|
|
|
|
|
A "boca" da
semana:
|
|
|
|
O grande sonho da democracia é elevar o proletariado ao nível da estupidez da burguesia. O sonho está, em parte, realizado.
(Gustave Flaubert) |
|
|
|
Boca residente: "Humor, primeiro; só depois a verdade" |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(Nesta página usa-se a grafia conforme o Novo Acordo Ortográfico
e não se critica nem se entra em polémica com quem o não segue.)
Democracia: Sistema político em que os cidadãos escolhem os seus dirigentes por votação direta em atos eleitorais. ( Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea editado pela Academia de Ciências de Lisboa).
"O poder do cidadão, de cada um de nós. limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a por outro de que talvez venha a gostar" (José Saramago)
Clique, por favor, na imagem.
Esta semana, algumas fotografias de Nick Brandt. Nasceu em Londres no ano de 1966. Estudou pintura e cinema Na St. Martins School of Arts. Foi trabalhar em 1992 para os EUA onde se notabilizou ao dirigir alguns dos videoclipes com Michael Jackson. Foi na gravação de um deles, na Tanzânia, que se apaixonou pela fotografia de animais selvagens Esta semana, algumas dessas fotos, numa África a preto e branco.
.
Um velho telefona ao médico para marcar uma consulta para a sua mulher.
A secretária pergunta:
- Qual o problema de sua esposa?
- Surdez. Não ouve quase nada.
- Então o senhor vai fazer o seguinte: antes de trazê-la, faz um teste para facilitar o diagnóstico do médico.
Sem ela olhar, o senhor, a certa distância, fala em tom normal, até perceber a que distância ela consegue ouvi-lo.
E quando vier, diz ao médico a que distância estava quando ela o ouviu.
- Certo?
- Está certo.
À noite, quando a mulher preparava o jantar, o velhote decidiu fazer o teste. Mediu a distância que estava em relação à mulher e pensou: "Estou a 15 metros de distância. Vai ser agora"
- Maria, o que temos para jantar?
Silêncio.
Aproxima-se a 10 metros:
- Maria, o que temos para jantar?
Silêncio.
Fica a uma distância de 5 metros:
- Maria, o que temos para jantar?
Silêncio.
Por fim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar:
- Maria! O que temos para jantar?
- Frango, bolas!... É a quarta vez que te respondo!
EUA ponderam responder a ciberataques com meios militares
O Pentágono está a ponderar aprovar uma estratégia que prevê a resposta a ciberataques com meios militares
Segundo informação avançada pela BBC, os planos estão a ser analisados pelo Departamento de Defesa dos EUA e a sua apresentação poderá ser feita dentro de semanas.
Um dos pontos mais polémicos é a comparação de ataques informáticos, nomeadamente lançados contra infraestruturas críticas, a atos de guerra.
Citado pela estação britânica um porta-voz do Pentágono admitiu que «a resposta a um ciberincidente ou ataque contra os EUA não requer necessariamente uma ciberresposta. Todas as opções apropriadas devem estar em cima da mesa», o que inclui o recurso a meios militares para atacar hackers.
A informação surge poucos dias depois de o Departamento de Defesa norte-americano ter apresentado proposto a implementação de uma estratégia internacional na área da segurança informática.
Um militar norte-americano citado pelo Wall Street Journal terá mesmo dito que «se vocês desligam as nossas redes elétricas, talvez nós possamos enviar um míssil para as vossas chaminés», apesar de representantes da Casa Branca terem realçado que a resposta militar a um ataque informático seria um «último recurso».
(Da imprensa)
Facebook quer recompensar quem descobrir vulnerabilidades no site
O Facebook está a preparar um sistema de recompensas para quem descobrir vulnerabilidades de segurança na rede social.
A iniciativa é semelhante à de outras empresas, como a Google ou a Mozilla, que têm por hábito pagar a quem descobre falhas nas suas plataformas.
Segundo revelou ao portal Softpedia, Joe Sullivan, o chief security officer do Facebook, o programa já está a ser testado pela rede social e deverá ser anunciado em breve, assim como os pormenores relativos ao tipo de recompensa.
(Da imprensa)
Visite o site do Van Dog: AQUI
As bandas já publicadas encontram-se AQUI
Pordata distinguida pela ONU
A base de dados Pordata, que agrega estatísticas sobre Portugal, foi distinguida pela ONU
Este projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos foi considerado um dos cinco na categoria de e-Ciência e Tecnologia nos World Summit Awards. Estes prémios fazem parte da agenda das Nações Unidas para as Tecnologias de Informação e Comunicação.
Na Pordata é possível aceder a indicadores referentes a Portugal nos últimos 50 anos, em 14 áreas diferentes (população, saúde, educação, proteção social, emprego, empresas, ciência e tecnologia, despesas familiares, habitação, justiça, cultura, contas nacionais, contas do estado, e ambiente e território).
O acesso aos dados é livre, podendo os mesmos ser exportados.
As estatísticas da Pordata estão também disponíveis numa aplicação para iPhone.
(Aceda à Pordata clicando na imagem)
Regressa a polémica: Telemóveis podem provocar cancro
A Organização Mundial da Saúde adicionou na passada terça-feira o telemóvel à sua lista de cancerígenos, a par do chumbo e do clorofórmio, devido às radiações emitidas pelos aparelhos telefónicos móveis.
A decisão reverte todas as posições tomadas pela OMS até ao momento, que afirmava não haver qualquer relação direta entre o uso do telemóvel e o desenvolvimento de doença oncológica. Agora, e apesar de não ter surgido nenhum dado que estabeleça uma ligação explícita entre o uso daquela tecnologia e supostos efeitos nocivos para a saúde, a OMS adota um princípio de cautela há muito defendido por alguns especialistas internacionais. Ou seja, o risco não é certo, mas é possível.
A OMS age após recomendação de um grupo de 31 cientistas de 14 países. Em 2008, o SOL falou com a cientista israelita Siegal Sadetzki, que alertara para o risco de desenvolvimento de tumores nas glândulas salivares após o uso intenso e prolongado do telemóvel. Sadetzki tinha identificado uma incidência superior deste tipo de cancro entre utilizadores intensivos de aparelhos móveis, com a doença a desenvolver-se no lado da cabeça onde os pacientes habitualmente encostavam o telemóvel.
A radiação emitida pelos telemóveis é comparada pelo neurologista-chefe do hospital californiano Cedars-Sinai, Keith Black, à de um microondas de baixa potência. Segundo os especialistas, há dois momentos em que o risco pode ser maior: quando se atende uma chamada (momento em que a radiação é momentaneamente mais forte) e quando o sinal é fraco (o que leva o aparelho a realizar um esforço maior para estabelecer ligação com a antena de telecomunicações mais próxima). Já em relação ao uso de auriculares e do bluetooth, não existe ainda acordo sobre se estes acessórios diminuem ou aumentam potenciais riscos de saúde.
Em anos recentes, aumentaram as vozes a apelar a uma maior cautela por parte dos utilizadores de telemóveis, recomendando que não se encoste totalmente o aparelho ao ouvido e que não se use o telefone móvel durante demasiado tempo. É especialmente desaconselhada a utilização intensa do telemóvel por parte de crianças. A Agência Europeia do Ambiente e várias universidades norte-americanas estão entre as organizações que há vários anos recomendam um uso limitado desta tecnologia.
(Da imprensa)
eBay acusa Google de roubo de informação secreta
A eBay processou a Google e dois executivos da empresa por alegado roubo de informação secreta sobre sistemas de pagamentos móveis
O processo foi apresentado no mesmo dia em que a Google apresentou um novo sistema de pagamentos, o Google Wallet, e envolve precisamente os dois executivos responsáveis pela apresentação do serviço, Osama Bedier e Stephanie Tilenius, antigos funcionários da PayPal, a unidade de pagamentos on-line da eBay.
De acordo com informação avançada pela agência Reuters, Osama Bedier é acusado de se ter «apropriado indevidamente de informação confidencial da PayPal ao divulgá-la à Google e aos grandes retalhistas», e de ter tentado levar antigos colegas para a Google.
Já Stephanie Tilenius é acusada de ter violado um acordo contratual com a eBay, ao recrutar Osama Bedier para a Google.
No mesmo processo o site de leilões refere que trabalhou durante três anos com a Google num projeto de pagamentos móveis centrado no sistema PayPal e nos dispositivos com Android.
Osama Bedier, que terá sido um dos principais executivos da PayPal envolvido nas negociações com a Google, é ainda acusado de ter copiado para o seu computador informação sobre estas negociações poucos dias antes de sair da empresa.
Citado pela agência noticiosa um porta-voz da Google afirmou que a empresa ainda não recebeu nenhuma notificação judicial sobre este processo.
(Da imprensa)
Prestando contas
Os 10+ das Palavras d'Ouro.
Os 10 poemas mais ouvidos durante o mês de Maio:
Destes 10 poemas foram feitos 8.937 downloads.
1º - Ruy Cinatti - "Lembranças"
Ouvir AQUI
2º - Carlos Oliveira - "O fundo"
Ouvir AQUI
3º - Sidónio Muralha- "3poemas3"
Ouvir AQUI
4º - Albano Martins - "Poema"
Ouvir AQUI
5º - José António Baptista - "O Estafermo"
Ouvir AQUI
6º - Paulo Afonso - "Carta de Amor"
Ouvir AQUI
7º - Rogério Martins - "Carrossel"
Ouvir AQUI
8º - José Luís Peixoto - "Poética"
Ouvir AQUI
9º- Alexandre O'Neill - "Fados"
Ouvir AQUI
10º- Álvaro Magalhães - "Preguiça"
Ouvir AQUI
Mais trabalhos destes autores e, em alguns casos, as respetivas biografias e mais declamações AQUI
Um certo olhar
(As minhas primas)
Em dia de eleições, não há primas para ninguém!
Todas as Primas AQUI