Fofocas & Anedotas
Edição nº 694
Última atualização
(semanal) em 31 de Janeiro de 2011

.........................

 Ainda pode
ver as
"Fofocas & Anedotas"
de:


2011

24
Janeiro

10
Janeiro

03
Janeiro

-------------

2010

27
Dezembro

20
Dezembro

13
Dezembro

06
Dezembro

22
Novembro

15
Novembro

08
Novembro

02
Novembro

25
Outubro

18
Outubro

11
Outubro

04
Outubro

27
Setembro

20
Setembro

13
Setembro

06
Setembro

30
Agosto

23
Agosto

16
Agosto

09
Agosto

02
Agosto

26
Julho

19
Julho

12
Julho

05
Julho

28
Junho

21
Junho

14
Junho

07
Junho

31
Maio

24
Maio

17
Maio

10
Maio

03
Maio

26
Abril

19
Abril

12
Abril

05
Abril

29
Março

22
Março

15
Março

08
Março

01
Março

22
Fevereiro

15
Fevereiro

08
Fevereiro

01
Fevereiro

25
Janeiro

18
Janeiro

11
Janeiro

04
Janeiro

-------------

2009

28
Dezembro

21
Dezembro

14
Dezembro

07
Dezembro

30
Novembro

23
Novembro

16
Novembro

09
Novembro

02
Novembro

26
Outubro

19
Outubro

12
Outubro

05
Outubro

28
Setembro

21
Setembro

14
Setembro

07
Setembro

31
Agosto

24
Agosto

17
Agosto

10
Agosto

03
Agosto

27
Julho

13
Julho

6
Julho

29
Junho

22
Junho

15
Junho

08
Junho

01
Junho

25
Maio

18
Maio

11
Maio

04
Maio

27
Abril

20
Abril

13
Abril

06
Abril

30
Março

23
Março

16
março

09
março

02
março

23
fevereiro

16
fevereiro

9
fevereiro

2
fevereiro

26
janeiro

19
janeiro

12
janeiro

5
janeiro



A "boca" da
semana:
Ser adulto é estar sozinho.
Jean Rostand)
Boca residente: "Humor, primeiro; só depois a verdade"
(Nesta página usa-se a grafia conforme o Novo Acordo Ortográfico
e não se critica nem se entra em polémica com quem o não segue.)

Um certo olhar
(As minhas primas)

E ás autoridades disse nada.


Telemóvel do Facebook deverá ser lançado no próximo mês


O tão falado telemóvel do Facebook deverá chegar no próximo mês
A notícia é avançada pelo PC World, que adianta que a HTC, empresa fabricante de telemóveis com base em Taiwan, se prepara para apresentar, no próximo mês, dois smartphones com a marca Facebook e as cores da rede social.

Os telemóveis terão uma versão «modificada» do sistema operativo Android, da Google e irão apresentar no ecrã as mensagens dos seus utilizadores no Facebook, e permitir o envio de emails ou a realização de chamadas de voz tendo em conta a localização geográfico dos amigos que o utilizar tem na sua conta na rede social.

Até agora o fundador do Facebook tem vindo sempre desmentir os rumores sobre o lançamento de um telemóvel com a marca da rede social, mas as notícias à volta desta possibilidade não param de sair. A Bloomberg também já noticiou que os telemóveis Facebook deverão chegar à Europa no primeiro semestre deste ano e aos EUA no segundo.
(Da imprensa)


Nesta edição das Fofocas & Anedotas vou apresentar alguns dos mais famosos cartunes de humor negro. Eis o primeiro:


Google bloqueia resultados relacionados com downloads ilegais




O Google está a filtrar os resultados das buscas que sugerem sites que estejam relacionados com downloads ilegais
Kent Walker, no blog de políticas públicas da Google, afirma que «mesmo sendo difícil saber com segurança quais as palavras que são utilizadas numa pesquisa para encontrar conteúdos protegidos, vamos trabalhar para evitar que os resultados que aparecem automaticamente sejam disponibilizados».
Este compromisso tinha sido afirmado em Dezembro, e agora o site Torrentfreak vem afirmar que esta medida já está em vigor, assegurando que o Google Instant já não mostra os resultados que estejam relacionados com downloads que possam ser suspeitos de violar os direitos de autor.
Segundo o site já não aparecem os resultados que estejam relacionados com Megauload, Rapidshare e BitTorrent.
(Da Imprensa)



Em 2010 venda de portáteis caiu 22%



Foi de 22% a queda nas vendas no mercado português de portáteis em 2010 face ao ano anterior, o que mesmo assim representa vendas acima de um milhão de unidades. Estes são dados do Observatório Toshiba que analisa anualmente a evolução do mercado dos portáteis em Portugal.
Jorge Borges, Director de Marketing da Toshiba Portugal e responsável pelo Observatório, salienta como uma principais causas para este decréscimo o abrandamento dos projectos de educação. No caso do e-escola, está em análise a continuidade ou não do projecto, e no do e-escolinha o seu abrandamento.
Excluindo os projectos educativos, as vendas de portáteis aumentaram 10%, em 2010, e 60% dessas vendas foram feitas através do canal retalho. Jorge Borges referiu ainda que o mês de Dezembro protagonizou uma grande dinamização no mercado, «sendo o possível driver o aumento do IVA em Janeiro».
Segundo o Director de Marketing da Toshiba Portugal, «em 2010 não continuou a forte quebra nos preços, eles estabilizaram». Actualmente, o preço dos netbooks já está muito próximo dos preços das linhas de entrada dos notebooks.
(Da Imprensa)


Gente que vota (da Internet e muito antiga!)
*A minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, para cortar o
cinto de segurança, no caso de ficar presa nele. Mas guarda a ferramenta no
porta-bagagens !

*A minha cunhada também vota!**

Veja outros casos de gente que vota, AQUI.



Visite o site do Van Dog: AQUI
As bandas já publicadas encontram-se AQUI


A amaragem em 3D no rio Hudson



Uma empresa norte-americana reconstitui em 3D todo o voo do avião que, em 15 de Janeiro de 2009, amarou de emergência nas águas geladas do Rio Hudson, EUA. Veja a animação.
A amaragem do voo 1549 foi reconstituída como base nos dados da caixa negra. Recorde-se que todos os 148 passageiros e os 5 tripulantes do avião saíram ilesos do acidente.
O aparelho que tinha descolado do aeroporto de la Guardia e seguia para Charlotte, Carolina do Norte, chocou com um bando de pássaros, originando a explosão de um dos motores.

Veja a animação clicando na imagem do avião.



Não é nova, não senhores!


Um jovem noviço chegou ao mosteiro e deram-lhe a tarefa de ajudar os outros monges a transcrever os antigos cânones e regras da Igreja. Ele surpreendeu-se ao ver que os monges faziam o seu trabalho a partir de cópias e não dos manuscritos originais.
Foi falar com o abade e explicou que, se alguém cometesse um erro na primeira cópia, esse erro se propagaria em todas as cópias posteriores. O abade respondeu-lhe que há séculos copiavam da cópia anterior, mas que achava bem procedente a observação do noviço.
Na manhã seguinte, o abade desceu até as profundezas da caverna das caves do mosteiro, onde eram conservados os manuscritos e pergaminhos originais, intocados há muitos séculos.
Passou-se a manhã, a tarde e depois a noite, sem que o abade desse sinal de vida.
Preocupado, o jovem noviço decidiu descer e ver o que estava acontecendo. Encontrou o abade completamente descontrolado, com as vestes rasgadas, batendo com a cabeça ensanguentada nas veneráveis paredes
Espantado, o jovem monge perguntou:
- Abade, o que aconteceu?
- Aaaaaaaahhhhhhhhhh!!! CARIDADE...CARIDADE!!! Eram votos de "CARIDADE" que tínhamos que fazer. E não de "CASTIDADE"!!!
(Cortesia de OM)



Facebook: Página de Mark Zuckerberg foi hackeada

A página de fãs do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, foi hackeada. Os hackers utilizaram o "mural" do criador da maior rede social do planeta para deixarem uma sugestão ao Facebook: por que não deixar os utilizadores investirem na rede em vez de ir pedir dinheiro aos bancos?
Ninguém sabe quem conseguiu entrar na página de Mark Zuckerberg mas a pessoa em questão deixou uma pista: uma "hashtag" para a competição anual entre hackers "Hacker Cup", cuja final terá lugar em Março na sede...do Facebook. Nesse evento, hackers do planeta inteiro competem entre si, para ver quem merece levar a taça de melhor hacker para casa.
Na página de Mark Zuckerberg, conta o Guardian, foi possível ver um update em que o autor sugeria que, precisando o Facebook de financiamento, o site deveria receber investimentos dos próprios utilizadores e não dos bancos.
A mensagem foi, no entretanto, apagada, mas alguns sites da especialidade conseguiram guardar o conteúdo antes da sua remoção. "Que comece o hacking: se o Facebook precisa de dinheiro, em vez de se dirigir aos bancos, por que é que não deixa os utilizadores investir no Facebook de uma maneira social? Por que não transformar o Facebook num "negócio social" da forma que o vencedor do prémio Nobel Muahmmad Yunus sugere? Qual é a vossa opinião? #hackercup2011", dizia o texto.



Português no topo da investigação de software para invisuais


Natural de Vila Verde, cego congénito, integra grupo que desenvolve software livre para invisuais
Abílio Guimarães começou como todos os invisuais a aprender braille, mas desenvolveu conhecimentos que o levaram ao topo da investigação mundial do software para invisuais
Além do OpenOffice livre (o programa para invisuais custa 1300 euros), Abílio Guimarães tem participado no projecto NonVisual Desktop Access (NVDA), responsável por inúmeras adaptações informáticas que facilitam a vida a quem não vê, como por exemplo, a instalação de som nas caixas multibanco dos Estados Unidos.
A experiência de Abílio Guimarães iniciou-se em Vila Verde, na criação do fundo documental para cegos e amblíopes. Ali foi reunida documentação em braille e suporte áudio. "Fui investigando novos apoios, porque a ambição era alcançar os melhores meios. Investiguei e dei passos para a Informática. A ideia era criar software livre à escala mundial e a oportunidade abriu-se com o convite de um grupo australiano, integrando a investigação que previa instalação de software na região do Texas.
"Elaborei um projecto que envolveu todas as entidades de Dallas e Forthworth. Um cego que esteja numa paragem de autocarro fica a saber para onde vai, as páginas das entidades estão todas adaptadas para cegos. Seria interessante que houvesse esse laivo de inovação na região do Minho", lança o alerta Abílio Guimarães.

Em Vila Verde (e em Portugal), Abílio Guimarães destaca o facto de a Biblioteca Municipal local ser a "única instituição pública a disponibilizar software livre a quem procura. Este espaço vai além da biblioteca comum, preparando as pessoas e formando-as para acolher informação". Em termos práticos, com o software, qualquer invisual pode digitalizar uma carta do banco e ficar a saber o assunto. "Podem aceder e produzir informação, sem dependerem dos outros", destaca Abílio, lembrando que entre os 200 utilizadores já formados contam-se pessoas de todo o país. "Há pessoas que vivem escondidas, devido à sua deficiência. Se este software for alargado a outras instituições, certamente que haverá mais pessoas a aderir". E alerta os responsáveis: "ao nível económico, uma pessoa cega integrada custa muito menos ao erário público".

Abílio garante que quem frequenta o curso "não sai sem saber como evitar um vírus na Internet, usa todos os dedos para escrever, sabe corrigir um texto. Aqui funcionamos como uma espécie de centro consultivo, porque também indicamos que computadores ou telemóveis devem adquirir".


Escola troca livros em papel pelo iPad


Uma escola privada do Tennessee, nos Estados Unidos, vai exigir a utilização de equipamentos iPad aos estudantes entre os 8 e os 18 anos, que irão substituir os livros em papel.
A Webb School de Knoxville vai facultar o aluguer de equipamentos iPad, à venda no mercado norte-americano por 500 dólares (366 euros), aos alunos com menos recursos, indicou Jim Manikas, director do departamento de tecnologia da instituição.
Jim Manikas explicou que se trata também de uma questão de "saúde", uma vez que os alunos carregam pesadas mochilas todos os dias com os livros de que precisam.
"Temos alunos que levam quase 20 quilos em livros de papel, enquanto um iPad pesa menos de um quilo", comparou o responsável, em declarações à imprensa local, citadas pela agência Efe.
Os funcionários da escola afirmaram que as páginas de redes sociais como o Facebook e o Twitter serão bloqueadas dentro do campus escolar.
Elli Shellist, professora de inglês da Webb School, mostrou-se "entusiasmada" porque "com estes tablets há coisas que se podem fazer muito melhor do que em textos de papel".
Esta escola do Tennessee soma-se assim a outras instituições educativas a anunciar aulas exclusivamente através destes equipamentos da Apple. Também a Seton Hill University, na Pensilvânia, e a Universidade de Notre Dame, no Indiana, anunciaram uma medida semelhante.


Poema vadio
Otília Martel
(Clique no boneco)


No "Palavras d'Ouro", agora, poesia declamada de Natércia Freire.


Se quer dizer qualquer coisinha, clique na caixinha.