|
|
|
|
A boca da
semana
|
|
|
|
A vida é a arte do encontro, embora haja muitos desencontros na vida.
(Vinícius de Morais) |
|
|
|
Boca residente: "Humor, primeiro; só depois a verdade" |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(Nesta página usa-se a grafia conforme o Novo Acordo Ortográfico
e não se critica nem se entra em polémica com quem o não segue.)
Pronto! Chegámos ao fim de mais uma corrida! Dentro de dias há mais. O voto é secreto, mas eu confesso: votei ...não, afinal não digo. Perder visitantes da Truca, por causa das eleições, não está nos meus planos.
Outra coisa é dizer que esta campanha não me disse nada. As arruadas muito participadas e os comícios a abarrotarem foi chão que deu uvas. "Eles" sabem que só lá vai quem já sabe onde vai votar. Fica-se pela nova moda : debates dois a dois e um programa humorístico. É pouco, muito pouco comparado com os calores de antigamente (cá está o cota, estou a ouvi-los!) Mas para "sentirem" o que eram as eleições, há una anos, leiam o artigo da Clara Ferreira Alves no último "Expresso". AQUI.
Todo o cuidado é pouco.
As entidades que velam pela criação e segurança das bases de dados têm muito trabalho à sua frente, à medida que a infromática se desenvolve. Vem isto a propósito do facto da Entidade Espanhola ter multado uma empresa em 30.000 euros, que oferecia entradas para um espetáculo a quem enviasse o maio número de endereços de email. Desta forma conseguiu 40.000 endereços sem que pudessse provar que tinha autorização dos destinatários.
Porque no aproveitar é que está o ganho, aproveito para convidar os truquistas que ainda não recebem as atualizações da Truca e do Estúdio Raposa, o solicitem para luisgaspar@truca.pt ou AQUI escrevendo, apenas, no "assunto" a palavra "aviso".
Um certo olhar.
Prima Joaninha. Nunca percebi porque usa óculos.
Tudo sobre o seu namorado/a ou futuro parceiro/a
A empresa americana Intelius acaba de anunciar uma nova aplicação para o iPhone. Especializada na criação de bases de dados, a Intelius. Este programa permite, introduzindo o número do telemóvel do querido/a ter acesso a uma gigantesca base de dados onde e muito provável que constem os dados dela/dele: estado civil, registo criminal, etc.
O serviço é gratuito mas se quise conhecer pormenores mas...íntimos tem de desembolsar 27 euros. Um detetive particular deve ser mais carote.
Este serviço, mas a sério, já existe há muito tempo, muito tempo. Os FBIs e congéneres têm disso. Muito provavelmente um funcionário desse género de serviço que se reformou e tem de construir uma casa para a filha que se vai casar com um latino, de origem cubana...
A pecha vem de longe!...
É grave a situação de Portugal. São grandes as dificuldades que embaraçam a vida política da nação. Confusão e incoerência nos princípios, grande desordem nas finanças; enfraquecimento deplorável da autoridade, dentro dos limites da constituição e das leis; falta de confiança na vitalidade do país e nas suas faculdades políticas e económicas; um desalento injustificável através do qual se esconde um perigoso indiferentismo; a violência mais exagerada nas lutas dos partidos, sem que lhes corresponda nem o vigor das convicções nem a ousadia dos cometimentos; tendência funesta a rebaixar tudo e todos; paixões em vez de crenças; preconceitos em vez de ideias; negações em vez de afirmações, tanto no domínio dos princípios como no dos factos; desconfianças em vez de esperanças e falta de fé na liberdade; são cousas de desorganização e ruína para uma nação, por maior que seja o seu poder, por mais gloriosas que sejam as suas tradições. Em Portugal dão-se muitas dessas circunstâncias que abatem a energia das nações. É uma dolorosa verdade. Mas é verdade também que o mal, ainda que grave, não é sem remédio. É mais aparente do que real.
Em Portugal há todas as condições de uma verdadeira nacionalidade.
João de Andrade Corvo (1824-1890)
Perigos (excerto - 1870)
Do Imaginário
Vídeo-jogos ao preço da uva mijona.
Ah, eles andam zangados. Eu explico. Relizou-se na semana passada o Tokyi Game Show, onde os grandes dos jogos, Microsoft e Sony deram sinais de desconforto pelo facto de, enquanto eles pedem 30 dólares ou mais pelos jogos, o iPhone está a vende-los por 99 cêntimos.
“The next breakthrough in gaming is not going to be in hardware,” - disse o Yoichi Wada, presidente de uma das maiores companhia de jogos japonesas.
Os telemóveis passaram a ser reconhecidos como uma plataforma para jogos. No iPhone, a 99 cêntimos são aos milhares. Ah, não contando com as versões grátis, que quase todos os fabricantes disponibilizam até o vício levar à compra.
Car kit para iPhone da TomTom em breve
A TomTom anunciou que o car kit para iPhone estará no mercado a partir do próximo mês de OutubroA empresa divulgou ainda que este equipamento terá um preço de venda ao público de 99.95 euros.
O car kit é compatível com o iPhone 2G, 3G e 3GS.
Asus está a desenvolver leitores de livros digitais
A Asus está a preparar o lançamento de dois leitores de livros digitais, um de preço reduzido e outro mais caro, revelou um porta-voz da empresa ao jornal TimesO modelo mais caro chegará ao mercado com dois ecrãs, abrindo como um livro tradicional, um dos quais poderá ser usado para visualizar uma página Web, um teclado virtual ou para mimetizar o fluxo de leitura de um texto.
O Asus e-reader deverá ter ecrãs totalmente a cores e, de futuro, poderá vir a incluir colunas, webcam e um microfone para ser utilizado com o Skype, possibilitando a realização de chamadas telefónicas de baixo custo através da Internet.
Se tudo correr de acordo com os planos da empresa, os Eee-readers deverão ser conhecidos no final do ano.
Já estou a ouvir o pessoal: mas não têm o cheiro, a consistência...
Durante escavações nos EUA, os arqueólogos descobriram, a 100m de profundidade, vestígios de fios de cobre que datavam do ano 1.000. Os americanos concluíram que os seus antepassados já dispunham de uma rede telefónica desde aquela época.
Entretanto, os espanhóis, escavaram também o seu subsolo, encontrando restos de fibras ópticas a 200m de profundidade. Após minuciosas análises, concluíram que elas tinham 2.000 anos de idade, divulgando triunfantes, que os seus antepassados já dispunham de uma rede digital à base de fibra óptica quando Jesus nasceu!
Uma semana depois, em Beja, no diário local, foi publicado o seguinte anúncio:
Após inúmeras escavações arqueológicas no subsolo de Beja, Évora, Moura, Estremoz e Redondo, entre outras localidades alentejanas, até uma profundidade de 500m, os cientistas alentejanos não encontraram
absolutamente nada.
Assim se conclui que os antigos habitantes daquela região alentejana já dispunham, há 5.000 anos atrás, de uma rede de comunicações sem-fios, vulgarmente conhecida hoje em dia pela designação de "Wireless"
(Cortesia de Luís Pedro Fonseca)
Ela entrou a matar!
Tal como anunciei na semana passada, iniciou a sua colaboração na Truca, a Susana Venenno com a sua "Mulher Digital". Nessa altura publicou um texto, calminho, de...apresentação.
Esta semana entra em pleno e que pleno! Eu se fosse a si, não perdia este diálogo entre a dama da alta e o seu motorista, que a conhece de jingeira, isto é, topa-a à légua. AQUI
Visite o site do Van Dog: AQUI
As bandas já publicadas encontram-se AQUI
Há 28 anos era assim:
Eu gostava de ter escrito.
"Esta semana foi a REN. Enquanto as políticos fazem lindos discursos sobre a necessidade de retirar lições da crise e impor limites razoáveis a vencimentos e prémios, o regabofe continua. Gestores de empresas de capital público, ou nas quais o Estado tem uma posição accionista decisiva, ignoram esses discursos moralizadores e mostram quem manda realmente, metendo milhões ao bolso para se pagarem dos seus prestimosos serviços. Riem-se na cara do país em crise, troçam de meio milhão de desempregados e ridicularizam governos e presidentes que lhes pedem moderação, mas que pouco fazem de concreto para travar a sua voracidade - e por isso se tomam cúmplices desta engorda indecorosa."
(Fernando Madrinha no "Expresso"
O marido olha-se no espelho e diz para a esposa:
- Estou tão feio, gordo, acabado! Preciso de um elogio...
E a esposa responde:
- A tua visão está óptima!!!!
(Cortesia do Luís Pinto)
MIT desenvolve chip para recuperar visão
Uma equipa de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um microchip capaz de devolver alguma capacidade de visão a pessoas invisuaisOs investigadores do MIT consideram que o desenvolvimento deste chip, que será usado em conjunto com uns óculos equipados com uma câmara, proporcionará ao seu utilizador a capacidade para se deslocar dentro de casa e mesmo para fazer pequenos passeios.
O protótipo deste equipamento já está finalizado, devendo os testes ao mesmo terem início nos próximos três anos.
Vá, diga lá o que esta fotografia lhe sugere.
Homenagem às truquistas louras e bem humoradas.
Clique na imagem
As "Palavras d'Ouro" estão enriquecidas com 5 poemas de Maria do Rosário Pedreira.
Poema vadio
Adília Lopes