expectativa de virtualização comercial de Captain America - logo manifesta por segunda tiragem da revista em causa, e uma subsequente recuperação dos oitenta mil para os cento e cinquenta mil exemplares, atingidos em templos de glória IMAGINÁRiO1.
TRAJECTÓRiA
ROBERT MITCHUM
Uma presença imponente, poderosa, tornou Robert Mitchum um dos exemplos mais significativos de actor natural, incontornável, características que impôs com uma sugestão electrizante às suas personagens do Oeste. Nasceu em Bridgeport (Connecticut), em 1917. Filho de irlandeses, a falta do pai na infância tornou-o rebelde; foi preso por vadiagem, e expulso de vários colégios, por indisciplina. Teve diversos empregos (mineiro, pugilista, porteiro de um clube nocturno), até rumar à Califórnia, onde se tornou agente de um astrólogo. Em 1940, contraiu um matrimónio estável com Dorothy Spence, namorada dos tempos de estudante; então assentou, começando a trabalhar na Lockheed Aircraft. Aos vinte e cinco anos, passou a integrar o Long Beach Theater Guild, tornando-se actor profissional.
Ao representar em palco The Petrified Forest, Mitchum foi descoberto e contratado, em 1943, para Hopalong Cassidy - a série western protagonizada por William Boyd - o que lhe garantiu um vínculo de vários anos com a RKO. Em 1945, atingiu notoriedade, com Também Somos Seres Humanos (The Story of G.I. Joe, William A. Wellman), que lhe valeu uma nomeação ao Oscar do Melhor Actor Secundário. Converteu-se, então, em paradigma do herói volúvel no filme negro, em fitas como Encruzilhada (Crossfire, 1947, Edward Dmytryk) ou O Arrependido (Out of the Past/Build My Gallows High, 1947, Jacques Tourneur). Em 1948-49, esteve preso por posse de marijuana, o que reforçou a sua reputação de indiferente aos valores públicos de Hollywood, que sempre encarou com tédio.
Assim também, Mitchum cultivou uma galeria de personagens devastadas pelo Sistema, ou na outra margem da Lei. Produziu Beco Sem Saída (Thunder Road, 1958, Arthur Ripley), de que foi argumentista com o filho Jim Mitchum (nascido em 1941 - também actor, tal como o irmão Chris Mitchum, nascido em 1943); As Colinas da Ira (The Angry Hills, 1959, Robert Aldrich), The Wonderful Country, (1959, Robert Parrish) e A Terrible Beauty (1960, Tay Garnett). A Filha de Ryan (Ryan’s Daughter, 1970, David Lean) ou Yakuza (The Yakuza, 1975, Sydney Pollack) consagraram-no. A partir dos anos ’80, a sua intervenção no grande ecrã entrou em declínio, participando pois, e activamente, em séries televisivas: The Winds of War (1983), North and South (1985), War and Remembrance (1988). Faleceu em 1997.
MEL GRAFF
Melvin Graff nasceu em Cleveland, Ohio (EUA), em 1907. Frequentou a West Technical High School, tentando várias profissões. No início dos anos ’30, começou a trabalhar na secção de desenho comercial da agência NEA. Em 1933, transferiu-se para Nova Iorque, sendo incumbido de escrever e ilustrar The Adventures of Patsy (1934-40) pela Associated Press. Em 1940, o King Features Syndicate confiou-lhe Secret Agent X-9/O Agente Secreto X-9, de que também se tornou argumentista. A sua laboração lenta e minuciosa pôs em risco os prazos desta saga publicada em tira diária nos jornais, tendo sofrido graves depressões nervosas nos anos ’50. Embora coadjuvado por Paul Norris, em 1960 foi substituído por Bob Lubbers/Lewis e retirou-se para Orlando, Florida, onde continuou a dedicar-se à criatividade gráfica, esporadicamente para Captain Easy (1966-67). Faleceu a 1 de Novembro de 1975 IMAGINÁRiO27-70.
BREVIÁRiO
Primebooks edita Rui Veloso - Os Vês Pelos Bês de Ana Mesquita.
Campo das Letras edita O Conto de Inverno de William Shakespeare (1564-1616); tradução de Filomena Vasconcelos IMAGINÁRiO79.
Círculo de Leitores edita Ao Fim da Memória de Fernanda de Castro (1900-1994), em Obras Completas.
Palavra edita Cármen - Uma Biografia de Ruy Castro; sobre Cármen Miranda (1909-1955) IMAGINÁRiO45.
Assírio & Alvim edita Cartoons do Ano 2006 - António - Cid - Maia; comentários de José António Lima.
NOTICIÁRiO
Espólio - Os arquivos pessoais do lendário escritor William Burroughs, um dos mestres da chamada beat generation, foram adquiridos pela biblioteca pública de Nova Iorque (New York Public Library), por um valor ainda não revelado oficialmente. Do espólio constam várias versões do romance The Naked Lunch (O Festim Nu), correspondência diversa e manuscritos do período mais produtivo do autor (início dos anos ’50 até aos anos ’70). O material vai fazer parte da Colecção Berg, que já acolhe os arquivos de Jack Kerouac. Burroughs nasceu em St. Louis, em 1914, e morreu em 1997, aos 83 anos, vítima de ataque cardíaco.
06MAR2006 - Diário de Notícias
VISTORiA
Segunda, 26 de Maio de 1997
A busca da resposta definitiva - o Santo Graal, a Pedra Filosofal. Uma miragem que se distancia. De qualquer modo, quem pretende uma resposta definitiva?
Perguntei a um físico japonês: «Realmente, quer conhecer o segredo do universo?». Ele disse: «Sim». Pensei que uma pequena fracção desse segredo seria o suficiente para o fazer subir pelas paredes. Quanto a mim, só desejo saber o necessário para fazer o que preciso. «Sou, apenas, um sargento técnico.»
Será que quero saber? Já tentei psicanálise, ioga, o método de posturas de Alexander, fiz um seminário com Robert Monroe, viagens para fora do corpo, Cientologia e saunas indígenas.
Procurando uma resposta? Por quê? Quer saber o segredo? Nada disso. Tudo está no que não se fez.
Onde estão a cavalaria, a nave espacial, o esquadrão de resgate? Fomos abandonados aqui, neste planeta governado por bastardos mentirosos, de modesta capacidade mental. Sem sentido. Nem uma minúscula parcela de boas intenções. Bastardos mentirosos.
William Burroughs - Diário (excerto)
IMAGINÁRiO140
24 JUL 2007 · Edição Kafre · imaginario@imaginarios.org
Ano IV · Semanal · Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
ACEITAR
Colhendo inspiração em histórias e lendários intemporais, o cinema de animação para os mais jovens forjou outras virtualidades no universo literário que lhes é propício, através duma expansão lúdica e gráfica em que, aos estímulos criativos, corresponde uma recorrente dimensão sobre o imaginário original. A partir de 2004, a série ToddWorld lograria um primordial aliciante na fidelidade às personagens e às mensagens que consagraram o escritor/ilustrador Todd Parr - através duma leitura insólita sobre a realidade, convocando a sensibilidade e a inteligência, no respeito pela diferença pessoal e na assunção comum da tolerância. A simplicidade dos pequenos e distintos heróis, as peripécias que evoluem com engenho e fascínio, divertem e estimulam num envolvimento estilizado a traço grosso, em cores garridas e com apelo musical. Melhor, a edição em DVD, sob chancela Lusomundo, distingue um privilégio alternativo e comunicativo sobre O Mundo de Todd, incluindo em Opções Especiais, além de jogos e menus interactivos, a audiodescrição e a língua gestual.
CALENDÁRiO
03-04ABR2007 - Inatel/Teatro da Trindade apresenta Tributo a Lotte Reiniger [1899-1981] - A Pioneira do Filme de Animação; com o patrocínio do Goethe Institut Portugal.
21ABR2004 - Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema inaugura, no Salão Foz, a Cinemateca Júnior - cujo período experimental, até 13JUL2007, inclui duas sessões de cinema e três espectáculos de Lanterna Mágica.
DOCUMENTÁRiO
MAR2007 - O historiador e jornalista australiano Peter Trickett defende, no livro Beyond Crapicorn, que os navegadores lusos chegaram à Austrália cerca de 1522, precedendo em um século os holandeses, e duzentos e cinquenta anos antes de o capitão James Cook reclamar, em 1770, a descoberta para o Reino Unido. A prova resultaria de uma carta náutica referenciada em biblioteca de Los Angeles, elaborada por Cristovão de Mendonça que, com quatro navios, saíra de Malaca em missão secreta para encontrar a Ilha do Ouro de Marco Polo, no Sul de Java, sem o conhecimento de outras potências europeias. Mais tarde, cartógrafos franceses que executaram o Atlas Vallard - colecção de quinze mapas copiados à mão, em Dieppe, até 1545, a partir de exemplares portugueses furtados - terão enquadrado incorrectamente, quanto à designada Terra Java, dois originais de Mendonça em pergaminho, com tamanho limitado, e tal erro de interpretação persistiria ao longo dos tempos.
MAR2007 - A família de Harry Houdini (1874-1926) anuncia, através do sobrinho-neto George Hardeen, a expectativa de exumar o corpo do mágico, para esclarecer se os rumores de envenenamento com arsénio que rodeiam a sua morte - como defendem William Kalush & Larry Solman, em The Secret Life of Houdini - são verdadeiros. À luz da medicina actual, a causa fatal divulgada - rotura de apêndice e peritonite, após fortuita agressão no estômago - é impossível, adensando as suspeitas sobre ameaças por sectores da comunidade espírita. Houdini - que à época não foi autopsiado - demonstrou em palco o carácter fraudulento de contactos com o Além, por personalidades como a médium Margery Crandon, provocando a indignação de Sir Arthur Conan Doyle, o autor de Sherlock Holmes IMAGINÁRiO17-104-116-128.
BREVIÁRiO
Círculo de Leitores edita D. Afonso Henriques de José Mattoso.
Livros de Papel edita Foster e Val de Manuel Caldas; sobre Príncipe Valente e seu criador (1937), Harold Randolph Foster (1892-1982) IMAGINÁRiO41-118.
RDP/Radiodifusão Portuguesa edita em CD, Centenário Fernando Lopes-Graça (1906-1994) IMAGINÁRiO15-111.
Saída de Emergência edita A Sabedoria dos Mortos - Sherlock Enfrenta os Pesadelos de Lovecraft de Rodolfo Martínez.
ITINERÁRiO
Na Líbia, as serpentes são de grande dimensões. Os marinheiros que navegam ao longo dessa costa, contaram que viram os ossos de muitos bois indubitavelmente devorados por serpentes. E quando se afastaram com os seus navios, foram atacados pelas serpentes, algumas das quais se lançaram contra uma trirreme...
Aristóteles (384 aC-322 aC) - Historia Animalium (343 aC)
EPISTOLÁRiO
Ill.mo e Ex.mo Sr.
No momento de receber a participação com que, por ordem de Sua Majestade V. Ex.ª me honra, apesar da opressão que sinto da moléstia que padeço, não posso deixar de imediatamente elevar à augusta presença de Sua Majestade a expressão do meu sincero agradecimento, de que jamais perderei a memória. Mas meu filho Luís do Rego da Fonseca Magalhães, que me iguala em sentimentos de amor e gratidão à Real Pessoa de Sua Majestade, não pôde deixar de proceder, como procedeu, vivendo a rainha a Senhora D. Maria II, de saudosa memória, quando a recusa minha de igual título que Sua Majestade me concedia, ele com decidida mas respeitosa resolução expôs ao duque de Saldanha, primeiro que enquanto seu pai vivesse, ele não tomaria na sociedade uma qualificação superior à dele; segundo, que não reputava os serviços de seu pai, por grandes que fossem, para serem recompensados na pessoa do filho que nenhuns tinha feito ainda.
Estes termos que eu mesmo tive a honra de repetir a Sua Majestade a Rainha a Senhora D. Maria II mereceram a real aprovação daquela esclarecidíssima soberana, o que para mim e para meu filho serviu de maior prova da benevolência de Sua Majestade e do profundo senso de justiça com que ela avaliava os actos dos seus súbditos. Sua Majestade El-Rei o Senhor D. Fernando soube e teve a bondade de aprovar esse procedimento meu e de meu filho.
Rogo a V. Ex.ª a graça de fazer dele sabedor a Sua Majestade El-Rei repetindo na sua augusta presença os mesmos motivos que hoje nos determinam e que decerto hão de merecer a aprovação do mesmo Senhor, a quem desde já protestamos o nosso reconhecimento. Deus guarde, …
Rodrigo da Fonseca ao Marquês de Loulé, Presidente do Conselho, em 18ABR1858 (recusando para o filho o título de Conde com que El-Rei D. Pedro V queria agraciá-lo, mercê que também para si nunca aceitara do monarca, mesmo que pretendesse conceder-lha à força)
VISTORiA
Cerimonial da Mesa
dos Reis de Portugal
Quando os mais antigos reis de Portugal comiam em público, como era de uso, ficavam à direita do monarca o uchão, e à esquerda o mantieiro. Os moços da câmara traziam as iguarias, que o servidor de toalha punha na mesa, o uchão chegava ao trinchante e este ao rei, depois de trinchadas. Depois de o rei se servir, o mantieiro tirava os pratos e apresentava o guardanapo.
O copeiro-mor dava de beber ao monarca e, quando este queria água, ia buscar o púcaro próprio à porta de casa, onde o recebia do copeiro-menor, que vinha acompanhado por dois porteiros da casa, os quais ajoelhavam enquanto o rei bebia.
A corte encostava-se à parede da casa, conservando-se de pé, ficando cobertos os nobres que tinham esse privilégio, repartindo com eles o rei doces e frutos da sobremesa, e os moços fidalgos, de joelhos, rodeavam a mesa.
Diário de Notícias - 14MAR1897
NOTICIÁRiO
De Vila Real às Pedras Salgadas - Inauguração da Nova Linha Férrea - Coincidindo com a viagem d’El-Rei às Pedras Salgadas, para a sua cura de repouso d’este ano, o Governo autorizou a abertura à exploração provisória do novo troço da linha férrea do Douro, que fica ligando Vila Real com aquela afamada estância minero-medicinal. A respectiva inauguração realizou-se, pois, no dia 14 do corrente.
O novo caminho de ferro, cujo percurso é de 37 kilometros, segue de Vila Real, em rampa, até Vila Pouca d’Aguiar, começando desde este ponto a descer até às Pedras Salgadas. Parte do trajecto faz-se entre elevadíssimas e alcantiladas montanhas, e em quase todo ele o Rio Corgo acompanha o comboio, correndo ao seu lado em zigue-zagues caprichosos. A vegetação é por toda a parte exuberante e viçosa, e a paisagem apresenta uma grande diversidade de aspectos graciosos. É por isso que, apesar de lhe faltarem obras de arte importantes, o ramal de Vila Real às Pedras Salgadas fica sendo uma das linhas mais pitorescas do país, da mesma forma que, sob o ponto de vista económico, assume uma indiscutível utilidade para a região que serve, tendo, além disso, o mérito de facilitar o acesso à magnífica estação de águas transmontana.
22JUL1907 - Illustração Portugueza - Nº 74
PRIORITÁRiO
Conversas ao Fundo do Olhar - Partilhadas por José de Matos-Cruz, recriando - em alusão narrativa - a arte fotográfica de André Amaral. Consultar: www.foto-viva.blogspot.com
MEMÓRiA
22ABR1707-1754 - Henry Fielding: Novelista e dramaturgo, um dos fundadores do romance moderno, em 1754 radicou-se em Lisboa, à procura de melhor clima. Tendo escrito Journal of a Voyage To Lisbon, faleceu dois meses depois na capital portuguesa, e foi enterrado no Cemitério dos Ingleses.
24JUL1787-1858 - Rodrigo da Fonseca - Par do Reino, deputado, Conselheiro e Ministro de Estado: «Nascer entre brutos, viver entre brutos e morrer entre brutos é triste.»
EXTRAORDINÁRiO
O INFANTE PORTUGAL
Primeira Jornada
Capítulo Cinco
O CONTENTO DA SEREIA LEDA - 45
Ante tanto disparate, não logrou Nero Faial conter uma gargalhada às trevas - que em incúria, fantomática, ecoou pelos claustros e passadiços, além do limbo daquele casarão gótico. Atroz mausoléu para a cidadania, longevo refúgio do refugo associal...
O que te trouxe até mim? - questionou-a, já recomposto.
- Sei lá... - sibilou Plevna, a desquitar-se. - Um lampejo da alma, uma cintilação nostálgica! Enfim, tu conheces-me... Durante tantos anos, entre entregas e refregas como guerreira árctica, acabei por me esfriar nos clamores e frenesins!
Continua
PRONTUÁRiO
VIEIRA
Na alvorada do Século XVII, António Vieira nascia em Lisboa. Aos seis anos, o pai levou-o para São Salvador da Bahia. Formou-se no Colégio dos Jesuítas, e lá se ordenou. No Brasil, cedo pugnou contra o martírio dos escravos negros e em favor dos índios. De novo em Lisboa, tomou a defesa dos cristãos-novos e expôs doutrinas sobre o messianismo português. Encarcerado e julgado pelo Tribunal da Inquisição de Coimbra (1663), acabou por ser condenado e preso...
Sendo a utopia uma matriz quimérica, enquanto realidade idealizada, a palavra de Vieira nos Sermões é um paradigma: simbólica, reveladora, mística, impetuosa, acutilante, poderosa, instrumento ou tormento. Assim falada e transfigurada, é também excelsa e a excelência do deslumbramento. Aquele que Fernando Pessoa considerou «o imperador da língua portuguesa», suscita a mais requintada fusão entre o verbo e o olhar, o testemunho e a narrativa.
CALENDÁRiO
27MAR2007 - Nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, a Câmara Municipal de Cascais, com a Fundação D. Luís I e o Teatro Experimental de Cascais apresentam, no Centro Cultural de Cascais, excertos da peça A Vida de Esopo, homenagem a Maria do Céu Guerra, atribuição do Prémio Zita Duarte 2007, e a Exposição dos painéis de Graça Morais para a peça Os Biombos de Jean Genet, patente até 29ABR2007.
29MAR2007 - [Kgaleria] apresenta TXT, um projecto colectivo [Kameraphoto], que convida o visitante a confrontar o seu imaginário visual com a realidade das imagens: o que vemos quando olhamos para um texto? Consultar: www.kameraphoto.com/
MEMÓRiA
16JUL1907-1990 - Barbara Stanwick: «O meu único problema é como representar a quadragésima mulher fatal, de um modo diferente das anteriores trinta e nove.»
1608-18JUL1697 - Padre António Vieira: «Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias; e nestes afoga-se a palavra de Deus» IMAGINÁRiO118.
1874-20JUL1937 - Guglielmo Marconi: «Cada dia que passa, sinto a humanidade cada vez mais vitoriosa na sua luta com o espaço e o tempo.»
1878-22JUL1967 - Carl Sandburg: «Dinheiro é poder, liberdade, um suporte, a soma de todas as bênçãos, a raiz de todo o mal.»
1685-23JUL1757 - Domenico Scarlatti: Compositor italiano nascido em Nápoles, autor de Stabat Mater (cerca de 1715).
VISTORiA
Há-de tomar o pregador uma só matéria, há-de defini-la para que se conheça, há-de dividi-la para que se distinga, há-de prová-la com a Escritura, há-de declará-la com a razão, há-de confirmá-la com o exemplo, há-de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão-de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há-de responder às dúvidas, há-de satisfazer às dificuldades, há-de impugnar e refutar com toda a força de eloquência os argumentos contrários, e depois disto há-de colher, há-de apertar, há-de concluir, há-de persuadir, há-de acabar. Isto é sermão, isto é pregar e o que não é isto, é falar de mais alto.
Não nego nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão-de nascer todos da mesma matéria, e continuar e acabar nela.
Padre António Vieira - Sermão da Sexagésima (1655, excerto)
A Grade
¨Agora, a mansão à beira do lago já está
concluída, e os trabalhadores estão
começando a grade.
São barras de ferro com pontas de aço, capazes
de tirar a vida de qualquer um que se
arrisque sobre elas.
Como grade, é uma obra-prima e impedirá a
entrada de todos os famintos e vagabundos
e de todas as crianças vadias à procura de
um lugar para brincar.
Entre as barras e sobre as pontas de aço nada
passará, excepto a Morte, a Chuva e o Dia de
Amanhã.
Carl Sandburg - Barras de Ferro (tradução - Carlos Machado)
TRAJECTÓRiA
MARCONI
Físico transalpino, Guglielmo Marconi nasceu em Bolonha, a 25 de Abril de 1874. Aí estudou, em Florença e Leghorn. Seguindo as pesquisas de outros investigadores como Heinrich Hertz, para quem as ondas magnéticas que vibrassem no ar poderiam gerar sons, comprovou tal teoria em 1894-1895, no celeiro da casa onde morava em Pontecchio, transformado em laboratório. Assim experimentados os princípios elementares, em 1896 inventou a rádio, o primeiro sistema de telegrafia sem fios, logrando no ano seguinte enviar mensagens a grandes distâncias. Tendo a Itália rejeitado com displicência a oferta da sua criação, e sendo filho de uma irlandesa, decidiu emigrar para a Grã Bretanha. Em 1899, logrou a transmissão sem fios do Código Morse através do Canal da Mancha. Em 1909, recebeu o Prémio Nobel da Física, juntamente com o alemão Karl Ferdinand Braun, autor do osciloscópio e que também interviera nas investigações telegráficas. Em 1927, Marconi retransmitiu um espectáculo teatral a partir de Buenos Aires e, em 1930, acedeu as luzes do Palácio da Justiça de Sydney sem usar qualquer interruptor manual, desde a sua nave Electra, ancorada no porto de Génova. Com a rádio e os seus derivados, Marconi franqueou um horizonte tecnológico inimaginável, mesmo para ele próprio. Embora tardiamente, o país natal honrou-o em vida, tendo recebido do Rei o título de Marquês, em reconhecimento por seu trabalho. Marconi faleceu em Roma, a 20 de Julho de 1937, e foi precisamente o meio por ele concebido, a rádio, que anunciou a funesta ocorrência ao mundo inteiro.
STANWICK
O seu rosto duro, o seu temperamento indomável, o seu porte altivo - aliás, características de personalidade e de representação - congregam nela uma das raras heroinas na galeria do Oeste, forjada sob o signo de Hollywood. Em quarenta anos de actividade cinematográfica, Barbara Stanwick somou, também, uma das mais regulares e significativas intervenções no historial western, assumindo afinal o perfil mais relevante da sua vertente feminina, sem fragilidades nem concessões.
Nasceu Ruby Stevens em Brooklyn (Nova Iorque), em 1907, descendente de irlandeses e escoceses. Aos quatro anos ficou órfã, vivendo uma adolescência difícil - acolhida por uma irmã mais velha, ou à guarda de amigos da família. Foi, assim, forçada a abandonar os estudos, a troco de diversos empregos mal remunerados - entre outros, empacotadora num armazém de Brooklyn. Entretanto, sozinha, ia treinando as aptidões inatas para a dança. Em 1920, trabalhava como telefonista, quando foi descoberta por Ben Levy, que a levou para o teatro de vaudeville. Exibiu-se depois em nightclubs como bailarina, em parceria com Frank Fay, tendo sido casados (1928-35). Por 1922, ingressou nas Ziegfeld Follies em espectáculos musicais - género em que triunfava na Broadway (The Noose) em 1926; e em que se lançou no cinema, poucos meses depois, em Nova Iorque, já com o seu nome artístico.
Em 1928, Stanwick partiu com o marido, Fay, para Hollywood, sendo contratada - em regime de não-exclusividade - pela Columbia e pela Warner. No início dos anos ’30, Frank Capra e William Wyler exploraram-lhe os talentos temperamentais e dramáticos - embora não fosse considerada especialmente dotada, e sim uma profissional muito disciplinada e competente. Contraiu segundo matrimónio com o actor Robert Taylor (1939-51). Filmes como Um João Ninguém (Meet John Doe - Capra), As Três Noites de Eva (The Lady Eve - Preston Sturges) e Bola de Fogo (Ball of Fire - Howard Hawks) em 1941, ou Pagos a Dobrar (Double Indemnity - Billy Wilder) em 1944, consagraram a sua reputação artística. Por essa altura, Stanwick era considerada, pelo Internal Revenue Service, a mulher mais bem paga nos Estados Unidos, um pouco acima de Bette Davis.
Em 1954, Stanwick foi distinguida no Festival de Veneza pela interpretação em Um Homem e Dois Destinos (Executive Suite - Robert Wise). Nessa altura, a sua cotação encontrava-se já em declínio, participando em produções menores - que, estigmatizadas embora pelas suas fortes composições, determinaram uma progressiva ausência do grande ecrã, consumada em 1965. Após uma carreira veterana, Stanwick privilegiou, pois, a televisão - sendo galardoada com três Emmy, pelas séries The Barbara Stanwick Show (1960-61), Vale de Paixões (The Big Valley - 1965-68) sagrando o Oeste, e The Thorn Birds (1983). Por quatro vezes, foi candidata ao Oscar, sem qualquer atribuição: O Pecado das Mães (Stella Dallas - 1937 - King Vidor), Bola de Fogo, Pagos a Dobrar e Três Minutos de Vida (Sorry, Wrong Number - 1948 - Anatole Litvak). Finalmente, a Academia de Hollywood conferiu-lhe, em 1981, uma distinção honorária, tendo falecido em 1990.
NOTICIÁRiO
O Padre António Vieira - A empresa literária Fluminense, de que é digno e conceituado representante em Portugal o senhor A.A. da Silva Lobo, já publicou o primeiro fascículo das Obras Clássicas do Padre António Vieira, edição ilustrada para Portugal e Brasil. Neste fascículo há dezanove cartas do notabilíssimo orador e epistológrafo.
30MAR1885 - Diário de Notícias
O Radiophono - O Senhor José Joaquim d’Almeida, electricista do Arsenal da Marinha, inventou um aparelho que denominou «Radiophono», cujo fim é transmitir a palavra à distância por meio de raios luminosos.
02FEV1899 - Diário de Notícias
Novo Invento - O senhor José Joaquim d’Almeida, encarregado da secção de instalações eléctricas do Arsenal da Marinha, submeteu à apreciação das instâncias superiores da Marinha um projecto da sua invenção, para transmissão de comunicações à distância por focos eléctricos. O projecto, por ordem do senhor Ministro da Marinha, vai ser submetido à apreciação de uma Comissão, da qual faz parte como presidente o Capitão de Mar e Guerra senhor Sanches de Guzman, e vogal técnico o Engenheiro Naval senhor Duarte Ferreira de Sampaio.
01ABR1899 - Diário de Notícias
BREVIÁRiO
Prime Books edita Mais Bastidores de Hollywood por Mário Augusto; inclui um DVD com conversas ao vivo.
Relógio D’Água edita A Gaivota - O Tio Vânia - Três Irmãs - O Ginjal de Anton Tchékhov (1860-1904); tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra.
PRONTUÁRiO
MARESIAS
Se há filão susceptível de render maiores emoções e sucessos, Hollywood reinveste a exploração ainda com fascínio mais espectacular. O culto e a fantasia, celebrados pelos géneros primordiais, suscitam alusões reiteradas de um imaginário, cuja carisma emblemática reincide em desafios empolgantes. A Maldição do Pérola Negra (2003) consagrou Piratas das Caraíbas, que Gore Verbinsky expande com O Cofre do Homem Morto (2006) - editado em DVD, sob chancela Lusomundo - voltando como protagonistas Johnny Depp, Keira Knightley e Orlando Bloom. Através dos mares, com filibusteiros e fantasmas, entre trevas e traumas, o Capitão Jack Sparrow irá saldar uma dívida sobrenatural, reclamada dos abismos monstruosos pelo abominável Davy Jones. Com a alma em resgate, sob maravilhas e adversidades, cabe à bela Elizabeth Swann e ao bravo Will Turner partilharem o coração da aventura, em cumplicidade irresistível, trepidante - qual privilégio de um tesouro prodigioso, que é a própria ressurreição do cinema IMAGINÁRiO3.
NOTICIÁRiO
O Tesouro do Feiticeiro - A Livraria Económica, na Travessa de São Domingos, acaba de publicar uma nova edição do Grande Livro de São Cypriano ou O Tesouro do Feiticeiro, contendo toda a casta de malefícios, bruxarias, modo de ler as sinas, explicação de sonhos, arte de deitar cartas e a maneira de desencantar tesouros!
13MAI1855 - Diário de Notícias
BREVIÁRiO
Universal Music Portugal edita em DVD, Xutos & Pontapés - Ai a *** da Minha Vida.
Fundação Calouste Gulbenkian edita Utopia de Thomas Morus/More (1478-1535) IMAGINÁRiO41.
Devir edita Tratado de Umbrografia de José Carlos Fernandes (argumento) & Luís Henriques (ilustração), para a série Black Box Stories.
Editorial Caminho lança De Rios Velhos e Guerrilheiros - O Livro dos Rios e A Guerra dos Fazedores de Chuva Com os Caçadores de Nuvens - Guerra Para Crianças de José Luandino Vieira.
Cinemateca Portuguesa edita Michel Piccoli; organização literária de António Rodrigues.
CALENDÁRiO
19-23MAR2007 - Goethe-Institute Portugal apresenta, em organização com o ABC Cine-Clube de Lisboa, o IV Festival de Cinema Alemão, privilegiando uma selecção da Berlinale 2006.
22MAR2007 - Altalanta Filmes estreia História Trágica Com Final Feliz, animação realizada por Regina Pessoa em produção internacional, a cargo de Ciclope Filmes.
22MAR2007 - Sony Computer Entertainment Portugal lança a consola PlayStation 3, a mais recente novidade no mundo dos vídeo-jogos e das inovações multimedia, esperando vender duzentos mil exemplares até 2008.
27MAR2007 - Nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, Escola Superior de Teatro e Cinema/ESTC, Egeac/Câmara Municipal de Lisboa e Comuna - Teatro de Pesquisa, prestam homenagem ao actor e professor João Mota, pela sua actividade de reformador do ensino e pelos cinquenta anos de carreira.
MEMÓRiA
12JUL1904-1973 - Naftali Ricardo Reyes, aliás Pablo Neruda: Diplomata, autor de 20 Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada, Prémio Nobel da Literatura em 1971.
VISTORiA
Tu eras também uma pequena folha
que no meu peito tremia.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
me atravessaram o peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.
Pablo Neruda
DIÁRiO
Em nome de Deus, Amém. Na era de 1497 mandou el-rei D. Manuel, o primeiro deste nome em Portugal a descobrir, quatro navios, os quais iam em busca de especiarias, dos quais navios ia por capitão-mor Vasco da Gama, e dos outros: dum deles Paulo da Gama, seu irmão, e do outro Nicolau Coelho.
Partimos do Restelo um sábado, que eram oito dias do mês de Julho da dita era de 1497, nosso caminho, que Deus Nosso Senhor deixe acabar em seu serviço. Amém.
Primeiramente chegámos ao sábado seguinte à vista das Canárias, e essa noite passámos a julavento de Lançarote, e à noite seguinte amanhecemos com a Terra Alta, onde fizemos pescaria obra de duas horas, e logo esta noite, em anoitecendo, éramos através do Rio Oiro.
E foi de noite tamanha a cerração que se perdeu Paulo da Gama de toda a frota por um cabo e, pelo outro, o Capitão-mor. E, depois que amanheceu, não houvemos vista dele nem dos outros navios; e nós fizemos o caminho das Ilhas de Cabo Verde como tinham ordenado que quem se perdesse seguisse esta rota.
Ao domingo seguinte, em amanhecendo, houvemos vista da Ilha do Sal, e logo daí a uma hora houvemos vista de três navios, os quais fomos demandar; e achámos a nau dos mantimentos, Nicolau Coelho e Bartolomeu Dias, que ia em nossa companhia até à Mina, os quais também tinham perdido o Capitão-mor.
E, depois de sermos juntos, seguimos nossa rota, e faleceu-nos o vento e andámos em calmaria até à quarta-feira seguinte. E, às dez horas do dia, houvemos vista do Capitão-mor, avante nós obra de cinco léguas; e sobre a tarde nos viemos a falar com muita alegria, onde tirámos muitas bombardas e tangemos trombetas, e tudo com muito prazer por o termos achado.
E ao outro dia, que era quinta-feira, chegámos à Ilha de Santiago onde pousámos na Praia de Santa Maria com muito prazer e folgar.
E ali tomámos carnes, e água e lenha; e corrigindo as vergas dos navios, porque nos era necessário.
E uma quinta-feira, que eram três dias de Agosto, partimos em leste e, indo um dia com sul, quebrou a verga ao Capitão-mor, e foi em dezoito dias de Agosto; e seria isto duzentas léguas da Ilha de Santiago. E em vinte e dois do dito mês, indo na volta do mar ao sul quarta do sudoeste, achámos muitas aves, feitas como garções, e, quando veio a noite, tiravam contra o su-sueste muito rijas como aves que iam para terra; e neste mesmo dia vimos uma baleia, e isto bem oitocentas léguas em mar.
A vinte e sete do mês de Outubro, véspera de S. Simão e Judas, que era sexta-feira, achámos baleias, e umas que se chamam focas, e lobos-marinhos.
Uma quarta-feira, primeiro dia do mês de Novembro, que foi de Todos-os-Santos, achámos muitos sinais de terra, os quais eram uns golfões que nascem no longo da costa.
Aos quatro dias do dito mês, sábado antemanhã, achámos fundo de cento e dez braças ao mais. E, às nove horas do dia, houvemos vista de terra; e, então, nos ajuntámos todos e salvámos o Capitão-mor, com muitas bandeiras, estandartes e muitas bombardas, e todos vestidos de festa. E em este mesmo dia virámos, bem junto com a terra, na volta do mar; porém, não houvemos conhecimento da terra.
À terça-feira viemos na volta da terra, e houvemos vista de uma terra baixa e que tinha uma grande baía. O Capitão-mor mandou Pêro de Alenquer no batel, a sondar se achava bom pouso, pelo qual a achou muito boa e limpa e abrigada de todos os ventos, somente de nordeste. E ela jaz leste-oeste, à qual puseram nome Santa Helena.
À quarta-feira lançámos âncora na dita baía, onde estivemos oito dias limpando os navios e corrigindo as velas e tomando lenha.
Álvaro Velho (Séculos XV-XVI) - Roteiro da Índia (excerto)
ANTIQUÁRiO
08JUL1497 - De Belém, parte uma armada sob o comando de Vasco da Gama (1469-1524), e composta pelas naus São Gabriel, São Rafael e Bérrio, rumo à India. Aportando em Calecute em 20MAI1498, regressará a Lisboa em 18SET1499.
1497 - Soldado ou marinheiro, natural do Barreiro, Álvaro Velho escreve o Roteiro da Viagem que em Descobrimento da Índia pelo Cabo da Boa Esperança Fez D. Vasco da Gama; desconhecendo-se o manuscrito original, este diário de bordo foi publicado no Porto em 1838, chegando até nós em cópia incompleta, que se encontra na Biblioteca Pública Municipal da Cidade Invicta.
10JUL1931 - Em Lisboa, é inaugurado o Teatro Capitólio. Concebido por Cristino da Silva, e considerado a primeira obra modernista da arquitectura portuguesa, o Instituto Português do Património Arquitectónico/IPPAR classificou-o imóvel de interesse público em 1983. Teatro de revista até finais da década de 1980, e entretanto ao abandono, em 2005 tornou-se o primeiro edifício português a integrar a lista da World Monuments Fund/WMF sobre os cem exemplares mais ameaçados do mundo. Ao assinalarem-se os setenta e cinco anos, a Câmara Municipal projecta(ria) uma requalificação, prevista para 2007 no âmbito da reabilitação do Parque Mayer, a cargo do arquitecto americano Frank Gehry.
EXTRAORDINÁRiO
O INFANTE PORTUGAL
Primeira Jornada
Capítulo Cinco
O CONTENTO DA SEREIA LEDA - 44
Assim, em tal cenário fúlgido qual ultrarrealidade, Nero Faial superou-se, fendendo com um diabólico golpe de teatro. Do geral para o particular, fitou-a como a uma misteriosa tapeçaria:
Vá, já estás cá dentro. Agora, desembucha...
Como? reagiu ela, especando.
Não comes, não... Deita, mas é cá para fora!
Incólume, já se subentende, e porém refazendo-se na sua táctica de castiço desaire, Plevna Kostoglotov desditou-se em retórica de carpideira, sob uma espiral de lágrimas e lamúrias:
E corri eu meia Europa, contrafeita e despojada dos atributos marciais... Prescindi de Marte para ser-me Eva e, fatalista, desaguar por aqui, náufraga sem garras e de escamas mortiças, arrastando-se com o coleio duma tágide paraplégica!
Continua
|
|