Fofocas & Anedotas
Edição nº 709
Última atualização
(semanal) em 16 de Maio de 2011

.........................

 Ainda pode
ver as
"Fofocas & Anedotas"
de:


2011

09
Maio

02
Maio

25
Abril

18
Abril

11
Abril

04
Abril

28
Março

21
Março

14
Março

07
Março

28
Fevereiro

21
Fevereiro

14
Fevereiro

7
Fevereiro

31
Janeiro

24
Janeiro

10
Janeiro

03
Janeiro

-------------

2010

27
Dezembro
20
Dezembro
13
Dezembro
06
Dezembro
22
Novembro
15
Novembro
08
Novembro
02
Novembro
25
Outubro
18
Outubro
11
Outubro
04
Outubro
27
Setembro
20
Setembro
13
Setembro
06
Setembro
30
Agosto
23
Agosto
16
Agosto
09
Agosto
02
Agosto
26
Julho
19
Julho
12
Julho
05
Julho
28
Junho
21
Junho
14
Junho
07
Junho
31
Maio
24
Maio
17
Maio
10
Maio
03
Maio
26
Abril
19
Abril
12
Abril
05
Abril
29
Março
22
Março
15
Março
08
Março
01
Março
22
Fevereiro
15
Fevereiro
08
Fevereiro
01
Fevereiro
25
Janeiro
18
Janeiro
11
Janeiro
04
Janeiro

-------------

2009

28
Dezembro
21
Dezembro
14
Dezembro
07
Dezembro

30
Novembro
23
Novembro
16
Novembro

09
Novembro
02
Novembro
26
Outubro
19
Outubro
12
Outubro
05
Outubro
28
Setembro
21
Setembro
14
Setembro
07
Setembro
31
Agosto
24
Agosto
17
Agosto
10
Agosto
03
Agosto
27
Julho
13
Julho
6
Julho
29
Junho
22
Junho
15
Junho
08
Junho
01
Junho
25
Maio
18
Maio
11
Maio
04
Maio
27
Abril
20
Abril
13
Abril
06
Abril
30
Março
23
Março
16
março
09
março
02
março
23
fevereiro
16
fevereiro
9
fevereiro
2
fevereiro
26
janeiro
19
janeiro
12
janeiro
5
janeiro



A "boca" da
semana:
A morte é um sono sem sonhos.
(Napoleão)
Boca residente: "Humor, primeiro; só depois a verdade"
(Nesta página usa-se a grafia conforme o Novo Acordo Ortográfico
e não se critica nem se entra em polémica com quem o não segue.)

Um certo olhar
(As minhas primas)

Olá, primo.

Espero não estar enganada e sermos mesmo primos. Gostava muito e fico muito feliz por estar a escrever em português, uma língua que domino e que me está nos genes e no coração. Sou finlandesa, mas filha de um português que teve um acidente a bordo de um barco de pesca do bacalhau e que, internado num hospital de Helsínquia, roubou o coração a uma enfermeira bonita e muito loura que acabou por ser a minha mãe. O coração dela não deixou que ele voltasse a Portugal e a sua "prisão lourada", como ele costuma dizer, fez com que eu tenha duas línguas maternas. Adoro esta em que lhe estou a escrever. Mas, afinal, porque estou eu a escrever-lhe? É simples. O apelido do meu pai é Gaspar e há muito que me diz ser seu primo, o que me levou a segui-lo na Internet, na Truca, no Estúdio Raposa e no Facebook. Tenho estado, muitas vezes, à beira de lhe escrever, mas desta vez um vídeo fez-me atirar para este email. Sim, refiro-me a esse vídeo que está a correr pela Internet e que teve muita repercussão aqui, na Finlândia. Graças a ele, nós, os finlandeses, ficámos, de facto, a saber o que é Portugal. Há, no entanto, coisas que não percebi muito bem. Por exemplo, se têm tantas igrejas em Roma. porque não vendem algumas? Também não sabia que tinham sido tantas vezes campeões do mundo em hóquei em patins. Nós também somos campeões daquele jogo. pera mim meio parvo, de atirar uma roda de pedra sobre uma superfície gelada e andarem dois malucos armados de vassourinhas a alisarem o caminho da pedra.
(...)
...quando chegar ao aeroporto de Lisboa espero tê-lo à minha espera!

Todas as Primas AQUI.


Os animais são uma grande preferência para os fotógrafos. Hoje, acabadinhas de chegar, seis fotografias que incluem animais. Eis a primeira, um verdadeiro achado de oportunidade.


Facebook melhora funcionalidades de segurança do site


O Facebook introduziu um conjunto de novas funcionalidades no site destinadas a melhorar a segurança dos utilizadores da rede social
As novidades são explicadas numa mensagem publicada no blogue de segurança do Facebook, onde a rede social refere que foram desenvolvidas em parceria com a Web of Trust.
O grande destaque é a atualização do sistema de leitura de conteúdos maliciosos, que permitirá melhorar a identificação de spam ou links infetados com malware.
De acordo com a empresa outra das novidades diz respeito à «deteção de fraudes de clickjacking no botão Gosto e o bloqueio de ligações para páginas conhecidas como fraudulentas».
O sistema de login avançado, que obriga o utilizador a inserir um novo código sempre que acede ao Facebook a partir de um computador ou dispositivo que não o habitual, passa agora a ficar disponível para todos os membros da rede social, depois de uma fase em que esteve disponível apenas para um número limitado de utilizadores.
(Da Imprensa)





Um chefe da Máfia descobriu que o seu contabilista tinha desviado milhões de dólares do caixa. O contabilista era surdo, por isso fora admitido, pois nada poderia ouvir e, em caso de um eventual processo, não poderia depor como testemunha.
Quando o chefe foi dar-lhe um aperto sobre os milhões em falta, levou uma advogada, que sabia a linguagem de sinais dos surdos-mudos.
O chefe perguntou ao contabilista:
- Onde estão os 10 milhões que desapareceram?
A advogada, usando a linguagem dos sinais, transmitiu a pergunta ao contabilista, que logo respondeu (também em sinais):
- Eu não sei do que é que vocês estão a falar.
A advogada traduziu para o chefe:
- Ele disse não saber do que se trata.
O mafioso sacou uma pistola e encostou-a à testa do contabilista, gritando:
- Pergunte-lhe de novo e ele que responda a verdade senão mato-o!
A advogada, sinalizando, disse ao infeliz:
- Ele vai-te matar se não disseres onde está o dinheiro.
O contabilista sinalizou em resposta:
- OK, vocês venceram, o dinheiro está numa mala de couro, que está enterrada no quintal da casa do meu primo Eurico, que fica nº 400, da Rua 26, no Bairro de Queens!
O mafioso perguntou à advogada:
- O que é que ele disse?
A advogada respondeu:
- Ele disse que não tem medo de maricas e que você não tem tomates para puxar o gatilho...



Jovem cineasta mostra o seu trabalho, procurando mais




Depois de um estágio de vários meses pela Índia, Indonésia e Timor, André Gaspar, regressa a casa com uma garantia escrita do Governo de Timor de que patrocinará com apoio logístico um longo e exaustivo trabalho de imagem sobre a flora e fauna timorense.
Esse patrocínio não chega pelo que o André anda em busca de outros patrocinadores que lhe permitam a realização deste interessante projeto.
Tem, neste momento, um site onde exibe alguns dos filmes que realizou, filmou ou produziu na Índia e em Timor, nomeadamente alguns pequenos vídeos sobre profissões que, na Índia, estão a desaparecer.
Clique na imagem, dê uma volta pelo site e deseje ao André Gaspar o mesmo que a Truca: sucesso no seu projeto!


Visite o site do Van Dog: AQUI
As bandas já publicadas encontram-se AQUI


Dez anos de Wikipédia em Portugal



A Wikipédia está de parabéns. Há dez anos, surgia a versão portuguesa da famosa enciclopédia online, quatro meses após o nascimento da original. O objetivo da ideia foi a de levar o conhecimento gratuito a todas as pessoas, partindo do conceito de colaboração. Por isso mesmo, é uma enciclopédia construída pelo utilizador que, de forma voluntária, contribui com os seus conhecimentos.
O português foi a terceira língua a ser adotada A evolução da Wikipédia portuguesa, conta Manuel de Sousa, da Associação Wikimedia Portugal, começou por ser lenta. Tal acontecia, entende Eduardo Pinheiro, autor do livro “Wikipedia – Guia Prático de Consulta e Edição”, pois esta “não tinha a dimensão e reconhecimento mediático que tem hoje”. Atualmente, os artigos na língua de Camões já rondam os 700 mil e “sucessivas barreiras” vão sendo quebradas a cada momento.
(...)
Só no campo da lusofonia, os editores já ultrapassam os 860 mil. Embora não haja muita informação relativa à sua distribuição geográfica, um estudo de 2006 revela que 61% são brasileiros. Apenas 17% são, de facto, de Portugal. Dez anos volvidos, é, para Manuel de Sousa, bom ver que “a Wikipédia começa a ser reconhecida como uma ferramenta útil”, até porque a génese do projeto tinha por pressuposto que “o conhecimento humano deve ser livre”. E, com 268 versões linguísticas online, o objetivo parece cumprido.



Blogger deixa mensagem online depois de morrer



Derek Miller, um blogger canadiano que relatou durante quatro anos a sua luta contra um cancro, deixou uma mensagem online depois de falecer.
"Aqui está. Estou morto", lê-se no último post de Derek Miller de 41 anos, que faleceu na passada terça-feira, depois de mais de quatro anos a escrever num blogue sobre a luta que travava contra um cancro colorretal
"De antemão, pedi para que quando o meu corpo finalmente se desligasse dos castigos do cancro, a minha família e os meus amigos publicassem esta mensagem - A primeira parte do processo de passar isto de um website ativo para um arquivo", escreveu Derek Miller no blogue "Pen Machine".
Um dia depois da morte, uma amiga de longa data, Alistair Calder, publicou a mensagem. Em pouco tempo, a notícia da morte de Derek e a sua última mensagem corriam o mundo e o blogue atingiu os 3 milhões de visitantes.
O músico e compositor de Banbury na Colômbia Britânica, Canadá, deixou ainda mensagens à esposa, Airdrie, e às duas filhas, Marina de 13 anos e Lauren de 11.
"Hoje não há respostas", escreveu. "Enquanto estive vivo a escrever isto, fiquei triste por saber que ia sentir falta destas coisas - não porque não poderei testemunha-las, mas porque Air, Marina e Lauren não me terão cá para apoiar os seus esforços".
(Da Imprensa)



Facebook em campanha contra Google



A empresa que explora o Facebook, uma rede social na Internet, admitiu quinta-feira ter contratado uma importante agência de comunicação, a Burson-Marsteller, para "atacar" o rival Google.
"Não foi autorizada nem pretendida nenhuma campanha de calúnias", garantiu um porta-voz do Facebook, adiantando que, "em vez disso, pretende-se que terceiros [bloguistas e jornalistas] constatem que a Google, sem ter recebido autorização dos internautas, reúne e utiliza informações contidas nas contas Facebook".
O porta-voz acrescentou que a contratação da Burson-Marsteller foi feita "para chamar a atenção para o assunto, utilizando informações que são públicas e que podem ser verificadas, de forma independente, por qualquer órgão de comunicação ou analista".



Uma velha anedota de padres.

A barriga do padre crescia cada vez mais. Descartada a hipótese de cirrose, os médicos concluíram por uma cirurgia exploratória, já que não havia razão para aquilo. A cirurgia mostrou que era mera acumulação de líquidos e o problema foi sanado.
Estudantes resolveram intervir e quando o padre estava a acordar da recuperação pós-cirúrgica colocaram-lhe um bebé nos seus braços.
O padre, espantado, perguntou o que era aquilo e os rapazes disseram que era o que ele tinha na barriga.
Passado o espanto e tomado de ternura, o padre abraçou a criança e não quis mais se separar dela. Como se tratava de um filho de mãe solteira que morrera durante o parto, os rapazes envidaram todos os esforços para que o padre ficasse com a criança.

Os anos passaram e a criança transformou-se num homem que se formou em medicina. Um dia o padre, já velhinho e sentindo que estava chegando sua hora de partir, chamou o rapaz e disse:
"- Meu filho! Tenho o maior segredo do mundo pra te contar, mas tenho
medo que fiques chocado".
O rapaz, que já havia intuído de que se tratava, disse compreensivo:
"- Já sei. Adivinhei há muito tempo. O senhor vai dizer-me que é meu pai".
"-Não, eu sou tua mãe! Teu pai é o senhor bispo".


Microsoft compra Skype por 8.500 milhões de dólares


A Microsoft confirmou na passada terça-feira a compra do serviço de comunicações de voz e vídeo Skype por 8.500 milhões de dólares (cerca de seis mil milhões de euros) em dinheiro.
Segundo um comunicado enviado pela empresa de Bill Gates, "a aquisição vai aumentar a acessibilidade das comunicações de voz e vídeo em tempo real", gerando "novas oportunidades de negócio e de receitas". A compra, continua o comunicado, vai beneficiar as duas empresas, "aumentando o alcance da marca Skype e o portfolio de produtos e serviços de comunicação em tempo real da Microsoft.".
O Skype é um serviço pioneiro nas comunicações VOIP ("voice over IP", ou seja, permite chamadas de voz e vídeo, gratuitas entre os utilizadores do serviço, através da Internet). Tem 170 milhões de utilizadores em todo o mundo que, em 2010, usaram 207 mil milhões de minutos em conversas de voz e vídeo.
Esta será a maior aquisição dos 36 anos de história da Microsoft.
(Da Imprensa)



Chromebook chega em Junho


O notebook da Google, Chromebook, irá ser lançado no próximo dia 15 de Junho
Este será o primeiro computador da Google, que usará o sistema operativo Chrome, terá ligação permanente à Internet e armazenamento na «nuvem».
Os Chromebook serão fabricados pela Acer e pela Samsung, terão baterias com a duração de seis horas no primeiro caso e de oito no segundo. Os equipamentos da Acer terão um ecrã de 11 polegadas e os da Samsung de 12 polegadas. Tendo, em ambos os casos, um peso inferior a 1 quilo.
Os dois equipamentos usarão cartões SD, que são os mais utilizados pelas máquinas fotográficas, processadores de baixo consumo e câmara frontal para a realização de vídeo-conferências.
Os primeiros países a receber estes notebooks serão os EUA, a Alemanha, a França, a Espanha, a Itália e o Reino Unido. O preço na Europa ainda não é conhecido mas nos EUA situa-se entre os 429 e os 499 dólares.


Poema vadio
Pablo Neruda
(Clique no boneco)

O Estúdio Raposa acaba de iniciar a publicação de mais um "audiolivro". Desta vez, o conhecido "Vinte Poemas de Amor" de Pablo Neruda. Este trabalho será dividido em quatro partes de cinco poemas cada. A Parte I está já disponível. AQUI.


Se quer dizer qualquer coisinha, clique na caixinha.


Os seus comentários serão publicados neste espaço na próxima semana.