|
|
|
|
|
A boca da
semana
|
|
|
|
A única liberdade dos povos é mudarem de senhores.
(Jacques Deval) |
|
|
|
Boca residente: "Humor, primeiro; só depois a verdade" |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(Nesta página usa-se a grafia conforme o Novo Acordo Ortográfico
e não se critica nem se entra em polémica com quem o não segue.)
O que eles pensam da Internet.
O famoso blogue "Edge" lançou a pergunta de 2010: A Internet está a mudar a nossa forma de pensar?
Várias personalidades ligadas à Internet e às novas tecnologias estão a responder à pergunta. Semanalmente, irei reproduzir, aqui, algumas das repostas.
Marc Hauser (Psicólogo e biólogo, Universidade de Harvard)
A nossa capacidade de estabelecer ligações através da Internet poderá estar a criar uma geração de tarados sociais. Não sofro de webfobia, aproveito imenso a Internet enquanto consumidor de informação e sou fã do one-click da Amazon. Mas a nossa capacidade de nos ligarmos está a desligar-nos. Talvez a Web 3.0 inclua uma função para segurar virtualmente a mão dos nossos amigos do Twitter.
Nicholas Carr (Escritor)
Os meus hábitos mentais e de leitura alteraram-se radicalmente desde que me liguei pela primeira vez à Web, há uns 15 anos. Hoje, faço o grosso das minhas leituras e pesquisas on-line. E o meu cérebro mudou por causa disso. À medida que fui ganhando jeito na navegação pelos rápidos da Net, senti um decréscimo da minha capacidade de focar a minha atenção. A minha experiência pessoal leva-me a crer que o que nos arriscamos a perder é pelo menos tão grande quanto o que poderemos vir a ganhar.
Visite o site do Van Dog: AQUI
As bandas já publicadas encontram-se AQUI
PT apresentou um projecto-piloto da quarta geração móvel
Alguns serviços são já conhecidos, outros ainda protótipos. Mas todos vão ganhar um novo impulso com a vulgarização dos serviços da quarta geração móvel que tornar-se-á realidade, garantem operadores, nos próximos anos. Realizar uma ecografia a partir de ambulância seguida diretamente pelo médico no hospital. Imagens 3D no telemóvel. Um carro smart-phone. Emissões de televisão em tempo real, sem recurso a satélite.
Este "salto tecnológico" para 4G, como lhe chamou o presidente executivo da PT, é feito graças ao projeto Long Term Evolution, que permitirá velocidades de banda larga de 100 a 150 Mbp/s apresentando-se como alternativa à fibra ótica e ao ADSL.
(DN)
O Estúdio Raposa e o "Ver Poesia".
Devidamente anunciada iniciou-se, há algumas semanas, uma nova rubrica no Estúdio Raposa: a "Ver Poesia". O objetivo é apresentar pequenos vídeos com a banda sonora constituída pela declamação de um poema e imagens alusivas. Os primeiros vídeos exibidos faziam parte de um lote que nasceu sob o signo da aprendizagem e experimentação das ferramentas adequadas. Agora, chega o primeiro vídeo, já fora desse período de testes. Trata-se do poema "Quando vier a Primavera", de Alberto Caeiro, um dos mais conhecidos heterónimos de Fernando Pessoa.
Se a sua curiosidade pica, clique na fotografia.
Há 37 anos era assim
Há 60 anos, os meninos aprendiam isto!
(Diplomatas no tempo de D. João IV)
Viveram nesta época homens de grande prestigio que muito auxiliaram D. João IV na sua difícil e importante ação diplomática. Entre outros, convém salientar o Jesuíta Padre António Vieira, uma das maiores glórias nacionais, não só como orador sagrado, mas também pelo seu ardente patriotismo e superior talento. A ele se devem, principalmente, a adesão do Brasil ao movimento libertador de 1640 e os bons êxitos alcançados na França e Inglaterra, em favor da mesma causa.
(Tomás de Barros in "Sumário da História de Portugal", 1948)
Os e-books estão a ficar na moda?
Primeiro foi o livro eletrónicos da Amazon, depois o da Apple e acaba de ser anunciado, para Junho o E60 da Samsung.
De início terá a colaboração editora Babel mas já estão a decorrer negociações com editoras portuguesas.
Tem a particularidade de se poder escrever no écran o que permite anotar os livros. Curiosa esta funcionalidade para quem tem a necessidade ou o vício de tomar notas nas margens dos livros. O aparelho não é iluminado pelo que gasta muito pouca energia e pode ser ligado, sem fios, a outros aparelhos como um leitor de mp3.
Segundo Francisco Lopes, da Samsung o sucesso do E60 reside no facto de ter "a capacidade de oferecer conteúdos baseados em parcerias locais, competência tecnológica e brand equity" ou seja lá o que isto quer dizer!
E o preçozinho? Que tal de preçozinho?
ICAP aprova código de auto-regulação de publicidade alimentar dirigida a crianças.
O novo “Código de Auto-Regulação em Matéria de Comunicação Comercial de Alimentos e Bebidas dirigida a Crianças” entrará em vigor no próximo dia 3 de Maio, após ter sido aprovado, por unanimidade, em Assembleia-Geral do ICAP.
O presente documento, cujos trabalhos preparatórios se iniciaram em 2008, corporiza diversos esforços conjugados, nomeadamente através de vários e profícuos debates entre representantes de associações do sector, como é o caso da APAN Associação Portuguesa de Anunciantes, APAP Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação, AMD Associação Portuguesa de Marketing Directo, Relacional e Interactivo e APImprensa Associação Portuguesa de Imprensa. De salientar que este trabalho conjunto, é certamente uma prova viva do compromisso, da união e da corroboração do sector em relação ao sistema de auto-regulação desenvolvido pelo ICAP.
O novo “Código de Auto-Regulação em Matéria de Comunicação Comercial de Alimentos e Bebidas dirigida a Crianças” combina uma série de regras gerais e específicas no campo da comunicação comercial, nomeadamente relativas à responsabilidade social, saúde, segurança, identificabilidade e intervenção de personagens, promoção de vendas e marketing escolar.
(O texto, "tá-se" mesmo a ver, não foi escrito por mim)
Um Certo Olhar
Não, infelizmente, não é nenhuma das minhas primas. Nem lhe recordo o nome mas sei que se trata da filha de uma grande amiga minha: Bo Derek. Quem se recorda? Bolero de Ravel e tal!
Edson Athayde retorna a publicidade. Agora, no Brasil.
CURITIBA, 23/4/2010 A Master tem um novo vice-presidente de criação. Trata-se de Edson Athayde, ganhador de sete Leões em Cannes, além de centenas de prêmios nacionais e internacionais. Com atuação na Europa, especialmente em Portugal e Espanha, Edson já foi diretor de criação da Young&Rubicam para a região ibérica, criou sua própria agência, foi presidente e diretor de criação da agência Edson, FCB e assumiu a vice-presidência da Ogilvy&Mather, ambas em Lisboa. O profissional chega com o objetivo de implantar, na Master, toda a experiência que acumulou nas últimas duas décadas, integrando as equipes de criação da agência, uma das maiores do Brasil, que conta com escritórios em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro. “Quero usar a minha experiência alinhada com as informações e cultura brasileira para incrementar os negócios”, afirma Athayde, que vai atender clientes como Banco do Brasil, BR Distribuidora, Ministério da Saúde, entre outros.
Poema vadio
Alberto Caeiro