Fofocas & Anedotas
Edição nº 597
Atualização
(semanal) em 23 de março de 2009

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A boca da
semana
Para julgar um homem, basta observar quais os seus amigos.
(Fénelon)
Boca residente: "Humor, primeiro; só depois a verdade"

(Nesta página usa-se a grafia do Novo Acordo Ortográfico.)
Uso de minúscula, AQUI


Esperar pelo heroi

Esperar pelo avião


Confissões.

Muita coisa tenho escrito por aqui sobre a presença do Estúdio Raposa no Second Life (SL). Sempre referindo o que de interessante tem esta forma de viver “outra vida”. São muitos os motivos para arriscar uma entrada no SL. O sucesso depende da capacidade de dominar o programa porque pouco fácil, embora intuitivo, mas sobretudo depende de se encontrar interesses naquele mundo.
O Estúdio Raposa entrou por um motivo principal: ser o primeiro estúdio no SL. E foi-o. Já por lá anda a “concorrência”, mas meio atarantada sem saber muito bem o que fazer. O Estúdio Raposa, para além, deste infantil desejo de ser o primeiro (conseguido) gostaria de falar com os seus ouvintes. Entre tantos milhares de visitantes espalhados pelo mundo sempre esperei que, disponibilizando-me, todos os dias, durante duas horas (e depois apenas uma), teria muita gente a trocar impressões sobre o meu trabalho, sobre a literatura, sobre poesia. Completo engano. Nos vários meses de permanência, contam-se pelos dedos de uma mão os avatares que se me dirigiram como ouvintes do Estúdio Raposa. São, no entanto, muitos mais os que passaram a ouvir por o terem descoberto no SL.
Enfim, nem tudo são rosas como o facto de, pelo Alma, um espaço dedicado à cultura, se perca tanto tempo em brincadeiras de garotos serôdios e conversas de chacha. Nem tudo são rosas!…
Fica, para breve, um teste sobre espetáculos de declamação de poesia. Fica?


As imagens desta semana mostram o Museu de Salvador Dali e algumas das peças que fazem parte da sua coleção.


Em tempo de crise


Se, em tempo de crise, você não quer prescindir de um carrinho, esta noticia interessa-lhe.
O Tata Motors, fabricante de automóveis indiano, acaba de lançar na Índia o Nano, que dizem, é o mais barato automóvel do mundo. è não se lhe pode chamar um míni carro. Tem três metro de comprido e vai ser vendido por 1.336 euros. Uma pechincha. Acrescenta o marketing: o Nano vai permitir que gente pobre possa, pela primeira vez, andar de 4 rodas. Tem 624 c.c. e o motor fica atrás.
O mau da notícia está no facto da Tata Motors estar à beira da falência devido à crise mundial (culpa do Sócrates, claro)
Ir comprar o Nano à Índia também não dava muito jeito.



O Rato na Procissão






Toca o sino na torre da igreja…"
Chamam-lhe dos "Passos", a procissão que sai da Pederneira.
O andor principal carrega Cristo que ampara, sem custo a cruz pesada.
Vestido duma manta roxa, olha para as criancinhas com asas de anjo.
E sorri.


 


Nuno Jerónimo acabou as férias.




Tendo saído da direção criativa da BBDO já há alguns meses Nuno Jerónimo volta à ribalta do mundo publicitário, agora como diretor criativo do ativism, cargo que até este momento não existia nesta empresa.
O Nuno, antes da BBDO tinha trabalhado na Ogilvy & Mather e Publicis.
Ao jornal ”briefing” disse, Nuno Jerónimo: «Trata-se de um desafio extraordinário que surgiu no momento certo. Assim que me apercebi da atitude, da ambição, da abrangência, da energia, do potencial criativo e da impressionante capacidade de ação da ativism, o convite tornou-se irrecusável».



O Homem só trai por justa causa

A mulher chega a casa e encontra o marido na cama, com outra, 25 anos, bonita, com tudo no sítio, bronzeada, cheia de amor para dar.
Arma o maior escabeche, mas o marido interrompe-a: "Antes deverias ouvir como tudo isto aconteceu... Encontrei esta jovem na rua, maltrapilha, cansada e esfomeada. Então, com pena do estado dela, trouxe-a para casa. Servi-lhe o jantar que tu não comeste no dia anterior com a mania das dietas, guardei o jantar no frigorífico, lembras-te?
Ela estava descalça, então dei-lhe aquele par de sapatos que, como foi a minha mãe que te deu, nunca usaste. Ela estava com sede e eu servi-lhe aquele vinho que estava guardado...para aquele sábado que prometeste mas que nunca chega... pois, dói-te a cabeça, estás cansada e tens muito que fazer.
As calças estavam rasgadas, dei-lhe aquele par de jeans quase novo...que ainda estava em perfeito estado, mas não te servia.
Como ela estava suja, aconselhei-a a tomar um banho.... no final, dei-lhe aquela perfume francês novinho que nunca usaste porque não era a tua marca favorita.
Então, quando já estava sossegada, perguntou:
-Senhor, não tem mais nada que a sua esposa não use?
Nem respondi! Dei logo!



Henrique Agostinho deixa os seguros.

"Henrique Agostinho tornou-se partner da ActualSales no início deste mês, ficando com a incumbência da área de clientes e da área comercial. “Terei funções de contacto e de planeamento, isto é, de gestão de clientes”, explicou ao M&P. Passam assim a ser três os sócios da ActualSales: André Macedo (chief executive officer), Hugo Macedo (chief operating officer) e Henrique Agostinho (chief sales officer). O mais recente reforço da equipa de gestão escusou-se a revelar qual a percentagem que passa a deter na empresa.O até Fevereiro diretor de marketing da Açoreana Seguros explicou ao M&P que a entrada na ActualSales teve a ver com uma questão de oportunidade. “Sempre tive admiração pela ActualSales e a sua capacidade de fazer comunicação que é revolucionária. A agência é remunerada pelos seus resultados, assumindo todos os outros custos. Esta forma de trabalhar põe em causa a forma de trabalhar das agências de publicidade”, referiu."
(Meios & Publicidade)



Alexandra Duarte, DDB: «Os criativos têm de se reorientar»


"Quase a completar um ano à frente da direcção criativa da DDB, Alexandra Duarte
reconhece que a criatividade em Portugal está diferente, que as agências e os criativos têm de se reorientar para «qualquer coisa de mais prático, de mais pragmático, porque o mercado assim o exige, o contexto da crise assim o exige, e porque o consumidor também tem uma relação muito mais madura com a comunicação».
Aludindo ao actual cenário de mercado, Alexandra Duarte afirma que não basta fazer coisas giras. Aliás, lembra, «uma boa ideia é uma ideia eficaz. O princípio da ideia criativa publicitária é a sua eficácia».
Para a criativa, que há um ano sucedeu a Jorge Teixeira na direcção criativa da agência, «um contexto favorável não é o pai nem a mãe da criatividade. A adversidade sim. As soluções nascem quando precisamos delas, quando temos de ir à procura de qualquer coisa». Por isso, acha que vêm aí uma oportunidade. «É um ano que nos vai obrigar a mudar de paradigma. A mentalidade publicitária tem mudado e felizmente porque acho que estávamos confortavelmente sentados em cima não sei bem do quê».
Por isso, Alexandra Duarte não hesita em afirmar que é «um ano que nos vai obrigar a revermos as coisas, a sermos mais lúcidos, a sermos mais ousados e, eventualmente, a arriscar mais
".
(briefing)



E já agora, visite o site do Van Dog: AQUI
As bandas já publicadas encontram-se AQUI



Um certo olhar


Perguntas parvas

* Se o vermute é líquido, como pode existir vermute seco?
* Por que as luas dos outros planetas tem nome, mas a nossa é chamada só de lua?
* Por que quando a gente liga para um número errado nunca está ocupado?
* Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força, quando a pilha está fraca?
* O instituto que emite os certificados de qualidade ISO 9002, tem qualidade certificada por quem?
* Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram, para poder acertá-lo?
* Se a ciência consegue desvendar até os mistérios do DNA, porque ninguém descobriu ainda a fórmula da Coca-Cola?
*Como foi que a placa 'É Proibido Pisar na Grama' foi colocada lá?
* Por que quando alguém nos pede que ajudemos a procurar um objeto perdido, temos a mania de perguntar: 'Onde foi que você perdeu?'
* Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam dormindo?
* Se o Pato Donald não usa calças, por que ele amarra uma toalha na cintura quando sai do banho?


Brejeirices






Carlos era loiro, estúpido e muito tímido, mas arranjou uma namorada num dia de inspiração.
Um dia, saíram de carro para um passeio pela Costa da Caparica.
Depois de andarem alguns quilómetros, Carlos ganhou coragem e pôs a mão nas pernas dela.
E ela disse:
- Se quiseres, podes ir mais longe.
Animado, Carlos engatou a quinta e foi até ao Algarve...


Há 55 anos era assim:


Poema vadio
E que tal um poema de autoria de Amália Rodrigues? Clique na imagem.


Inté